Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, tenho um aqua 100*40*40 (160 litros brutos), iluminação t5 x2 39W e filtro jbl e1501, que estou a pensar fazer uma remontagem.

Gostava de envergar para um biótopo do Alto Amazonas

Espécies que gostava de manter

Principais
Apistogramma cacatuoides Cichlidae 3x
Acará Disco - Symphysodon discus Cichlidae 3x (posteriormente)

Fundo
Coridora Panda* - Corydoras panda Siluriformes
Limpa-vidros e Comedor de algas - Otocinclus arnoldi

Cardume

Peixe-Lápis Anão - Nannostomus marginatus Characidae

Que que acham?

A nível de substrato tenho areão negro inerte de 0.7-1.0 mm para a zona de plantas, que irei complementar com areia filtro de piscina para as zonas sem plantas, também estou a pensar comprar substrato fértil para ajudar as plantas no seu bom desenvolvimento.

As plantas que tenho de momento são as seguintes:

Limnophila sessiliflora
Ceratophyllum demersum 'Foxtail'
Microsorum pteropus 'Windeløv'
Anubias barteri var. nana

Cabomba caroliniana
Limnophila aromatica
Rotala 'Green'

Para a decoração tenho tronco e rochas basálticas.

Algumas são susceptíveis de mudança, por não se enquadrar no biótopo, alguma ajuda no layout e sugestão de plantas?

Editado por Yuny Dias
Publicado: (editado)

Boas,

Se queres um biótopo rigoroso dessa zona, as unicas plantas que tens que se adequam são a Cabomba e a Ceratophyllum. No entanto existem muitas outras que encaixam, como inúmeras especies de Echinodorus, Sagittaria subulata, musgo "Xmas", etc. Deixo um link onde poderás ver muitas espécies de cada biótopo. Contudo há muita gente que te dirá que apistogrammas e discus habitam águas com quase nenhuma vegetação, sendo a decoração exclusivamente feita por troncos.

Neste site também tens muitos exemplos de biótopos que são sujeitos a avaliações rigorosas e que te podem dar ideias. Este por exemplo tem algumas das espécies que queres manter.

No blog da minha asinatura também verás um exemplo de um biótopo diferente (para ramirezis) que mantive durante uns tempos.

Espero ter ajudado.

Editado por Joaoavo
Publicado: (editado)

Boas,

Se queres um biótopo rigoroso dessa zona, as unicas plantas que tens que se adequam são a Cabomba e a Ceratophyllum.

Obrigado João, não é um biótopo muito rigoroso, é uma aventura pela bacia sul amazonica, plantas posso sempre tentar algumas trocas por plantas originários.

o tipo de layout que pretendo terá uma área não plantado que representara cerca de 65/70% do aquário por isso os discos ano terão problemas de movimentação, a area plantada é para proporcionar esconderijo aos peixes mais pequenos e aos apistos em caso de assustarem e tal.

O aquário terá a disposição assim (foto do aquario de um membro aqui do forum), mas só com o tronco do lado direito e algumas anubias na parte de frente do tronco.

2lcbpk4.jpg

Já tinha dado um salto nos layout's da AGA, mas eles lá nãp obtemos muita informação do tanque mas é bom a nível de layout, a nível de informação depende muito do participante, ate já tirei umas ideias de la.

Editado por Yuny Dias
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!