Aquario 200 L 100c/50a/40l


Nuno Afonso

Recommended Posts

Comprimentos a todos :)

 

Equipamento

 

Aquario de 200 litros

 

Comp 100 cm

Altura 50 cm

Largura 40 cm

 

Iluminação 3 luzes T8

1 Sun-glo 30w 91cm 2200 lumen 4200k

2 Aqua-glo 30w 91cm 900 lumen 18000k

 

Filtro externo Eheim classic 350

Termostato 200W

 

Substrato JBL Manado 25L , JBL Aquabasis Plus 5L

 

Co2 caseiro

 

Fauna

 

5 gupys

10 neons

2 coridoras

 

Flora

 

Vallisneria spiralis

Ceratophyllum demersun presa a 1 tronco

Ceratopteris thalictroides

Egeria densa

Alternanthera sessilis

Vesicularia dubyana

Hemianthus callitrichoides (carpete)

 

http://imageshack.com/a/img537/7050/aFwtVt.jpg

 

 

As minhas duvidas

 

 

 

ando com dificuldades com a tentativa de carpete apesar de ter so comprado pouca de forma a ver como se adaptava ela tem crescido muito pouco e as folhas estão a ir para cima o que me leva a crer que tenho muita falta de iluminação e era aqui que precisava de ajuda.

 

Opção 1 - Trocar a sun-glo por outra aqua-glo mesmo assim penso que nao seria suficiente... que daria 3x 30W - 3x 18000k 3x900 lumen

Opção 2 - A mesma que a primeira opçao mas aranjar outra calha onde iria meter mais 1 aqua-glo de forma a ficar com 4 lâmpadas t8 todas elas aqua-glo o que daria 4x 30 W - 4x 18000k 4x 900 lumen

Opção 3 - juntar ao sistema isto se estas lâmpadas foram boas pra tal (desculpem a minha ignorância se estas luzes nao deram pra aquarios ) http://imageshack.com/a/img910/3307/65monc.jpg

 

 

Pergunta - se posso ter só lâmpadas compact e poder deixar de usar as aqua glo isto pk o meu aquário tem tampa em madeira e assim poderia montar 1 sistema na própria tampa e deixar de usar calhas.

E que lâmpadas compact me aconselham isto se as que sitei nao podem ser usadas em aquários.

 

ideal e nao gastar muito dinheiro

 

Obg

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ter uma coluna de água dessa altura e querer desenvolver um tapete de "Cuba" sem gastar dinheiro é o mesmo que pegares num carro com um motor de 1,2 litros e quereres fazer Lisboa -Porto em duas horas.

Tás a ver a tua situação? :)

A Montecarlo é uma planta menos exigente, mas mesmo assim com o que tens, dificilmente farás um tapete compacto.

 

Porquê a escolha dos 18000K?

Tem a ver com a tentativa de penetração da luz, já que o azul penetra mais fundo que o vermelho?

 

Acho que ficarias melhor com:

 

5200k

6500k/7000k

10000k

 

E convinha teres CO2 pressurizado.

 

Se vês que não consegues um tapete como gostarias de ter, dá uma olhadela à Staurogyne Repens.

 

E como estás a fertilizar?

No princípio geralmente são necessários alguns micros, ferro e porássio.

No meu aquário com 2 meses adiciono ADA Green Brighty Step1; Seachem Iron; Seachem Potassium. Às vezes, umas gotas de Phyton Git.

 

Fala com o Rui da Aquaeden, ele pode dar-te uma ideia do que está em falta.

 

 

Cumps,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo gastar pouco dinheiro e em relação as luzes :) pk uma boa calhas pelo que tenho visto tem andado dentro dos 150 a 250 euros +- , tb maior parte do que tenho neste aquário e novo logo ja gastar algum dinheiro :)

mas entendo perfeitamente o que queres dizer e concordo,

em relação a Staurogyne Repens e bonita mas na minha zona nunca a vi a venda tal como a Lilaeopsis brasiliensis que foi outra que andei a ver e sei muito bem que nao será fácil fazer carpete mas nao custa tentar...

 

Co2 de momento tenho andado a ver algo simples no OLX e outros de forma a comprar mesmo 1 sistema mas para ja tenho feito caseiro.

 

em relação as 18000k . apenas quando as comprei tinha 3 opções como só podia meter 3 lâmpadas optei por duas aqua-glo e uma sun-glo tinha a outra opção flora-glo mas eram 25 euros e as que comprei foram todas entre os 14 a 16 euros. e tb pk na altura nao sabia o que devia comprar e aqui na zona só havia essas marca.

 

 

 

 

Acho que ficarias melhor com:

5200k
6500k/7000k
10000k

 

estas a falar em 3 lâmpadas diferentes certo? 1 de 5200 outra de 6500/7000 e outra de 10000??

 

neste caso preciso de meter pelo menos mais 1 lâmpada ou com 3 lâmpadas consigo fazer?

 

 

fertilizante estou a meter 1 vez por semana da nutrafin plant gro. e meto ferro tb.

tenho lido muito sobre algumas coisas mas a minha maior duvida neste momento e mesmo a iluminaçao lol

 

Obg pela atençao

Cumps

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tao neste caso mantenho

 

Iluminação 3 luzes T8

1 Sun-glo 30w 91cm 2200 lumen 4200k

2 Aqua-glo 30w 91cm 900 lumen 18000k

ou troco a sun-glo por outra? será suficiente para ter alguns resultados? em relaçao a carpete? visto que em relação a todas as outras plantas nao tou a ter problemas.

cumps

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a investigar algumas das lâmpadas T8 no mercado e o que acham desta combinação se e suficiente para o meu aquário na tentativa de fazer carpeteca

 

4 lampadas T8 de 30 W 91 cm total de 120 W

 

1 - FLORA-GLO 1090 lumens 2800K parte de traz do aquario apanhar as plantas altas

2 - LIFE-GLO 2335 lumens 6700k meio do aquario

1 - POWER-GLO 1330 lumens 18000k frente do aquario.

 

total de 7090 lumens o que no meu aquário 100c/40l/50a que e de 200 litros mas como nao esta cheio sobra perto 6 7 cm o que pelas contas são 180 litros da mais o menos 40 lumens por litro.

alguem me aconselha outra combinação de lâmpadas t8?

 

obg

 

Cumps

 

Nuno

Editado por Nuno Afonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, acho 2800k quente demais.

Eu ia para algo entre os 4200 e os 4800.

Mas é melhor esperar outras opiniões.

Fala-se pouco aqui das lâmpadas "full spectrum."

Essas são as que melhor reproduzem a luz solar.

Agora é assim, há lâmpadas que custam 20 e outras que custam 100.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não a troca de uma Aqua por uma flora GLO ?

 

Consoante o espectro da luz elas incentivam o crescimento de plantas na horizontal ou para cima .

Ja agora flora 91cm por 25 estas a ser bem roubado.

Quais são os reflectores que tens ? É que isso pode fazer toda a diferença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado por responderem,

Eu de momento apenas tenho 3 lâmpadas tenho espaço para mais uma na calha 1 sunglo apanha a par de de trás do aquário e depois duas aquaglo no meio apanhar troncos e plantas medias, crescimento atrás tá bom o problema é mesmo a frente onde kero plantar cuba e ela crexe para cima perguntar se uso as powerglo ou as Lifeglo, tb estou a pensar usar fita cola tipo aluminio nas calhas visto Ke por dentro e Preta e ainda tem a protecçao transparente de acrílico fininho, floraglo sim e muito cara mas já encontrei a 20 euros

 

Pensei deixar a sunglo e usar uma Life mais duas Power na frente

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.