joana-ferraz Publicado Fevereiro 12, 2015 Publicado Fevereiro 12, 2015 Boa tarde. quero montar um aquário com as seguintes medidas 40x40 e fundo de 20 tem uma forma hexagonal na parte da frente. Eu queria colocar plantas de manutenção baixa, o meu problema é a iluminação, visto que o aquário tem uma lâmpada de halogéneo pelo que já percebi não é recomendada. A minha casa apanha bastante luz todo o dia, o problema é que tipo de iluminação posso usar e como adaptar, também ja comprei substrato fértil da Sera. Gostava mesmo de pela primeira vez ter um plantado mas não sei qual a iluminação correcta. cumpts Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 12, 2015 Publicado: Fevereiro 12, 2015 Olá Joana, Eu começei nisto há pouco e não sei quais os melhores tipos de lampadas. Também, como em tudo, uma luminária tanto pode custar 30 Euros como 300. Tendo em conta o tamanho do aquário, acho que um daqueles candeeiros com clip, de uma marca conceituada, seria uma opção a considerar. Há muitas opções no mercado, mas para o teu caso suponho que uns LEDs de 6500K e 24W estaria bem; há quem diga para não utilizar LEDs, não sei qual a razão. Não sei se posso dizer marcas, senão falava-te numa que acho que é boa. Cumprimentos, José Citar
joana-ferraz Publicado: Fevereiro 13, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2015 pois a minha duvida é essa, será que led dá para ter plantas relativamente bonitas? e aquelas lâmpadas fluorescentes indicadas mesmo para o desenvolvimento das plantas? eu possuo uma antiga glo sun glo de 15 w mas experimentei no meu aquário e parece pouca luz, enquanto que com aquelas tiras led parece dar mais luz. Preciso mesmo de ajuda nisto. também já me falaram que a luz para aquário tem que ter o espectro ( penso que é isto) com 3 cores (vermelho azul amarelo) e então as de led também tem? Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 13, 2015 Publicado: Fevereiro 13, 2015 Olá, Existem LEDs com essas características todas, mas estamos a falar de valores na casa dos três digitos. A Zetlight tem luminárias com LEDs brancos, azuis e vermelhos. Citar
joana-ferraz Publicado: Fevereiro 13, 2015 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2015 ok mas qual a vossa opinião para plantados? fluorescente ou led? Citar
Recommended Posts