Aquário de 60 litros- Limite de população??


Recommended Posts

Boas, tenho um aquário já ciclado, plantado e tal cujas medidas são 72*33*27, tenho:

 

-5 platys (bebés, deram-me e ainda deve ter todos por volta de 1,5cm),

-uma molly dalmata macho com 5 cm e uma

- colisa lalia macho juvenil

 

Para encerrar de vez este aquário eu gostava de comprar 10 coydoras sterbai e mais 2 molly, acham que se o fizer ficará sobrelotado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

Na minha opinião seria melhor umas 5 corydoras.

E mesmo assim convém que invistas numa filtragem decente, caso não a tenhas.

Olha que esse aquário é um pouco baixo, especialmente dependendo das plantas que vás ter; não é que não resulte, mas uns 35 ou 40cm de altura dão-te mais margem de manobra. Mas é uma questão de adequares a composição da paisagem ao aquário.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a apostar mais nas anúbias, fetos de java e em algumas lentilhas, acabei por dar os plattys todos e arranjei uma molly, sendo assim o arranjo será este

3/4 mollys

6 cardinais

6 corydoras sterbai

1 colisa lalia

 

Que acham? Está bom, dá para por mais peixes ou é melhor ficar por aqui?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago,

 

Tens aí uns pequenos erros técnicos no que toca à estrutura da população em si:

- as mollys (Poecilia sphenops/latipinna/velifera) são peixes de águas alcalinas ou com dureza elevada, sendo que algumas espécies beneficiam inclusive da adição de algum sal para que possam alcançar o seu esplendor máximo.

- as mollys não são de todo peixes pequenos ou médios para um aquário dessas dimensões: as que vemos nas lojas são híbridas entre Poecilia sphenops (atinge 8cm máximo) e Poecilia latipinna (10-12cm) ou, nas que têm vela de Poecilia latipinna com Poecilia velifera (15cm de máximo), ou seja, uma dessas mollys adulta não terá menos que 8cm mesmo os machos, que as fêmeas são ainda um pouco mais encorpadas.

- os cardinais, corydoras e colisas já estão mais harmoniosos: todos peixes de águas ácidas, dureza baixa, idealmente até umas folhas de amendoeira beneficiam-lhes as escamas e faz com que fiquem com cores mais vibrantes, porém o colisa irá demarcar um território à medida que envelhecer, e irás reparar que a superficie central do aquário será quase de certo a escolhida por ele, o que te vai limitar as outras espécies que poderias adicionar, nomeadamente espécies de superficie.

Pessoalmente, acho que num aquário desses apostaria em espécies que não excedessem os 5-6cm de adulto, se quisesse manter viviparos trocaria as mollys por guppies ou endler's (com preferência aos últimos dada a reduzida dimensão), e por fim, cingindo à população que tens (imaginando que farias a troca das mollys), eventualmente uma ou duas colisas fêmeas (sim eu sei que disse que o macho será territorial, mas irá aceitar de bom grado duas fêmeas e alternar a sua atenção entre as fêmeas nas suas investidas de reprodução negligenciando um pouco os cardinais e possiveis guppies/endlers).

 

Espero ter contribuído positivamente para as tuas duvidas.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente a colisa lalia que me tinham dado já vinha enfraquecida e acabou por morrer, sendo assim tenho :

 

6 cardinais

6 corydoras sterbai (chegam depois de amanha aqui a minha casa)

3 mollys

 

A minha questão é a seguinte, eu tenho 2 corydoras pigmeus (no futuro irei comprar mais 2), mas estão num aquário mais pequeno (35*25*25), posso juntar as 4 corydoras neste aquário de 60 litros em problemas de sobrepopulação?Irão dar-se bem com as sterbai ou visto que as outras são bem maiores irão ter falta de alimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo um expert em Corydoras, acho que não haverá grande dificuldade em manter todas juntas, desde que haja alimento com abundância e não hajam grandes disparidades de tamanho. Contudo tens latente a questão das mollys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes, em vez desses dois coloca um externo.

É melhor e provavelmente gastas o mesmo ou menos em energia e substituição das matérias filtrantes.

Eu antes de ter um externo pensava que a montagem e manutenção eram um pouco complicadas. Mas não são. Basta seguir a lógica.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tens o Eheim Aquacompact 60.

Mas fica pendurado no aquário.

Esse Boyu vai-te custar uns 35 ou 40.

Não sei qual a qualidade, mas encontrarás os elementos filtrantes e peças com facilidade no futuro?

Com esse valor compras por exemplo um Eheim 2213 usado com torneiras. Convém é que o vejas e ouças a trabalhar para saber se o rotor está em condições.

Agora se se comprovar que ficas melhor servido com o Boyu, força!

 

Cumprimentos,

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.