O meu 1.° aquário.


rcs0santos

Recommended Posts

Boa noite

 

Adquiri à cerca de 1 mês o meu primeiro aquario, um aquatlantis aquadream de 90L.

Depois da montagem, substrato, areia de rio, coloquei plantas,anubia barteri mais 3 outras plantas, esteve cerca de 2 semanas só com agua.. no inicio coloquei sera toxivec e bio nitrivec.

Apos essas 2 semanas coloquei os primeiros peixes, 4 mollys 3 femeas e 1 macho.

Na semana seguinte 1 platy e 8 neons, esta semana mais 3 platy.

Comprei os testes da sera..

 

Obti estes resultados: No3- cerca de 25. No2 - entre 0 e 1.Gh- entre 10 e 16. Kh- 3. Ph- 7.

 

Agora começaram todas as minhas duvidas..

Preciso de ajuda com os resultados.. como os entender... quando fazer tpas? Que qtd de agua trocar? Será que o ciclo de azoto começou?

Peço desculpa pelas perguntas, e desculpem a minha ignorância sobre este novo mundo para mim.

 

Reparei também, que algumas das plantas, estao a ficar com as folha com manchas castanhas e algumas com buraquinhos. E na caixa da biobox que é preta, estao a aparecer umas manchas verdes.

 

Desde já o meu obrigado.

Conto com esta comunidade para espandir os meus conhecimentos sobre este novo mundo.

 

Ricardo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,seja bem vindo,tambem sou novo aqui,mas vou responder com o pouco que tenho mas de certeza ja ja vais ter mais respostas,ph 7 é neutro esta bom,N03 nao esta mal mas pode baixarN02 nos testes que normalmente encontramos normal é 0 que nao corresponde a realidade mas é proximo o normal,verde da bio,algas tambem normal pode ser que desapareçam com o tenpo se mantiver bons niveis de nutrientes e o ciclo esta feito porque tem nitratos,mas se fosse voce fazia outros testes antes de colocar outros peixes,ja agora qual substrato voce usou?isso das plantas tenho isso em um dos meus mas so oque eu nao usei substrato fertil.

 

espero ter ajudado abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Embora existam algumas regras a seguir e algum consenso entre nós, é natural que cada um de nós ponha em prática as suas ideias. Seja devido a alguma informação ou por experiência adquirida.

 

Os meus conselhos são:

 

Por enquanto não compres mais peixes e quando comprares vê se são compatíveis com o aquário, nomeadamente PH e temperatura.

 

TPA de 10% a meio da semana e 25% ao fim-de-semana.

 

Dependendo das plantas e do substrato, e também da luz, poderás eventualmente utilizar um fertilizante líquido.

Por exemplo Tropica Specialized ou ADA Green Brighty Step 1

 

Já agora, qual é o substrato fértil que tens?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estou a entender, estas tpa é que mantém os niveis corretos na agua, sem ser necessario recorrer a produtos. Correto?,

Estes 10% + 25% será qd estiver na lotação maxima?

Sera por ainda nao ter feito TPA a esse nivel que as plantas estao a ficar castanhas.. e esta a aparecer umas manchas verdes na caixa da biobox ( imagem).

 

Uma outra duvida ainda mais basica.. que quantidade dar de comida? Existe algum método? Eles parecem estar sempre com fome... tenho receio de lhes estar a dar pouca comida, ou entao demais..

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No início é relativamente normal as plantas ressentirem-se com a mudança para o novo aquário e novos parâmetros de água, mas pelo que percebi o teu já tem 1 mês. Portanto apontava para que o problema esteja na iluminação e/ou fertilização.
As algas podem ser um sintoma de que um dos parâmetros está desequilibrado (luz, fertilização, CO2)

-Qual é a iluminação que tens?

-Estás a fazer algum tipo de fertilização, ou a confiar apenas no substrato fértil?

Fazes ideia de como estão os níveis de Ferro e fosfatos?

Dá uma vista de olhos para ires percebendo melhor:
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

Quanto à comida, eles vão sempre (ou quase sempre) parecer que estão com fome... O que costumo fazer é dar mais do que 2x vezes ao dia mas em quantidade suficientemente pequena para que desapareça toda em 1minuto (se forem pastilhas já é diferente). É mais prejudicial se deres comida a mais (também daí as TPAs) do que a menos.

Cumprimentos
Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JBL Manado é inerte.

Pode facilitar a expansão das raízes, mas não tem propriedades fertilizantes.

As mudanças de água que aconselhei são para a situação actual.

Também podem ser feitas com alguns mais peixes, mas com um filtro exterrno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que ninguem te disse e que essas algas verdes que tens

na Biobox,são algas que aparecem em todos os abientes

onde hover água,portanto vais as ter sempre,e ainda te

vão começar a aparcer nos vidros,são normais.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Obrigado desde ja pela vossa ajuda..

Quanto a iluminação..tenho Safe Lighting LED ≈ 16W (tenho ligado 8 horas por dia). Das 18h30 as 02h30. Mas durante o dia tem sempre meia luz, nunca direta mas é um local que tem sempre alguma luz.. nao sei se é problema.

 

Pelo que entendi o substrato que coloquei nao serve para fertilizar, o que quer dizer que tenho de colocar fertilizante fertil correto? O que me aconselham?.

 

Nao faço ideia como estão os níveis de Ferro e fosfatos, os testes que comprei n têm estes parâmetros..

 

Estas algas posso começar a combater com limpa fundos e limpa vidro penso!!!! Ja poderei colocar este tipo?

 

Grato pela ajuda..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

No início é relativamente normal as plantas ressentirem-se com a mudança para o novo aquário e novos parâmetros de água, mas pelo que percebi o teu já tem 1 mês. Portanto apontava para que o problema esteja na iluminação e/ou fertilização.

As algas podem ser um sintoma de que um dos parâmetros está desequilibrado (luz, fertilização, CO2)

 

-Qual é a iluminação que tens?

 

-Estás a fazer algum tipo de fertilização, ou a confiar apenas no substrato fértil?

 

Fazes ideia de como estão os níveis de Ferro e fosfatos?

 

Dá uma vista de olhos para ires percebendo melhor:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124384

 

Quanto à comida, eles vão sempre (ou quase sempre) parecer que estão com fome... O que costumo fazer é dar mais do que 2x vezes ao dia mas em quantidade suficientemente pequena para que desapareça toda em 1minuto (se forem pastilhas já é diferente). É mais prejudicial se deres comida a mais (também daí as TPAs) do que a menos.

 

Cumprimentos

Hugo

 

estou interessado em uma colonia red cherry,mas voce nao pode receber menssagens pessoais, manda email marciobrandao1979@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete aí uns peixes de fundo.

Tens o pH a quanto ?

Tenho o Ph a 7.

Neste momento tenho 4 molys, 5 neons, 1 limpa fundos, 2 limpa vidros em que um deles é mais nocturno e trata mais das plantas.

 

Que peixes me sugerem mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.