Compatibilidade Peixes


Recommended Posts

Boa Noite,

Sou novo no mundo da aquariofilia emoticon-0100-smile.gif

Estou prestes a adquirir um aquário com móvel de 100 Litros ( 58x38x55 ), inclui BIOBOX, AQUECEDOR e ILUMINAÇÃO 2x24W T5.
Tenho vários peixes em vista mas gostava que me aconselhassem com que peixes começar, gostava de ter um aquário com várias espécies ( Guppys, Neons, Platis, Cobrinha kholi, etc ). Gostava também de ter no aquário um peixe que se destingisse de todos os outros não só pelo seu tamanho mas também pelas suas cores e pela sua robustez.

Que me aconselham?

Cumprimentos e Obrigado :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Antes demais bem vindo ;)

 

Aconselho-te a começares por ler os vários tópicos que existem nesta área e poderão ajudar, nomeadamente ciclo azoto, TPA...

 

Em seguida aconselho a considerares um filtro externo, pois as biobox ocupam muito espaço dentro do aquário, com um externo ganhas volume, eficiência e facilidade na manutenção, é apenas e minha opinião.

 

Sobre a fauna, tenta testar a tua água e perceber as características químicas, e dai pensas na fauna, podes ter um pH de 8 e KH elevado ou ter um pH 7 e KH baixo e assim adequas a fauna....

 

Referes uma variedade de fauna que normalmente não se combina pelas pela adequação da química da água , Guppy's e Platis são mais adequados a pH mais alto que 7, Neos ou outros tetras são mais adequados a pH mais baixo que 7, as Kuhlis existem espécies que necessitam de pH ácido em torno de 5 por exemplo e são vendidas nas lojas sem qualquer informação.

 

Não quer dizer que não sobrevivam, mas sobreviver é diferente de viver...

 

Aconselho vivamente a usares ou nosso forum para leres sobre a fauna e dois sites para te ajudar a perceber melhor a concepção que queres.

 

Tens o aqadvisor.com onde podes introduzir as medidas do teu aquário, filtro, etc... e depois escolhes a fauna, e vais tendo referências e alertas sobre a compatibilidade entre as espécies e adequação ao tamanho do aquário e filtro.

 

Aconselho também a usares o seriouslyfish para pesquisares a fauna, podes usar o google para pesquisar pelo nome comum das espécie e quando encontrares referência ao nome cientifico usa esse para pesquisar neste site, pois as vezes o nome comum em português é diferente de inglês

 

Exemplo: Tetra imperador = Emperor Tetra = Nematobrycon palmeri

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Antes de mais obrigado pela informação irei ler com atenção :)

 

 

Quando vou ás lojas encontro na descrição de cada peixe tipo isto: Daniu Zebra pH: 6 a 8

 

Se eu escolher peixes que estejam dentro desses parâmetros e que sejam pacíficos podem estar em conjunto no meu aquário comunitário certo?

 

Em termos de gastos de electricidade é muito dispendioso manter um aquário neste caso de 100L ?

 

Estou a ver que vai ser uma tarefa complicada escolher a fauna pois sou admirador de várias espécies e gostava de velas juntas em meu aquário :scpsmile::naughty:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.