Dúvida sobre o cicloque


Recommended Posts

Bom dia,

 

Depois de uns anos parada voltei a este hobbie fantástico quando me ofereceram um aquário. Já procuro informação neste fórum desde as primeiras vezes que experimentei ter um aquário meu...

 

Tenho algumas duvidas sobre o que me aconteceu e o que poderei fazer consoante o que tenho.

 

O meu aquário mede 83x43x30, tem por volta de 100L, montei no dia 10 de Maio com dois filtros com extracção de 400L/H mais o termostato. Deixei a temperatura estabilizar e comecei a colocar comida para iniciar o ciclo do azoto. Não tenho flora natural porque tenho um aquário em construção com outras medidas e este será apenas para me entreter até ter o outro. Agora começam as desgraças...

 

Na semana seguinte, após montar o aquário, a minha cadela arrancou o termostato e comeu-o. A temperatura durante o dia provavelmente desceu. Por acaso tinha outro e coloquei... No fim de semana seguinte a minha cadela decidiu arrancar o filtro e come-lo também, ou seja, só fiquei com um filtro funcional dentro do aquário... O problema é que este não tem qualquer informação sobre a quantidade de litros que extrai por hora... No final deste mês vou comprar um filtro de 500L/h porque tem de ser uma filtracão 5x superior à capacidade do aquário... Ainda não tenho a calha mas também vou tratar disso no final do mês.

 

No dia 13/5 fiz os teste da água daqueles de tirinhas e os resultados foram:

 

NO3 - 20

NO2 - 0,5

Ph - 7,5

Kh - 120

Gh - 120

 

No dia 16/5 foram:

 

NO3 - 0

NO2 - 0

Ph - 6,5 (esta oscilação do ph foi por causa das conchas q tinha no aquário, quando li sobre o ph e que aumentavam o ph retirei)

Kh - 120

Gh - 120

 

As medições que tirei hoje:

 

NO3 - 40

NO2 - 0,5

Ph: 7

Kh - 80

Gh - 60

 

Confesso que fiquei um bocadinho confusa com os resultados... Não tive nenhum pico de nitritos como era esperado mas neste momento os nitratos estão altos.

 

A minha dúvida é:

 

Será que posso trazer duas ou três coridoras para me tratarem da limpeza do aquário? No próximo fim de semana ja vou tratar do novo filtro (fim do mês)...

 

Aproveitando o mesmo tópico, a nível de fauna posso inserir no meu aqua:

 

3 guppies (1 macho e 2 fêmeas)

3 mollies (1 macho e duas fêmeas)

5 coridoras

3 ottos

1 pleco (o próximo aquário terá dimensões razoáveis, pedi para ter 50'cm de largura para poder ter o meu pleco com espaço suficiente para dar a volta)

 

Tirando as coridoras que estou a pensar introduzir hoje, seguindo a vossa opinião, o resto da fauna será introduzida a partir da semana que vem, gradualmente.

 

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se a tua cadela comer a calha? :)

Assim que tenha tempo, volto para uma resposta mais séria. Mas deixo uma observação: As conchas aumentam o Ph, não baixam.

Quanto aos nitratos, não te preocupes muito.

Faz umas TPAs de uns 25%.

Como vai ser o substrato?

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tarde,

 

Sim o ph diminiu por isso é que baixou de 7,5 para 6,5 no ph quando retirei as conchas.

Na verdade enquanto pensava no dito cujo apercebi-me de que so faz 12 dias que montei o aqua, ou seja, penso que o pico de nitritos é mais para o final... Acho que é a ansiedade de meter la peixes :P mas eu cá me aguento.

 

Farei então uma TPA. Quanto ao substrato é areal um pouco grossa... Eu depois coloco uma foto, não coloquei ja porque não quero ser crucificada por não ter plantas verdadeiras :P mas este aqua é temporário :)


O pleco estava a pensar colocar neste enquanto pequeno. Em Julho ja terei o outro aquario. As medidas serão 1,20x50x45, penso que nesse ja da para colocar o pleco para ele crescer de forma saudavel. Sou apaixonada por plecos... Se tiver que fazer um aqua maior para ter um, faço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quanto a crucifiação cada pessoa põe o que quer no seu aquario, eu pessoalmente não gosto de coisas artifiçiais mas já vi muitos aquarios com artefactos e ficam engraçados!!!

Quanto aos teus valores tens de ter em atenção o teu PH pois os viviapros ( guppys, molys, platys) são peixes que gostam de ph 6,5 - 7 tens de conceguir estabilizar esse parametro permanentemente!

O Pleco podes ter pois ele ainda vai demorar muito tempo a atingir grandes proporções!

O Ciclo do Azoto demora cerca de 2 semanas mas tens um problema pois se vais inserir um novo filtro vais fazer um reset ao ciclo! Por isso aconcelho-te a meteres os peixes pelo menos 2 semanas depois de introduzires o novo filtro!

Outro truque para "despachares" o ciclo mete os 2 filtros ao mesmo tempo assim a colonização do Filtro é mais rapida!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bigada pela ajuda :) tenho intenção de manter os dois filtros ao mesmo tempo durante algum tempo para ter a certeza de que o ciclo fica completo com o novo filtro.. Quanto ao Ph ele tem sofrido oscilações enormes... Pode ser que desta vez estabilize.

Mas sera ainda cedo para colocar 2 ou 3 coridoras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existindo várias corydoras, tens de ver qual a mais apropriada para os parâmetros do teu aquário.

Atenção ao topo de fundo, para que estas não se magoem; até podes criar uma área onde elas e outros peixes de fundo se sintam melhor.

Por exemplo, a maior parte do fundo do meu é areão de rio pequeno/médio e tenho uma área em que coloquei um pouco de JBL Manado.

Quando te decidires, compra um mînimo de três.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

se ainda tens oscilações enormes de Ph acho que ainda é cedo para colocares Corydoras ou qualquer outro peixe.

A parte mais bonita da aquariofilia é ter paciência para mais tarde desfrutar dos resultados do nosso empenho.

 

Boa sorte para a tua montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.