Primeiro Aquário (principiante) 30L


Pedro Belo

Recommended Posts

Já à algum tempo que pretendia ter um aquário. Em miúdo tive um ou outro peixe, mas acabavam sempre por morrer. Em adulto já tinha tentado ter peixes para as crianças, mas, infelizmente, também acabaram por morrer (mais tarde percebi que os globos não são o sítio ideal para eles viverem). Há cerca de um ano atrás comprei um aquário de 30 litros e coloquei dois peixes de água fria que também acabaram por morrer bastante cedo, mesmo tendo o cuidado de fazer tudo como disseram na loja (anti-cloro, bactérias, peixes só passado 2/3 semanas, TPA's, etc).

 

Bom, neste momento decidi optar por água quente. Tenho pesquisado bastante na net e no fórum, tenho consultado várias lojas (cada um dá opiniões diferentes :( ) e as dúvidas vão surgindo, sendo que apercebo-me da enorme quantidade de informação e dificuldade deste mundo ;)

 

Sabendo que o aquário que disponho não será o ideal, nem mesmo o equipamento que já tinha, decidi, por agora e para iniciar, começar com o que já tinha sem muito mais investimento e ver como corre.

 

Aquário 40cmx25cmx30cm (30litros)

Filtro Interno Mícron Sicce 25-300 l/h

Termostato Trópico Wave 50W

Iluminação Boyu Pl Séries 40 - Lâmpada Fluorescente 18W 6400K

 

Iniciei o aquário dia 18/03/2016 onde coloquei areão, uma planta artificial que ja tinha e um jarro de decoração que também já tinha. Coloquei Sera Aquatan e Sera Bio Nitrivec.

 

Entretanto comecei a ler mais e a obter mais informação e comecei a pensar que quero algo mais natural.

 

Coloquei Eleodea Densa (Egeria Densa), Musgo de Java, 3 pedras e um tronco artificial (só encontrei troncos naturais muito grandes para o pouco espaço de aquário).

 

Questões/Ajuda:

 

1) Quantas horas devo ter a iluminação ligada?

2) O filtro deve estar ligado no máximo (300 l/h) ou menos?

3) Qual a temperatura ideal?

4) Para além do areão, deveria ter algo mais por causa das plantas (na loja não me falaram de mais nada, mas pelo que tenho lido, devo estar a fazer asneira)

5) Sendo que tenho noção que o aquário é muito pequeno, que combinações de peixes aconselham? Também gostava de ter um ou outro camarão.

6) Outras sugestões e críticas são bem vindas ;)

 

Cumprimentos e obrigado

 

Pedro Belo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro,

 

Antes do mais é de louvar a tua persistência e nunca teres desistido!

De maior relevo ainda o fato de teres procurado ajuda para as coisas correrem melhor.

 

E vieste ao sitio certo, de certeza que vais aprender muito (tal como eu aprendi)!

 

Vamos às questões:

 

1) Quantas horas devo ter a iluminação ligada? Depende das plantas que tens e a luminosidade que o aquário levará durante o dia, mas o normal será entre 6 a 8horas diárias.
2) O filtro deve estar ligado no máximo (300 l/h) ou menos? É aconselhado a filtragem ser pelo menos 6x o volume do aquário. Como o filtro é de 300l/h, eu colocava-o no máximo, já que esse valor é o que a bomba debita no seu máximo, coisa que não consegues pois tens as matérias filtrantes a bloquear a passagem da água, assim como a matéria orgânica que com o tempo se vai alojar no filtro.
3) Qual a temperatura ideal? Dependendo da fauna, o normal será entre os 24º e os 26º. As plantas não toleram temperaturas acima dos 28º, salvo exceções.
4) Para além do areão, deveria ter algo mais por causa das plantas (na loja não me falaram de mais nada, mas pelo que tenho lido, devo estar a fazer asneira). Já que não colocaste substrato fértil por baixo do areão, e como as tuas plantas são de baixa manutenção, aconselho uma fertilização low tech de macros e micros. Tens muitos tópicos pelo forum que ajudam neste aspecto.
5) Sendo que tenho noção que o aquário é muito pequeno, que combinações de peixes aconselham? Também gostava de ter um ou outro camarão. Como queres ter camarões, eu aconselhava começares com uns Red Cherry, são os mais resistentes, aguentam vários parâmetros e temperaturas. Quanto à fauna, aconselho a estudares bem o que pretendes por, no entanto não coloques demasiados peixes... tenta ter 1litro para cada cm de peixe (ningúem respeita, mas pronto!). É importante serem também peixes de pequeno porte que não cresçam muito (max. 8cm) e que possam conviver com os camarões.
6) Outras sugestões e críticas são bem vindas ;)Umas fotos da coisa ajuda neste ponto!

 

Importante: Os conselhos que passo são a minha opinião sobre o solicitado. De forma alguma são "chapa 5". Cada aquário gera uma biologia própria.

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, agora não tenho tempo e mais tarde regresso para dar mais uns bitaites 😌

Todavia aconselho a não pedir opiniões em lojas de centros comerciais, isto sem desprimor para com algumas pessoas que lá trabalham e que com certeza percebem do assunto e têm gosto no que fazem, mas grande parte só está lá para vender.

É o que se passou contigo: compraste os componentes todos, só não te disseram é que um aquário de 30 litros não dá para peixes de água fria.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JHLBJP obrigado pelas dicas :)

 

Neste momento já tenho musgo de Java e Egeria densa que penso serem das plantas mais simples de manter. Aconselham mais algumas?

 

Entretanto vou pesquisar mais sobre fertilização.

 

Relativamente à peixes, tinham-me aconselhado 2 guppys (machos para não haver criação) e por exemplo 4 neon e talvez mais 1 outro qualquer pequeno. O que me dizem? Será a melhor combinação? E se quiser juntar 1 ou 2 red cherry?

 

Bringer, sim, realmente foi em centro comercial que comprei o aquário (forum Sintra) mas o rapaz parecia perceber muito de peixes e também disse que o aquário era pequeno (admito que também não quis desembolsar mais dinheiro num aquário). Agora tenho ido a outras lojas e ontem por exemplo acabei por ir à Aquahobbie que sempre é especializada ;)

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Quanto às plantas, podes sempre colocar uma anúbia amarrada a uma pedra ou tronco. Não podes é enterrar.

 

Red Cherry, ficam bonitos se tiver uma colónia que se reproduza. Só dois exemplares é pouco e corre o risco de algum morrer na adaptação e depois fica sozinho. Eu aconselhava pelo menos uns 6 (3F e 3M). São seres vivos pequenos, detritívoros e necrófagos. Ajudam na limpeza do aquário e pouco ou nada sujam. Há quem tenha dezenas em aquários de 30L. Não são vendidos em lojas, pelo que convém tratar com algum user aqui do forum. Na zona de Lisboa não falta quem os tenha às carradas!

 

Veja o link para os conhecer melhor: http://www.aquaflux.com.br/conteudo/invertebrados-doce/neocaridina-heteropoda-var-red.php

 

Os neons vão comer os bebés que nasçam, pelo que deve ter o aquário com bastante musgo e esconderijos para os pequenos rebentos se poderem esconder. Não é mau de todo, já que acaba também por controlar um pouco o excesso de população.

 

Quanto à fauna a colocar, parece-me uma boa escolha. No entanto aconselharia:

 

5 Neon (ou os normais ou os tetra cardinal, estes últimos são mais bonitos, na minha opinião)

2 Ottocinclus (mas só quando o aquário estiver bem maturado, estes vão tratar das algas)

2 Guppys (um trio, 2F e 1M, tem outra piada pois o comportamento é bem diferente se tiver reprodução)

6 Red Cherry

 

Primeiramente, colocar os Red Cherry, pois da lista, são os seres vivos mais resistentes.

Uma semana depois, coloque os Guppys, se os camarões já estiverem estáveis e sem baixas.

Uma semana depois, coloque os Neon

Uma semana depois, coloque os Ottos.

 

Claro que antes de colocar os camarões é importante terminar o ciclo do azoto (3 a 4 semanas).

 

Se os Guppys reproduzirem muito, é uma questão de os trocar com outro user por outra coisa que dê mais jeito, ou combinar com o proprietário da loja, por exemplo.

 

Continua com as dúvidas que estamos cá para ajudar!

 

Cumptos

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, obrigado pelas dicas jhlbjp :)

 

Hoje já coloquei uma Anúbia no Aqua. Em princípio vou colocar os guppies, os neon e os red cherry (cumprindo o intervalo de colocação de +/- 1 semana entre eles). Vamos ver como corre ;)

 

Obrigado e cumprimentos.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.