Primeiros passos


Recommended Posts

Boas pessoal sou novo membro aconselharam me em tirar duvidas neste forum e aqui estou eu

 

Eu tenho um aquário de 1 metro por 30 por 30 a cerca de um ano tem substrato e areia de piscina por cima, já tive plantas poucas mas já tive e não tenho co 2

 

A minha duvida e a seguinte queria mudar a areia de piscina porque começa a ficar escura com sujidade e acho que tb as minhas plantas n duram muito por causa do aperto que areia faz no tronco das plantas.

 

Já vi em algumas lojas xisto muido, pedras cerca de 5 mm para fazer de substrato inert.

 

1 acham que vai funcionar

2 que tipo de plantas devo usar tendo em conta que n vou ter co 2

3 plantas de fácil manutenção

4 e as melhores maneiras para fazer esta troca métodos :computer003::animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulo,

 

Vieste ao sítio certo.... Em relação às plantas, se não queres investir em substrato fértil terás que ficar pelas anubias, fetos de Java e musgos.

 

Esse xisto de que falas não me parece o mais indicado, mas é difícil opinar sem conhecer toda a estrutura, por favor indica o setup completo - iluminação, filtragem, fauna, flora...

 

Há outros tipos de plantas que se aguentam com substrato inerte, mas não te aconselho a colocar no início da montagem, mais tarde a casquinha dos peixes e os restos de comida funcionam como adubo natural mas convém esperar algum tempo.

 

Se estás numa de alterar o layout e o substrato, tenta preservar grande parte da água que está neste momento no aquário e mantém o filtro a trabalhar, desta forma não perdes as tão famosas bactérias necessárias ao equilíbrio do tanque.

 

Espero ter ajudado, um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigo

 

O meu filtro 450 l hora

O aquário tem uma lâmpada de 30 w cor branca

As medidas dele são 1 metro por 30 x 30

 

Ele tem substrato fértil e por cima a tal areia fina que quero substituí r pelo tal xisto muido

 

Se me poderes dar umas dicas e aconselhares agradeço

https://www.google.pt/search?q=xisto++aquaplanta&client=ms-android-zte&biw=320&bih=488&prmd=imnv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjDj7v2upPNAhVpJsAKHaHOBsAQ_AUIBigB#imgrc=dMNwW8J7VrWRVM%3A

Editado por Paulo Tiago Alves Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

Qual a fauna que tens?
O filtro é externo de copo, tipo Eheim, Fluval ou JBL?
Que quantidade pretendes remover da areia, é que não podes expôr o substrato fértil.
Já agora, qual é o fértil?

Cumps

José

Editado por Miguel Simões
Linhas repetidas.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Qual a fauna que tens?

O filtro é externo de copo, tipo Eheim, Fluval ou JBL?

Que quantidade pretendes remover da areia, é que não podes expôr o substrato fértil.

Já agora, qual é o fértil?

 

Cumps

 

José

 

Boas de novo

 

O meu filtro e o Eheim 450 litros/h

A minha fauna entendo que seja o que tenho dentro do aquario 2 escalares e e 5 paltys

tenho substrato fértil JBL o aquabasicplus mas quando for fazer a alteração se calhar adiciono mais ou não será necessário ???

Eu estava pensar tirar areia quase toda porque penso que ela e que me anda a asfixiar as plantas

Editado por Paulo Tiago Alves Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o filtro é externo?

É que só com o caudal não chego lá.

 

Mas como vais fazer para não contaminar a coluna de água com o fértil?

Vais desmanchar o aquário e colocar a água com os peixes num recipiente enquanto refazes a montagem?

Eu acho que fazes muito mal em colocar xisto ou algo semelhante.

Eu aconselho Elos, Tropica Aquarium Soil ou H.EL. P. Shrimp (não aconselho o Plant porque já tens fauna).

Atenção que os Elos e Tropica são as versões para ficar em cima.

Se a Elos tem um completo que não afecta a fauna, poderá ser algo a ter em conta.

Aproveita (se puderes) e no fundo coloca Power Sand da ADA, tamanho M.

Mesmo que não cubras o fundo todo como deve ser, já ajuda. Estou a aconselhar a compra de um saco pequeno para não gastares muito.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e externo filtro

 

iria tirar agua quase toda, retirava a areia e iria colocar ou nao mais substrato fertil e depois punha o novo substrato inertil o xisto mas pelos visto não é boa ideia deixava 2 ou 3 dias a filtrar agua que aproveitei e recolocaria os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois amigo mas essas marcas não encontro aqui nas lojas a norte e só jbl e sera onde compras te esses produtos

 

Eu queria fazer algo bonito mas não muito caro

 

Vamos ver se percebo xisto fora de questão retirava os peixes fazia nova instalação e punha substrato fértil e inertil sendo que se fosse o da elos não afectaria os peixes ???? poderia por passado pouco tempo???

 

Tens que me explicar por miúdos pois sou mesmo iniciante nomes técnicos n vou la

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.ecoarium.com.pt/substratos-plantas/86-terra-black-5lt-natural-soil-medium-2100284-10160.html

 

 

era este que me aconselhavas????????? e quanto litros precisaria amigo para meu aquário 1 metro por 30

Editado por Paulo Tiago Alves Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.

É um pouco caro, mas é bom.

Eu colocava um pouco de Powersand em baixo e esse em cima.

Podes é fazer uma área com HE LP Shrimp que deve ser mais em conta.

Ou então se puderes, aguarda mais um tempo para juntares mais dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fulano parece ter bons preços no HEL P

 

-advanced-soil-8l-aqurio-co2-IDv4YoE.html'>https://olx.pt/i2/anuncio/substrato-8l-para-plantas-help-advanced-soil-8l-aqurio-co2-IDv4YoE.html

 

Já viste preços para o Tropica Aquarium Soil?

 

Tens também um o Fluorite da Seachem, mas acho que também é caro.

 

O problema é que tens um aquário relativamente grande e terás sempre de gastar algum se quiseres algo como deve ser.

Já agora, não sendo a minha especialidade, acho que 30cm de altura é inapropriado para escalares. Pelo menos 40cm, acho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

Olha se tu tiveres aquelas caixas de plástico para guardar coisas,

que se vende nos grandes supermercados,e também no Chineses,

colocavas toda a água que poderes,na caixa,colocas o filtro lá a

trabalhar,mais o termo,para a água não arrefecer,colocas os peixes,

fazes a mudança toda no aquário,depois de estar feita,colocas metade

da água da caixa,e logo os peixes,depois pois o resto da água que ainda

ficou na caixa no aquário,e o que faltar colocas água que já deves ter de

um dia para o outro a descansar,e acabas de encher o áqua,mas é claro

tens que fazer tudo no mesmo dia,para não stressar muito os peixes,e a sim

não tens que estar a fazeres outra vez o ciclo do azoto,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e amónia que se liberta não faz mal Alvaro


Este fulano parece ter bons preços no HEL P

https://olx.pt/i2/anuncio/substrato-8l-para-plantas- help-advanced-soil-8l-aqurio-co2-IDv4YoE.html

Já viste preços para o Tropica Aquarium Soil?

Tens também um o Fluorite da Seachem, mas acho que também é caro.

O problema é que tens um aquário relativamente grande e terás sempre de gastar algum se quiseres algo como deve ser.
Já agora, não sendo a minha especialidade, acho que 30cm de altura é inapropriado para escalares. Pelo menos 40cm, acho.

Amigo esse tropica Aquarium soil liberta amonia ???? eu quero e por um barato e que possa merter os peixes o mais rapdio possivel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres barato, talvez o Manado da JBL.

Mas há pessoal que se queixa que ao princípio pode flutuar um pouco.

Isso de barato e plantas é algo que não combina muito bem.

Tenta no OLX.

O Aquarium Soil da Tropica não é fértil.

Se libertar um pouco de amónia, será muito pouco. Algo que fácilmente resolves com Seachem Prime.

Esquece o Tropica Aquarium Soil!

Estive a ler as instruções e diz para fazer TPAs nos primeiros tempos da montagem.

Sendo assim parto do princípio que liberta amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n encontro o preço desse amigo se liberta pouco tb pode ser uma opção já vi que n gostas muito da jbl não é bom para as plantas ??? ou nao combina so por causa da textura e cor


pois estou fodido XDDDD literalmente se liberta amónia n posso por os meus peixes la, mas se colocar aquele da elos certo posso por logo os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho melhor não colocares o da Tropica.

Recomendam TPAs com frequência nas primeiras semanas, o que quer dizer que vai afectar a química da água.

 

O facto é que o dinheiro é que nos trama...

 

Atenção a uma coisa. É que não se pode ver apenas o peso, há que ter em conta a granulometria. Pois se calhar 5kgs de Elos ocupam muito mais espaço que 5kgs de Manado, por exemplo.

 

Estamos a falar de um substrato que poderás utilizar em futuras montagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro vou manter o fértil que tenho e ainda estou pensar meter mais um saco mas o único problema e amónia como vou fazer com os peixes

 

 

as plantas que vou por tem que ser basicas pois n tenho co 2 e a iluminação n e muita tenho que andar em volta das anubias fetos e musgo e riccia

Editado por Paulo Tiago Alves Silva
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo se eu aproveitar a agua toda por o filtro a trabalhar a colónia de bactériasnao morre o ciclo n vai a vida mas quando por o substrato a amonia vai subir vai dar cagada nos peixes XDDDD


Então em vez de colocar mais fértil, porque não Power Sand da ADA ou Volcano Soil da JBL no fundo é o fértil que tens por cima, seguido dez Manado?

nao percebi amigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.