Recomeçar passado 2 anos...


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Á cerca de dois anos comprei um aquário igual a este: link

montei-o como de agua fria, com filtro que vinha com ele, uma planta e 3 peixes, um deles (telescópio) morreu passado uns dias, começou a ficar com manchas brancas, depois ficou com um gênero de algodão até que a barbatana de trás desapareceu e morreu... Eu até comprei dois produtos para o tratamento que custaram aproximadamente 12,50€ cada.

 

Depois mais tarde fui de férias de verão, levei os 2 peixes num mini aquário de aproximadamente 3 litros durante a viagem de carro e lá voltei a montar o aquário maior, pois não os podia deixar aqui em Lisboa, pois a minha mãe não conseguia tratar deles por problemas de visão...

 

  • Durante as Férias:

Também comprei uma bomba de ar (dessas do continente de 11€).

Esses dois peixes ainda duraram cerca de meio ano, até que acabou a comida deles, foi comprar mais comida (que por acaso era de marca diferente) e optei por comprar mais um peixe, voltei a ter 3 peixes, então. Mas infelizmente passado uns poucos dias de ter comprado o outro, morreram todos numa noite só :cry4: . Penso que foi devido ao peixe novo ou talvez a diferente alimentação, pois eles não gostavam muito dela.

 

  • Agora:

Passados aproximadamente 2 anos, decidi voltar a este hobbie.

E venho pedir a vossa ajuda para que aquilo não volte a acontecer.

 

O aquário seria o mesmo, já foi limpo e desinfetado 2 vezes, 1ª vez quando eles morreram, 2ª ontem.

Tendo eu um orçamento muito pequeno (tenho apenas 17 anos) , será este aquário adequado para mim e para os peixes?

Eu estou a pensar em ter 3 ou mais, dependendo do tamanho/espécie; e também tenho na ideia, desta vez ser de agua quente.

Que peixes me aconselham para reiniciar o hobbie? eu tenho e mente guppys, espadas, ou mollys, ou talvez vários tetras cardinal ou neon. Quais desses mencionados é mais resistente?

 

E também preciso de saber se o aquário se adequa.

O que eu planeio comprar será o seguinte:

 

  • Filtro interior - Aquapor Eco-filter 200 (link) (igual ao anterior, que vinha com o aquário.)
  • Termometro não digital - Marina (link) , são melhores que aqueles digitais, certo?
  • Termostato 75W (link)

Isso comprarei no continente, depois no domingo comprarei na loja aquaplante os peixes, comida, a areia ou pedras (não-coloridas??), e uma planta.

Outra coisa, que planta recomendam, a ultima que comprei deu comigo chateado pois foi dificil planta-la pois ela vinha sempre ao de cima...

 

Se virem alguma coisa que melhor se adequa aqui, digam alguma coisa, se faz favor...

 

Muito Obrigado e peço desculpa por este "testamento"...

Diogo Saraiva :animal_fish:

Editado por DiogoSaraiva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Esse aquário é muito pequeno.

Já pensaste em ter camarões em vez de peixes?

Se optares por peixes, posso aconselhar-te 4 danios zebra. São peixes resistentes e divertidos.

 

Já leste sobre o ciclo do azoto?

Deves de criar o ecossistema e só depois colocar os peixes.

 

Estás a pensar colocar algum substrato fértil?

Deves de ter tambêm em conta que as luzes que vêm com esses kits são geralmente insuficientes para que as plantas façam a fotossíntese.

 

Cumprimentos,

 

José

Já me esquecia...

É importante que compres um termómetro.

Pode ser daqueles interiores com ventosa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

Esse aquário é muito pequeno.

Já pensaste em ter camarões em vez de peixes?

Se optares por peixes, posso aconselhar-te 4 danios zebra. São peixes resistentes e divertidos.

 

Já leste sobre o ciclo do azoto?

Deves de criar o ecossistema e só depois colocar os peixes.

 

Estás a pensar colocar algum substrato fértil?

Deves de ter tambêm em conta que as luzes que vêm com esses kits são geralmente insuficientes para que as plantas façam a fotossíntese.

 

Cumprimentos,

 

José

Já me esquecia...

É importante que compres um termómetro.

Pode ser daqueles interiores com ventosa

 

Obrigado pela resposta,

Pelo vistos eu sou mesmo iniciante nesse hobbie...

Camarões não gosto muito...

 

pelo que eu penso o ciclo de azoto é colocar o filtro e a planta também talvez e uns microorganismos que se vendem em frasco, durante uns dias, correcto?

 

Quanto ao aquário é o que tenho...

mas vou tentar arranjar um um pouco maior, talvez pedir ao meu pai que é vidraceiro para me fazer um...

Mas uma coisa que eu vejo nos aquários que vendem em lojas é que o "silicone" que junta as partes de vidro é preto. A minha questão é se esse silicone é algum em especial para aquários, e se sim onde o posso comprar, pois o meu pai só usa o normal (transparente e branco e talvez outros)...

 

Será que um de 50cm é grande o suficiente?|

 

Obrigado de novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem de ser silicone próprio para aquários.

Podes comprar preto ou translúcida.

Uma boa marca é Dana Lim.

 

Uma medida boa para começar seria 60x35x35.

Eu vou mandar fazer um com 65cm, mas é mais comum os 60cm.

 

Sim, podes iniciar o ciclo com a ajuda de bactérias.

 

Cumprimentos,

 

José

Atenção que esse filtro é muito fraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que depois os elementos filtrantes para isso são caros.

A luz é fraca, caso queiras ter plantas e o aquecedor não vai ser suficiente no Inverno, a não ser que a tua casa seja climatizada.

Se não é indiscrição, qual é o teu orçamento?

Podes adquirir material bom em segunda mão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.