O meu primeiro Aquário - Ajuda


cbccardoso

Recommended Posts

Boa noite iniciei-me neste hobbie devido a minha filha, na semana passada(quinta-feira) arranjei um aquario de 26 litros e enchi-o liguei o filtro e o termostato e a temperatura estabilizou entre os 24 a 26 graus, meti o produto water safe a quantidade indicada para a agua metida e fiz o teste do ph, que se tem mantido nos 7.2.

No sabado fomos a casa de uns amigos que lhe derem 6 peixes, 2 guppys, 2 plattys e 2 espadas.

A partir de segunda feira a agua;comecou a ficar um pouco baca; e normal?

Tambem reparei que tenho 2 femeas uma espada e uma platty cheias com a parte de tras da barriga negra e pareciam cheias, agora ja; nao parece tanto e eu tenho medo de ter posto os peixes cedo demais, nao;o fiz o ciclo de azoto.

Eles parecem bem mas estou com receio. O que posso fazer ou é tudo normal?

Obrigado desde ja; pela ajuda.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cardoso,

 

Convinha testar os nitritos antes de colocar os peixes, pois parece-me que quando se dá o "arranque," existe uma subida de nitritos (mau para os peixes), que depois desaparecem por acção das bactérias.

Convinha que pudesses testar também o nível de nitratos.

Quanto à água estar baça, pode ser filtragem insuficiente. Também acontece ao princípio quando se adiciona bactérias, se foieste o caso - se não adicionaste quaisquer bactérias, talvez fosse bom que o fizesses.

Seria bom que desses mais algumas indicações sobre o que tens no aquário.

Convinha era um aquário um pouco maior. Por exemplo 60x30x35(alt).

Suponho que não sejas de Lisboa, com um PH desses. A minha água deve de sair da torneira com um PH mais perto de 8 que de 7.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive o mesmo problema quando desconhecia a necessidade de lavar o filtro com água do aquário, ao lavar as matérias filtrantes com água da torneira matei as bactérias.

Felizmente, no meu caso, foi num aquário de tartarugas que aguentam maiores variações de parâmetros, com peixes pode correr mesmo mal.

 

Sugiro TPA urgente e frequente até estabilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive o mesmo problema quando desconhecia a necessidade de lavar o filtro com água do aquário, ao lavar as matérias filtrantes com água da torneira matei as bactérias.

Felizmente, no meu caso, foi num aquário de tartarugas que aguentam maiores variações de parâmetros, com peixes pode correr mesmo mal.

 

Sugiro TPA urgente e frequente até estabilizar.

Bom dia, mas eu ainda não lavei o filtro, como só montei o aquário na quinta feira passada acho que ainda é cedo para o limpar, estou certo ou tenho de o limpar já?

E o TPA se fizer já não chego a completar o ciclo de azoto, a agua está baça mas é muito pouco espero mais uns dias a ver se melhora ou faço já?

Cumprimentos e obrigado pelos concelhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cardoso,

 

Convinha testar os nitritos antes de colocar os peixes, pois parece-me que quando se dá o "arranque," existe uma subida de nitritos (mau para os peixes), que depois desaparecem por acção das bactérias.

Convinha que pudesses testar também o nível de nitratos.

Quanto à água estar baça, pode ser filtragem insuficiente. Também acontece ao princípio quando se adiciona bactérias, se foieste o caso - se não adicionaste quaisquer bactérias, talvez fosse bom que o fizesses.

Seria bom que desses mais algumas indicações sobre o que tens no aquário.

Convinha era um aquário um pouco maior. Por exemplo 60x30x35(alt).

Suponho que não sejas de Lisboa, com um PH desses. A minha água deve de sair da torneira com um PH mais perto de 8 que de 7.

 

Cumprimentos,

 

José

Não comprei nada para fazer o teste dos nitratos, só comprei os testes para o PH, teste que aconselham para isso?

O filtro é de cerca de 300 L/H no aquário de 26 lt acho que é o suficiente certo?

Quando iniciei tudo na quinta feira passada passado 24 horas meti comer para os peixes para nas baterias mas não meti mais nada, acha que devo esperar mais uns dias para ver o que acontece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Cardoso,

 

apenas quis fazer uma analogia com um problema semelhante, se não houver bactérias no aquário, ou no filtro, a água fica com esse aspecto....

 

Deves fazer TPA com urgência, o mais certo é o ciclo não estar completo e o que se segue é um pico de nitratos que é altamente tóxico para os peixes.

 

Não limpes o filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma emergência, tens por exemplo o Toxicec da Sera.

Se és de Lisboa, podes arranjar um pouco de água do aquário e eu testo os nitratos.

Entretanto comprava o Bio Nitrivec, por exemplo, e colocava um pouco no filtro e na água da mudança parcial.

Tenta dar apenas comer suficiente para os peixes não passarem fome.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ter feito a TPA acho que a água ficou melhor, agora o que eu acho estranho é que eu tenho duas fêmeas (Platy e Espada) que pareciam estár gravidas, ambas tinham a barriga negra por baixo na zona de trás e notava-se especialmente numa que estava cheia e agora já não se nota tanto.

Será normal? Poderam ter perdido os filhos?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pode dáre-se o caso de elas ter defacto os filhos,e estarem escondidos

no meio das plantas,como são muito pequenos o instinto faz com que se

escondam,para não serem comidos,tens que ver bem,por todo o aqua,

ó então os pais comeram os pequenos.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

c4324a0ac5944f978b0d1b684bf284d8.jpg91851879d95e6c3b8025e70473bced83.jpgb091fb287fc6ca5be13cf320d7113400.jpg

Boa noite como disse anteriormente gostava que me ajudassem a dizer se estes dois peixes estão grávidas ou não a que está na ultima foto já esteve bem mais cheia e com a barriga negra. O que me dizem?

Cumprimentos

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.