Quantos peixes max, num aquário de 60 litros? Que espécies?


Dehon

Recommended Posts

Olá,

 

Gostaria de saber quantos peixes posso por num aquário de 60 litros? E já agora que espécies? Gostaria de ter a máxima variedade dentro do possível e respeitando sempre o bem estar animal. De momento tenho 3 cometas.

 

Agradeço desde já ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dehon bem vindo ao forum ;)

A tua pergunta é muito geral... não sei nada do que tu gostas por isso posso fazer uma lista Gigante de peixes :tongue:

 

Preferes africanos, americanos, asiaticos... peixes de cardume? ciclideos? viviparos?

Por isso é dificil responder decentemente

 

Uma coisa te consigo dizer, esses cometas não estão ai nada bem :confused4: são peixes que comem muito, são muito porcos e ficam muito grandes

 

Se quiseres peixes de cardume duas especies que eu aconcelho sempre ahah são os danio rerio e os neon chines!! são autenticos tanques de batalha biggrin.png' alt=':biggn:'> aguentam todo o tipo de parametros e dão-se bem em temperaturas baixas ( tendo em conta que não tens amonia nem nitritos)

 

Num aquario de 60L bem mantido acho que consegues ter uns 12 sem problema ;)

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

Guilherme

  • Votar + 1

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá guilherme,

 

Antes mais obrigado pela intervenção. Vou averiguar essas espécies que mencionas-te. Dentro dos cometas não existem diferentes tipos? Todos eles crescem bastante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que tenho cometas e não me posso desfazer deles... Que espécies poderei então mete sem que haja problema? E que os mesmos em tamanho adulto não crescem muito.


Muito pouco? Porque? Eles são pequenos agora.. É pouco quando chegarem a idade adulta ou já de momento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Aquário 60 litros

Termóstato 100w

Bomba de oxigenação duas saídas ac9003 (para aquários de 50 a 400l) faz muito ruído não a tenho sempre ligada

Filtro cascata (creio que assim que se diz) 250 l/h.

Plantas artificiais

Editado por Dehon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Dehon, 60l é muito pouco para um Carassius auratus, sendo o mínimo aconselhável cerca de 90-120l por exemplar sendo mais correcto falar num aqua de 60x60x60cm. Não quero que penses que digo isto por estar a atirar uma medida à toa mas tem em conta o seguinte:

- Os Carassius auratus, como espécie independentemente da raça, têm todos um potencial genético de alcançar cerca de 30cm de comprimento em adulto (excepto as variantes balão que por terem a espinha deformada e, por resultado disso, terem os órgãos comprimidos no seu abdómen atingem apenas 20-25cm dependendo do grau de deformidade). Alguns exemplares, muito bem tratados podem alcançar os 40cm sem problemas desde que lhes seja dado espaço devido e alimentação abundante.

- Tem também em consideração que se trata de uma espécie pelágica, ou seja, em estado selvagem nada livremente na coluna de água, um pouco como as sardinhas e carapaus no oceano, necessitando de um bom espaço tridimensional para movimentar o seu corpo de potenciais 30cm.

- A adicionar ao estilo de vida pelágico e uma razoável dimensão de adulto, tens o facto de ser uma espécie originária de regiões de climas temperados na Ásia semelhantes ao nosso, onde a água oscila entre quase o ponto de congelação e os 25ºC máximo, o que faz com que haja uma maior quantidade de oxigénio dissolvido na água, fazendo com que o peixe em questão tenha necessidades elevadas de oxigénio, necessitando de um espaço maior do que um congénere de climas tropicais onde, por a água ser mais quente, há simplesmente menos oxigénio dissolvido, logo tem menos necessidade em termos de volumetria.

- Para complicar um pouco mais o cenário é uma espécie essencialmente detritivora/herbívora o que faz com que produza quantidades colossais de excremento para um peixinho do seu tamanho (um pouco como olhares para o que um cavalo e o que um tigre, ambos com 200kg, produzem em termos de excrementos: o tigre produz sempre menos pois a comida que ingere é mais nutritiva logo retém mais nutrientes do que come do que o cavalo que 70% do que come é excretado por ser simplesmente indigesto). Isto explica o porquê da água do teu aquário ficar turva em tão pouco tempo.

 

Podes ainda dizer "Oh Bangai mas eles ainda são pequenos falta muito para que cheguem a esses 20-40cm de que falas", mas aí digo-te o seguinte: nesse aquário não chegam nem nunca irão chegar aos 20cm pois com condições tão adversas eles terão o seu corpo atrofiado dado o espaço confinado onde habitam, sendo que também não alcançarão os 20 a 30 anos de idade normais para a espécie por esse mesmo motivo. Não quero que penses que te estou a fazer uma crítica destrutiva, apenas te estou a alertar para uma série de factos que normalmente os lojistas não alertam porque ou não têm consciência desta realidade ou simplesmente lhes sai mais lucrativo terem um cliente que ao fim de 2 anos a comprar comida seca para o seu peixinho dourado que durou mais que o normal nos globos vem lhes comprar outro peixinho dourado porque o dono pensa que morreu de velhice. Digo-te, pessoalmente aconteceu-me o mesmo com um Synodontis eupterus que comprei em 2003 pensando que estava a comprar um Synodontis nigriventris, diferença: o S. eupterus atinge entre 20 a 25cm em adulto, um nigriventris excecionalmente grande atinge os 10cm. Resultado, quando o S. eupterus atingiu os 10cm no meu aquário de 90l ao fim de 9 anos dei-o ao Aquário Vasco da Gama, e hoje ele vive lá feliz num tanque de 500l de ciclideos do Malawi e hoje tem os seus impressionantes 20cm de corpolencia. Tive pena mas sei que lhe dei um destino melhor que o que lhe podia dar nas minhas mãos.

Deixo-te aqui um link dum bom site sobre esta questão das dimensões dos peixes em relação ao aquário e o quão nefasto é para o animal viver confinado a um espaço que lhe é exíguo para que possa viver feliz a sua vida: http://www.seriouslyfish.com/stunted-growth-means-stunted-lives/

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Obrigado pela explicação. Jamais quero que os meus animais como qualquer animal sofra por ignorância do dono. Como foi o meu caso ao comprar. Mas ando já a prever o destino deles uma vez que está mais que provado que não terei as condições necessárias para o manter. Posto isto assim e sabendo que o seu habita natural são lagos. Conheço sítios e até um privado que tem um lago. Irei oferecer o peixe a um desses casos. Ou a qualquer pessoa que tenha as condições para o ter. Embora só os tenham a 2 dias. E já me afeiçoei a eles pois estes são bastantes dóceis, tanto que não preciso de qualquer rede para os apanhar. Mas o que está antes tudo como o referis-te e muito bem é o bem estar animal acima de tudo. Daí qualquer pessoa que tiver condições e estima será uma probabilidade. Agora quanto ao meu "projecto" irei procurar espécies que no seu tamanho adulto não ultrapasse os 5 ; 6 cm no máximo. Gostaria de ter um aquário bastante povoado dentro dos limites. Se tiver alguma sugestão.. agradeço pois eu não percebo muito deste mundo por enquanto. Andei a ver uns peixes e gostei tetra neon cardinal, neon negro, rosacea.. Devido aos seus tamanhos cores e serem de cardume. Vi também que as temperaturas são de 22 a 28 graus. Questão esse peixe a temperatura de 19 20 graus morre? (condiçoes pontuais). Já agora se tiveres algum feedback agredeço.

Mais uma vez agredeço pelo tempo cedido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada ora essa ;)

 

Quanto à atitude que vais ter acho que é a correcta, só alerto para o facto de não os introduzires em lagos, ribeiras ou afins selvagens, pois o Carassius auratus é uma espécie introduzida na nossa fauna dulcequicola que tem efeitos nefastos para as espécies nativas, pois reproduz-se mais rápido, mais cedo, em maior quantidade e ainda compete em termos de espaço com as espécies autóctones (sei que por essa zona, nas ribeiras que dão para o Mondego já se encontra introduzido, mas é literalmente uma politica de quantos menos melhor, pois assim a variabilidade genética da população do Mondego não é aumentada e, ao mantê-la como está qualquer doença nefasta para eles prolifera mais rapidamente ajudando a eliminar esta espécie invasora dado que não houve introdução de elementos novos na população.

Quanto ao aquário acho que sim, espécies com uma máximo de 6cm seria o ideal, pois assim têm 10x o seu comprimento máximo para nadarem. Se queres ter espécies tropicais de cardume, não te esqueças que quando se aconselha um minínimo de 5 exemplares por espécie estamos a falar do mínimo absoluto para se formar cardume, sendo que o ideal ronde os 10 exemplares de cada. Com isto em mente, apontaria para espécies realmente anãs, na casa dos 3-4cm de máximo absoluto em adulto, como os Hyphessobrycon amandae, qualquer espécie do género Celestichthys e Boraras, ou ainda, voltando aos tetras, os do género Paracheirodon (tens o Paracheirodon simulans que é como um mini-tetra neon fazendo um bom contraste com outras espécies igualmente coloridas).

Colocas e bem a questão da temperatura. Primeiro aconselho-te a veres qual o mínimo absoluto e máximo absoluto que o teu aquário atinge sem termostato, assim tens a noção do quão oscila a temperatura, depois vês que espécies se sentem bem dentro desses parâmetros, pois nem todas as espécies provenientes de regiões entre os trópicos são de clima tropical (o caso do Celestichthys choprae agradece inclusive a uma certa oscilação térmica sazonal), já para não falar que quando se diz "deve-se manter esta espécie entre 22-28ºC" não quer dizer que chega aos 21 ou aos 29ºC e o animal "bate a barbatana", essa é uma margem de temperatura em que o animal se sente confortável, podendo tolerar temperaturas mais baixas e mais altas, cerca de 2-4ºC para cada extremo, mas claro depende muito da espécie, local de origem, etc. Sobre isso deixo-te aqui um artigo e para pensares um pouco sobre isto: http://www.seriouslyfish.com/whaddaya-mean-too-hot/
Pessoalmente, mantenho em casa, hibridos de endler com guppy, killis e ciclideos do Malawi a temperatura ambiente que não vai a baixo dos 17-18ºC, mas se vires na literatura, parece quase que estou a massacrar os bichos, contudo a realidade é que eles medram nestas condições pois no verão os aquarios chegam aos 28-30ºC e não tenho como os refrigerar. A única diferença significativa que noto é na quantidade de comida que comem e na taxa de reprodução que chegando aos 18-20ºC dependendo da espécie cessa por completo, porém os hibridos de guppy com endler ainda esta semana me deram 39 crias, por isso... ;)

 

Espero que tenha sido útil.

 

Abraço,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a ver que és um poço de conhecimento. Obrigado por todas as informações. Eu agora vou ver cada espécie que mencionas-te e ver a compatibilidade entre elas. Pretendo algo bastante colorido e tropical. Quanto ao meu aquário já verifiquei as temperaturas max e min. Situam se entre 21 a 28.5. Uma vez que durante o dia tenho a bomba de oxigénio com duas saídas a trabalhar e acho que faz a diferença porque faz circular melhor a agua. Creio que a nível de temperatura está bom. Entretanto durante a semana comprei 4 tetra neon azul para experimentar. Até agora tem se dado bem com os Carassius auratus. Tenciono compra mais um tetra neio azul. E adicionar mais uma espécie compativel.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.