Como alimentar correctamente


magalhaespm

Recommended Posts

Olá,


Gostaria de obter ajuda e opiniões sobre a forma de alimentar os peixes.

Dou uma vez por dia sera Vipan que desfaço antes de deitar porque são peixes pequenos.


É um aquário pequeno 42*21*30 e a população é:

1 julii cory

4 Neon Tetra

2 Tetra Santa Filomena (Olho de Fogo)

3 serpae tetra

2 pleco


Eu sei que por vezes falho na quantidade de comida e vai a mais (por vezes não consigo perceber a regra de comerem tudo em 2 minutos porque às vezes os peixes não comem logo que deito a comida)... e acontece que devido à corrente a comida que fica à superfície é arrastada para a zona onde sai o caudal do filtro e afunda junto ao mesmo, isto cria duas zonas de queda de comida: o local onde deito e junto ao filtro.


Li em tempos sugestões para criar algo como um anel preso a uma ventosa de modo a criar uma área reservada para os peixes virem buscar comida ao topo, e a que afunda fica só por debaixo dessa zona, para os que comem do fundo. Alguém usa e recomenda esta técnica?


Gostaria de saber opiniões e métodos de alimentação a utilizar. E já agora se deva dar outro tipo de alimento ocasionalmente (ou não)

porque desde sempre dou só esta comida.


Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde , sim a técnica de usar algo para "conter" a comida não é mau não! No entanto se não usares não é crítico pois eles de certeza que a encontram pelos cantos do aquário . Sobre variares era bem bom que sim até porque tu também não convém que comas só carne, o mesmo é com os peixes. E além disso por exemplo os plecos existem alimentos próprios pra eles mais a base de vegetais

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde , sim a técnica de usar algo para "conter" a comida não é mau não! No entanto se não usares não é crítico pois eles de certeza que a encontram pelos cantos do aquário . Sobre variares era bem bom que sim até porque tu também não convém que comas só carne, o mesmo é com os peixes. E além disso por exemplo os plecos existem alimentos próprios pra eles mais a base de vegetais

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Obrigado.

Realmente sou novato e sei muito pouco sobre alimentação de peixes.

 

Então devo dar de vez em quando comida diferente, com base em alguma regra do género duas vezes por semana da base de vegetais? Creio que todos os outros peixes comem dessa comida também, ou preciso de dar das duas variantes ao mesmo tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Primeiramente devias era pensar em arranjar um aquário bem maior para a fauna que tens. Eu também comecei com um aquário desse tamanho e perdi muitos peixes. Infelizmente é um erro muito comum nos iniciantes, a falta de pesquisa e de informação. Falo porque também já passei por isso e aprendi com os erros da pior maneira. Pesquisa na net a ficha de cada espécie que tens e vês que a real necessidade de cada um, mesmo a nível de alimentação. Eu no meu aquário uso desde o início o tal anel de alimentação. Não leves a mal é só uma opinião.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

  • Votar + 1

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Bem sei que tem habitantes a mais, e confesso-me espantado como tem corrido bem desde que comecei este hobby em Fevereiro, mas de facto acompanhando de perto os peixes tenho mesmo a impressão que não estão tão felizes nos últimos tempos.

 

Como estou a gostar do desafio e já convenci a restante família, estou a estudar uma solução de um pequeno móvel para colocar um aquário novo maior, mas está difícil face ao pouco espaço que tenho em casa para "negociar" :)

 

Vou estudar a alimentação de cada peixe para perceber como fazer alimentação mais variada. Se tiver dúvidas venho pedir esclarecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter em conta a que altura da coluna de água se alimentam e o tipo de boca.

Ao que tens aconselho juntar por exemplo Hikari Micro Pellets e Sera Viformo.

Os meus peixes comem umas 6 ou 7 variedades de comida :)

Como dito já aqui, os plecos necessitam de alimentação própria. Não sei se será o Wells Chips da Sera, por exemplo. Certos peixes de fundo necessitam de alimentos que contêm madeira.

Ah!

Aconselho a venderes os plecos e comprar mais uma corydora igual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, vou fazer a pesquisa do tipo de variedade que posso inserir no "cocktail" para os peixes que tenho.

 

Curiosamente a ideia era devolver os plecos à loja onde comprei, mas fechou entretanto... e mais triste ainda é que hoje ao chegar a casa dei com eles mortos, estava na dúvida anteontem se tinham algo grave e ontem piorou e pelo que já me ajudaram aqui no forum, é mesmo ictio (a doença do inverno como já li). Já subi a temperatura.

 

Entretanto terei disponibilidade no sábado de ir a nova loja tratar de ver da comida e comprar testes para a água porque só tenho o de PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que a loja fechou.

Só tenho pena se alguém perdeu o emprego, mas da gerência não tenho.

Quando tiveres a ideia de comprar algum peixe, aconselho o site Seriouslyfish.

Entretanto se puderes arranja um aquário maior.

Com uns 20 ou 25 Euros já compras um usado com uns 50 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que a loja fechou.

Só tenho pena se alguém perdeu o emprego, mas da gerência não tenho.

Quando tiveres a ideia de comprar algum peixe, aconselho o site Seriouslyfish.

Entretanto se puderes arranja um aquário maior.

Com uns 20 ou 25 Euros já compras um usado com uns 50 litros.

 

 

Estou disposto e com ideia de mudar para um aquário maior, só não o fiz ainda porque o móvel onde está não permite maior, e tive de estudar a melhor solução cá para casa, e terá de ser um aquário de 60cm num móvel novo só para o efeito: mas está difícil encontrar algo que seja do agrado geral aqui em casa. Actualmente gostei deste com porta e que dá para aquário de base 60*30: http://www.zooplus.pt/shop/peixes/aquario/armario_inferior/474505 O problema é perceber como ficará onde o quero colocar sem ver ao vivo :confused4:

 

Estou precisamente a pensar nesse volume, porque assim mantenho o equipamento que creio chegar para cerca 50l "brutos":

 

Aquecedor: Newa Visi-Therm 50w
Filtro interno: Newa Duetto Cobra DJC 50 (com filtro de carvão activo)
A outra questão que estou a começar a ver é se consigo conhecer (área desconhecida para mim) e escolher algumas plantas de baixa manutenção, escolhendo agora que quero fazer um novo aquário o solo certo, etc Mas ainda tenho de me informar bem sobre isso lendo mais aqui o forum que boas dicas e ajuda tem dado! Obg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.