Tenho ictio num Tetra. O que fazer?


Migueleixan

Recommended Posts

Olá Miguel.

Coloca o setup do aqua e fotos se possível, para ser mais fácil de ajudar.

Se tens o aqua á só uma semana não deverias ter peixes. Sabes o que é o ciclo do azoto? Quais o parâmetros da água?

 

Cumps

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário à uma semana já com escalares e terras? Hum... O filtro é novo ?

 

Sobe a temperatura para perto do.máximo dessas espécies.

Adiciona sal a quantidade que aparece na internet (um pouco menos).

Outra solução é algo que cure ictio, ehsa2000 ou similar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subir a temperatura!? Nem sequer sabemos se tem termóstato. O sal caso tenha corydoras ou outros peixes sem escamas está fora de questão. O aquário tendo tão pouco tempo e com peixes certamente terá um alto nível de amónia, que subindo a temperatura será fatal para todos os peixes. Primeiro seria uma boa tpa e só depois pensar em fazer subir a temperatura (caso tenha termóstato) até aos 30Cº. Mas primeiro seria melhor colocar o Setup (medida do aquário, litragem, filtragem, temperatura, fauna, etc...).

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha já estes peixes num aquário de 15 litros. Mudei para um de 40 a uns tempos.

E a uma semana, meti todos os peixes no aquário velho com a água deles. Mudei o de 40 litros e meti uns líquidos, de criar o ciclo biológico, também um de nova água.

Tenho agora a 26 graus.

PH 7.2 ou 7.4

Está aqui a discrição do aquário

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=244639#entry1352240

E o peixe que tenho e um tetra, não um hasemania. Eu fiz um TPA na sexta. Duns 30%.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumenta gradualmente a temperatura para os 30C e compra um medicamento para o ictio, eu usei o punktol da jbl com bons resultados, é só cumprir o tratamento descrito na bula. Também tens outras marcas igualmente boas. Como tens corydoras descarta o tratamento com sal, a menos que as retires do aqua.

Tens este exemplo de um caso desta doença http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=141167

 

 

Boa sorte com o tratamento.

 

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem cometi uma gafe. Falei no esha 2000 mas era o Esha exit que queria mencionar.

Existe também o punktol da JBL com uma concentração de 100ml para 1000L e falam em bons resultados.

 

Se tiveres carvão activo no filtro retira.o mas guarda.o numa taça com água do aquário para não se estragar

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem cometi uma gafe. Falei no esha 2000 mas era o Esha exit que queria mencionar.

Existe também o punktol da JBL com uma concentração de 100ml para 1000L e falam em bons resultados.

Se tiveres carvão activo no filtro retira.o mas guarda.o numa taça com água do aquário para não se estragar

Cumprimentos

Retiro o carvão do filtro?

Deixo o só a funcionar com a esponja? Vou procurar então o esha êxit ou o punktol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comprei o jbl punktol estive a ler, vocês fizeram tudo o que diz na informação de uso?

Estive a ler, então antes de iniciar o tratamento,

-fazer um tpa de 50%

-deve de ser sempre administrado de manha. (Só consigo de noite)

-administrar de 2 em 2 dias, durante 15 dias.

- recomendam renovar 50 de água imediatamente antes de cada dose nova,

-não devem alimentar os peixes durante 3 dias, só no 4dia e porções reduzidas.

- deve aspirar o fundo antes de cada administração

 

Fizeram isto tudo quando foi com vocês?

Timtim por Timtim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só fiz 10 dias de tratamento, de resto cumpri com tudo. Eu fiz o tratamento com o aqua tapado para não receber qualquer tipo de luz e coloquei uma bomba de ar.

Se só consegues fazer o tratamento á noite faz e começa o mais rápido possível e tenta cumprir o resto á letra, mas tem em atenção as corys e começa com metade da dose.

 

Cumps.

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A será tem uma revista grátis chamada peixes de aquário saudáveis em que fala de bastantes doenças e dos produtos deles que têm para combater e como fazer, tendo a base podemos perceber melhor outros produtos de mercado de outras marcas com outras concentrações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja comecei o tratamento.

e ja tenho uma morte. estava todo desfeito hoje quando cheguei a casa

foi um barbo a vida :(

vou amanha de manha para a segunda dose do tratamento.

mas o meu aquario esta cada vez mais contaminado

nao consigo ter a agua a 30 graus. nao passa dos 27,28º

mas tenho feito tudo como esta indicado

espero apartir de amanha mesmo assim ficar melhor.

vou dando noticias

abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que resolvas esse problema o quanto antes, vi o tópico que puseste do aquário e vendo que tiveste uma mudança abissal do antigo para este, merece mesmo que não haja mais perdas! Boa sorte

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem pessoal

Quando estava a passar o ictio e a notar uma melhora, o meu escalar morreu. Tinha sido afectado pelo ictio, mas agora estava melhor mas morreu.

Tinha a barriga inchada.

Acho que vou voltar a temperatura 25° e por o carvão .

Que não noto mais nenhuma indício de ictio.

Não sei se influência mas a minha vegetação tá a morrer toda..

Editado por Migueleixan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais