Recommended Posts

Publicado

Muito boa tarde,

Não tenho muita experiência nestas andanças por isso venho aqui pedir a vossa opinião para não fazer nada de errado.

A primeira montagem que fiz/tenho é de um aquário de 54 litro muito básico, mas pretendo realizar uma nova montagem de um aquário, desta feita um pouco maior.

Não tenho o material, por isso vou ter de comprar.

Vou colocar as dúvidas por tópicos para ser mais fácil de perceber:

Aquário: 80 x 40 x 40 de 8mm 128 Litros

Penso que seja a medida adequada para este novo projecto.

Filtro: JBL CristalProfi e901

Iluminação: Não faço ideia, mas passaria por algo económico (leds)

Termostato: Tenho um de Eheim Jager 75w mas será curto para este aquário. Compro outro de 75w ou um de 150w?

Substrato: Preto na maior parte e na frente do aquário branco. Que substrato sugerem?

Decoração: Tenho um tronco que mais tarde coloco aqui a foto

Flora: Não faço ideia. Baixa manutenção.

Fauna: No meu aquário tenho guppies endlers, neste pretendia mudar de espécie para algo de cardume colorido, mas como o meu conhecimento é reduzido, pedia a vossa sugestão. Equipa de limpeza seria uns corydoras e uns ottos.

Mais uma vez, pedia a vossa opinião/comentário para me ajudarem a conceber um bom aquário.

Cumprimentos,

Paulo Santos

Publicado:

Olá Paulo,

Iluminação- Vai depender da flora. No mínimo 0,5w/l

Termo - 75w é curto . Pelo menos 1w/l

Substrato. - Para fértil vai depender do tipo de flora. Há flora que não precisa de substrato fértil, a não ser que tenhas budget e queiras gastar dinheiro desnecessariamente. Um substrato preto que te aconselho, se gostares de substrato fino é da seachem flourite black sand. Portanto tens que definir que tipo de flora queres

Fauna - Fazes o ciclo e durante esse tempo vais pesquisando observando e lendo. Vais encontrar certamente algo que gostes

Nota: as corydoras não limpam. É um erro frequente. Elas simplesmente remexem o substrato à procura de comida. Ottos, ancistrus, invertebrados etc... estes sim, são comedores de algas.

Espero ter ajudado

Publicado:

Obrigado pela resposta JotaCruz,

Iluminação: Sabem de alguma calha barata que dê para este aquário?

Substrato: A ideia seria colocar um substrato mais grosso preto e na parte da frente um fino branco.

Flora: Será que consigo manter um tapete mais umas quantas plantas sem usar CO2 e substrato fertil?

Em relação às corydoras, sim mas comem o excedente da comida e ajudam a manter o fundo limpo.

Publicado:

Tapete na minha opinião podes esquecer sem substrato,iluminação adequada e pra bem bem era co2 mas quanto a plantas, tens muito por onde escolher sem substrato.

Publicado:

Então é possível manter um tapete com substrato fértil e iluminação porreira?

CO2 estou a pensar comprar, depende de quanto irei gastar no resto do material.

Publicado:

Nao parece ma,mas pagas portes fica te quase a 80€

Enviado do meu MEO_Tablet_2 através de Tapatalk

Publicado:

Após alguma ausência venho continuar com este tópico e pedir opiniões.

Relativamente à iluminação, penso que estou inclinado para o Beamswork Power LED 400.

Neste link o preço fica a 55,51€

http://www.ebay.com/itm/Beamswork-aquarium-Power-LED-400-light-lamp-60-80-cm-24-30-tank-bright-/181730427364?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item2a4ffa41e4

Acham que é suficiente para um aquário plantado ou têm outra sugestão?

Relativamente ao CO2 estou a ponderar seriamente inseri-lo nesta montagem.

Mais alguma sugestão em relação aos substratos?

Cumprimentos

Publicado:

Olá,

Podes usar um substrato completo ou, fértil + inerte. Para teres um tapete, mesmo não muito exigente, precisas de uma boa luz. Porque não tem nada a ver a luz a 10cm de profundidade com 30cm.

Uma boa luz vai fazer o que queres e vai ficar para futuros projectos.

Se puderes comprar...

Obviamente que esta luz irá exigir injecção de CO2. Mesmo que não possas comprar um sistema de CO2 com botija e regulador, compra uma coisa mais simples. Gastas entre 12 a 20 Euros e depois compras recargas. Se for um spray e gastares pouco, dá-te para uns dois meses. Vai dando para aguentar até juntares dinheiro. É que isto dos fertilizantes pode ter a sus razão de existir, mas depois de se experimentar o CO2 é que se vê a diferença.

Cumps.

José

Publicado:

Obrigado José pelas dicas,

Sim a ideia seria comprar o CO2, já vi que por cerca de 120€ arranjo um kit completo.

Relativamente ao substrato, como a ideia será usar dois tipos com dons tons de cor diferentes, penso que tenha de usar fertil + inerte.

Qual sugerem? (um escuro e um claro)

Relativamente a essa calha que coloquei anteriormente, é boa, fraca, remedeia...que dizem?

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!