Muitas dúvidas neste primeiro aquário


Recommended Posts

Boas, o meu nome é João Duarte.

Comecei a fazer um aquário de camarões faz uma/duas semanas. Sou relativamente novo na aquariofilia e devo dizer que neste preciso momento vejo a grande responsabilidade que isto traz.
Relativamente ao aquário, é de 15L e ofereceram-mo. As pessoas que mo ofereceram tinham-no num canto da casa com filtro, termostato, areal grosso e areia, pedras, tronco. Eu mostrei-me interessado numa conversa a dizer que gostava de experimentar ter alguns camarões e fazer criação e pouco tempo depois, para minha supresa, deram-me o aquário com tudo.
Então li um pouco (E devo frisar o pouco, porque agora vi que precisava de ter lido BEM mais :confused4: ) sobre o assunto e falei com alguém que fazia criação de camarões e comprei 10, 7 Crystal Red e 3 Red Cherries + musgo java.
Ora tudo começou muito bonito e tavam todos felizes. Até que, os problemas chegaram... Bem... Digo problemas porque penso que o sejam, mas até pode não ser.

Então as minhas dúvidas podem se resumir bem a isto.

-O meu tronco está repleto de "bolor"/"gosma" branca. Li que era normal e vi que fiz o processo de limpeza ao tronco muito mal. Mas queria ter a certeza de como devo proceder e de como o devo limpar correctamente, já li imensas teorias e só fiquei mais confuso.
-O topo da minha água parece cheia de... "gelatina"? Não sei bem o que é. Apenas sei que o topo da água está imundo e temo que a culpa deva ter sido inteiramente minha, e temo mais ainda que isso me mate os pobres camarões que nada de culpa tiveram de ter um criador tão novo nisto. Resumindo não sei a razão da água estar assim e vejo (com a evaporação da água) que as paredes do aquário estão cobertas desta gelatina... É mau? Se sim como devo solucionar este erro?
-Magicamente caracóis apareceram no meu aquario. Dos tipo de praga. Faz mal tê-los? Eles não me incomodam muito mas será que podem destabilizar algo?
- Por fim, o meu filtro é de 200L/h. Fiz a formula e isso seria um bom filtro para um aquário de 60 e tal litros. Visto que o meu tem 15L será q não é um pouco exagerado e será que não me sugará os camarões em estado bebé? (Penso que esta pergunta seja mesmo muito tola, mas isto sou eu mesmo preocupado com os pobres camarões :tongue: )

Agradeço desde já a quem me possa responder a algumas destas perguntas, que podem parecer tolas mas que estão a me dar uma valente dor de cabeça.
Muito obrigado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não serão camarões demais para 15 litros, mesmo com essa filtragem toda?

Vê lá se o filtro não está a deixar passar impurezas demais. Os filtros não retêm a 100%, mas devem de cumprir a sua função adequadamente.

Quais os parâmetros da água?

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em resposta ao José, fiz os parâmetros hoje e deu em:
No3 0
No2 0
GH 9
KH 10
Ph 8 (Sei que está muito alto para os camarões, há maneira de o baixar?)
Cloro 0.8

Em resposta ao AlMartin o filtro é um filtro interno, diria daqueles baratos, não to sei identificar. Para haver agitação como devo fazer?
O aquário está montado coisa de duas semanas agora, antes de ter qualquer camarão, pus 3 dias a correr sozinho com o filtro e termostato.

Obrigado pelas respostas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta arranjar um filtro de cascata, estes fazem uma boa agitação da superficie. O Aqua ainda está em ciclo, tira agua da torneira e deixa repousar 24 horas destapado, depois troca 10% da agua para ver se baixa o ph. Aproveita e mede o ph da agua da torneira, tou a achar muito 8 de ph. Tens alguma coisa dentro do aquario? Pedras ou assim? Tem substrato?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dentro do aquário tenho 3 pedras e um tronco. Sobre o fundo do aquário vou postar fotos, acho que não é um substrato mas sim umas "pedras" pretas, não te sei responder com precisão. Foi como disse, as coisas foram-me dadas.
Irei medir o ph da água da torneira assim que possivel (medi numa loja de animais, fizeram-me esse favor. Então, irei lá levar a água da torneira.)

Obrigado pela resposta rápida e pela preocupação.

Eu fiz um TPA agora com água da torneira que ficou a repousar num garrafão durante 2 dias, e coloquei a boca do filtro mais para cima de modo a criar agitação na água, só memso para desenrascar temporariamente, e a ver se consigo arranjar um filtro cascata. Tirei o tronco e vou ver se faço um melhor tratamento naquilo, pois estava lastimável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ser as pedras que estejam a subir o ph. Tira uma seca a e mete um pouco de vinagre ve se faz efervescência, se fizer é das pedras. O aqua como sabes é muito pequeno, para controlar isso não é facil, tens que andar sempre em cima e repor a agua evaporada todos os dias, sempre com agua repousada pelo menos 24 horas.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta, pode ser que seja disso. Vai fazendo TPAs diárias pequenas e medindo o ph porque 8 é muito alto mesmo. Outra coisa, arranja umas folhas de catapa e pinhas de ameeiro os camarões gostam e tambem ajuda com a agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.