I7ark_Maul Publicado Janeiro 15, 2015 Publicado Janeiro 15, 2015 Bom dia, chamo-me Hugo Reis, tenho 31 anos e sou de Mafra. Comecei este hobby no passado Sabado (dia 10 Jan 2015), pois ofereceram-me um auqa de 30 L no Natal (eu sei que é pequeno), mas para começar é melhor que nada... Tenciono montar um aqua com plantas de facil manutenção, e inserir peixes de acordo com a litragem disponivel (sensivelmente 25L). Primeiro vou escrever as caracteristicas do aqua,e depois os problemas: Aquario: Juwel Vio 40 40x30x26 (30L +/-) Filtro: Juwel bioflow mini 280 l/h Termostato: Juwel 50W Iluminiação: Led Stock 5W Novalux Já coloquei no aquario: Substracto: Nautre Soil Oliver Knott 3L Tronco: Raiz de Tanganyica 20cm +/- Pedras: 3 rochas vulcanicas agarradas ao tronco, que mesmo depois do tratamento, ainda flutua Flora: Apenas uma Anubia Nana agarrada ao tronco, mas tenciono por mais (aceito sugestões) Fauna: Ainda nada, pois o aquario está a ciclar. Pondo as caracteriscas, coloquei o aqua a ciclar no passado Sabado dia 10 Jan, com a agua devidamente acondicionada, e coloquei Nutrafin Cycle para iniciar o ciclo nos primeiros 3 dias, como recomendam no frasco. Fiz os testes à agua da torneira, e o PH da agua ronda os 6.8. Ao fim de dois dias de ciclo, decidi fazer o primeiro teste à agua do Aqua,e quando não é o meu espanto, e tenho a agua com Ph 5. Decidi fazer uma TPA de 10%, para ver se aumentava um pouco o Ph, mas ontem voltei a fazer o teste e o Ph continua nos 5. Fiz mais uma TPA ontem mas desta vez de 20%, e hoje ainda não medi os parametros da agua. Será que fiz alguma coisa de errado? O quê? Por favor ajudem-me. Obrigado a todos. Citar
Simão Curval Publicado: Janeiro 15, 2015 Publicado: Janeiro 15, 2015 sei muito pouco mas creio que é normal no inicio! O substrato absorve muita coisa e como nao deves ter tampão tens quedas bruscas de ph. Arranja teste de kh, deve rondar os 5 graus, assim não tens tantas variações de ph. Caso o kh seja nulo ou muito baixo usas um buffer para subir isso. Aconteceu-me o mesmo no meu de 100L, mas como tenho plantas mais esquisitas derreteu-me tudo, 80% das plantas foram pro galheiro ^^ Citar
I7ark_Maul Publicado: Janeiro 15, 2015 Autor Publicado: Janeiro 15, 2015 Ok, então devo aguardar mais uns dias,é isso?? Eu pensei que fosse o tronco ou o substracto. Também não sei se deva colocar inerte para servir de tampão,mas já vi aquas na net apenas com este substracto, logo decidi não colocar nada por cima. É que com este Ph, não vale a pena colocar mais plantas no aqua, porque senão vai tudo à vida... Citar
Simão Curval Publicado: Janeiro 15, 2015 Publicado: Janeiro 15, 2015 arranja um teste de kh ou arranja quem te teste a agua! Não conheço esse substrato, mas na teoria substratos porosos absorvem muita coisa no inicio o que faz baixar o ph, o mesmo acontece com o tronco. Resolves isso com um buffer de kh, tens é de fazer o teste para ter a certeza. Citar
I7ark_Maul Publicado: Janeiro 15, 2015 Autor Publicado: Janeiro 15, 2015 Ok. Eu ja tenho os teste de kh em casa. Logo quando chegar, ja o vou medir. Em relação à buffer, desculpa a minha ignorância, mas o que é isso? Cumps ^^ Citar
I7ark_Maul Publicado: Janeiro 15, 2015 Autor Publicado: Janeiro 15, 2015 Ok,estive a ler, e com bicarbonato de sódio,farei subir a dureza da água e o ph vai por arrasto. Agora, não sei a quantidade que deva por num aqua de 30 Litros. Talvez meia colher de café?? Cumps ^^ Citar
Simão Curval Publicado: Janeiro 15, 2015 Publicado: Janeiro 15, 2015 O buffer que uso é da ellos. Nas garrafas tem as instruçoes, no da ellos é 10 ml por 100L; para 30 litros é fazer as contas Para cada 100L, 10 ml da solução aumenta 0.5º de kh; o ideal é ir metendo com intervalos de 2 dias e não meter tudo de uma vez; Tinha as durezas a zero demorei 2 semanas a meter a 3 graus, o substrato vai absorvendo... Fazer a solução em casa não sei, posso fazê-lo que a minha mulher é farmacêutica e ate conseguia uma produção de boa qualidade, mas é mais cómodo comprar. Citar
I7ark_Maul Publicado: Janeiro 15, 2015 Autor Publicado: Janeiro 15, 2015 (editado) Ok. Obrigado pelas respostas. Daqui a uns dias darei um feedback da situação. cumps ^^ Editado Janeiro 15, 2015 por I7ark_Maul Citar
I7ark_Maul Publicado: Janeiro 16, 2015 Autor Publicado: Janeiro 16, 2015 Bom dia. Ontem quando cheguei a casa, fiz as medições à água, e continuava com ph de 5, e kh de 3. Fiz como foi indicado, e coloquei uma colher de café de bicarbonato de sódio, e o passado 2 horas voltei a medir. Na nova medição, o ph subiu para 7, e o kh para 5. Com estes valores, se´ra que o ph fica estável? Mais uma questão, medi a amónia, nitrito e nitratos, e a não encontrei vestigios de nitritos. Em relação à amónia, tinha pouca e nitratos cerca tinha dentro dos parametros admissiveis. A minha questão é, quando é que posso saber se o ciclo ja terminou?? Apenas tenho colocado nutrafin cycle, como recomendado no frasco, e após os 3 primeiros dias, tenho acrecentado dia sim dia não. cumps Citar
I7ark_Maul Publicado: Janeiro 21, 2015 Autor Publicado: Janeiro 21, 2015 Bom dia. Ontem tive novamente nas medições dos parametros da água, e continua demasiado ácida ( ph de 5.0 +/-). Começo a desconfiar que é mesmo do substrato. A minha questão é a seguinte: O substrato por si só, de inicio é mais rico, logo influência mais a água, mas com o passar do tempo, vai perdendo propriedades, mas passado quanto tempo?? É que já não sei mesmo o que fazer, se espero, se recomeço tudo do inicio... Algumas dicas seriam bem vindas. Cumps Citar
Simão Curval Publicado: Janeiro 21, 2015 Publicado: Janeiro 21, 2015 eu tenho mais ou menos o mesmo problema que tu. Tenho 3L de botom mineral e 15L de terra black natural soil. Baixou-me as durezas kh para 0; Quando fui a loja estava la o Filipe Oliveira que me disse que era normal, disse-me para usar o buffer kh da Elos; tenho usado desde então. De momento tenho ph a 6.2 e kh a 3; uso 2 em 2 dias 10 ml do buffer; aos poucos as coisas vao subindo. Acho que a ideia é essa, ir subindo aos poucos de forma sustentavel. Agora vou tentar meter 10ml todos os dias a ver se sobe de vez, mas ja estou a fazer o tratamento ha 1 mes... Pelas indicações uns dizem para aumentar no maximo 0.5 ºkh por dia, outros dizem 1º; acho que aumentares tanto de uma vez nao é bom... Mas isto é o meu senso comum a falar, ouço e leio varias coisas e faço o meu enquadramento. Citar
I7ark_Maul Publicado: Janeiro 22, 2015 Autor Publicado: Janeiro 22, 2015 Bom dia. Ontem quando cheguei a casa, voltei a medir os parâmetros da água, e continua muita ácida. Reparei que numa anubia nana que adequiri a semana passada, está a aperecer um género de uma poeira castanha (parece terra) sobre as folhas da planta, e também que reparei que tenho algo numa das folhas muito pequeno, esbranquiçado, que se move muito lentamente de um lado para o outro na folha. Penso que seja um physa,mas não tenho a certeza, pois ainda é muito pequeno. Em relação à poeira castanha, não sei se é sujidade se é alguma coisa que a planta tenha... :S cumps Citar
Simão Curval Publicado: Janeiro 22, 2015 Publicado: Janeiro 22, 2015 as minhas também tem essa sujidade que sinceramente não sei o que é e também não me preocupa. Enquanto nao fizeres um tratamento como deve de ser a agua as durezas não vão subir Citar
Recommended Posts