O meu primeiro Aquário a sério..


Recommended Posts

Boas,

 

Depois de uma incursão pelo mundo dos Aquariofilia com um Biorb de 15l em que apenas com filtro consegui manter 2 cardumes de Neons e 1 Bota durante 3 anos, decidi que era altura de investir em algo um pouco maior e adquiri um Juwel Rokord 600 com as seguintes características:

 

DIMENSÕES - 61 x 31 x 42 cm

 

LITROS - 63L

 

ILUMINAÇÃO - Juwel Monolux 60 white de 15W

 

FILTRO - Bioflow Super - Filter System com 1,25lt de volume.

 

BOMBA - Pump Juwel ECCOFLOW 300 l/h

 

AQUECIMENTO - Aqua Heat 50 -50 Watt Automatic-Heater.

 

 

Tenho o mesmo a fazer o ciclo desde sábado passado e vou introduzir os primeiros peixes daqui a 2 semanas.

 

Neste momento tenho a temperatura estabilizada nos 26º e irei comprar o teste do PH até ao fim da semana.

 

Comecei ontem por introduzir as bactérias (3,5 ml uma vez por semana) com um pouco de comida.

 

Como decoração tenho um tronco, areão e por agora árvores artificiais, isto porque ainda não estou confortável para me aventurar nas naturais e pelo que li a potencia da luz poderá não ser suficiente, no entanto e mais para a frente e depois de algumas consultas no forum poderei me aventurar.

 

A minha primeira duvida prende-se com os primeiros peixes sendo que o meu senso comum diz-me que terei que começar com os tipicos "limpa Fundos" e limpa vidros". O que poderei colocar para começar a dar vida ao Aquário?

 

Mais para a frente irei colocar fotos.

 

Abraço,

 

VM

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1º - bem vindo ao forum!!!

2º- Parabens pela nova aquisição, pessoalmente acho que te precipitaste um pouco pois esse aquario vai ficar curto num instante, por mais meia duzia de tostões compravas um aquario entre os 100 e 150lts, mas pronto ;)

Tens de deixar fazer bem o ciclo, acho que 2 semanas é curto, tem paciencia e aguenta mais uma semana!!!

Pessoalmente acho que a equipa de limpeza deve ser sempre a ultima a entrar pois se o aquario está limpo, vão se alimentar de quê??? Flocos???

Habituam-se a que tu lhes dês alimento e ao fim não desempenham as sua função (Limpar)

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo coment e ajuda.

 

Em relação ao tamanho não foi uma questão de valor mas sim de espaço, apesar de ter uma sala com uma luz satisfatória e espaçosa, o espaço reservado ao aquário deixa-me um pouco preso o que me levou a estas dimensões.

em relação ao ciclo irá forçosamente ser maior porque hoje em conversa com um amigo exper na matéria, fui aconselhado, nesta altura, a colocar flora uma vez que não tenho peixes e depois posso arrepender-me e o processo e mais difícil.

 

Assim e uma vez que tenho apenas pedras cerâmicas e areão no fundo, vou retirar a agua toda e colocar substrato e voltar a fazer ciclo. A ideia e colocar umas planta Low-Profile e so depois os peixes, mas nada de exagerado.

 

Sugestões para plantas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toda a gente quer começar com plantas de baixa exigência.

Passados uns meses, só não plantam eucaliptos porque não cabem :)

É por esta razão que agora vou montar outro aquário!

 

Pensa bem no que realmente desejas ter e não no que achas que és capaz.

Se desejas ter mesmo um aquário com plantas simples, força nisso.

Mas se vez aquários plantados e gostas, mesmo que não começes com algo muito avançado, pelo menos prepara o aquário para tal, nomeadamente escolhendo uma boa combinação de substratos, ou um completo.

Em princípio, um completo não fertiliza tão bem como um especializado, mas de qualquer maneira o último também irá perder a "força" ao longo do tempo.

Um bom substrato permite a areação do solo, evitando assim s propagação de bactérias e gases nocivos.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.