Ajuda para identificar doença - Tetra Cardinal


RicSilva

Recommended Posts

Boa noite

Hoje chego a casa e reparo num Tetra Cardinal a nadar desnorteado e com manchas brancas pelo corpo.

Isolei-o imediatamente mas infelizmente acabou por morrer.

Fiz os seguintes testes:

NH4 = 0 mg\L

NO2 = 0 mg\l

pH = 7.0

Em seguida fiz uma TPA de 30%

Que poderá ser? A Doença dos Neons?

1tetra_zpsf5962ee6.jpg

2tetra_zpsc4e1f06a.jpg



Cumprimentos

Ricardo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que esses peixes tem um instinto de defesa onde simulam estar mortos e perdem a sua cor temporariamente, algo estranho...

 

Das fotos que colocas, parece que ele esta assustado e "simula a morte" quanto às pintas não se ve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive isso nos meus primordios da aquariofilia.. corrigi o pH e n tive problemas!

 

Acidose creio eu... tenta ler um pouco sobre o tema e ver.

 

Na minha situacao na altura tinha testes daqeles rapidos de fita e estava com leituras erradas de pH!

 

Tenta ver se acidose se enquadra no que os teus peixes tem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que esses peixes tem um instinto de defesa onde simulam estar mortos e perdem a sua cor temporariamente, algo estranho...

 

Das fotos que colocas, parece que ele esta assustado e "simula a morte" quanto às pintas não se ve...

 

Não sabia desse facto.

 

Mas como cheguei a casa e dei com ele assim penso que não houve razões para ele entrar em stress. Respiração mais ofegante em relação ao outros, isolado do cardume e por vezes vinha a tona muito depressa a nadar em parafuso.

 

Tenho um grande cardume de 23 Tetras cardinais mais 20 tetras Ember com bastastes esconderismos.

 

Hoje ao ligar as luzes encontrei um preso a entrada do filtro (libertei-o e não morreu) e durante o dia reparei que o cardume estava a ficar pálido e comecei um tratamento com SERA Backtopur Direct com receio que alguma infeção bacteriana se esteja a desenvolver.

 

 

 

Só se o problema for mesmo do pH...

Tenho um pH neutro e sei que estes cardinais são selvagens logo querem pH ácido.

Apesar da água da torneira sair com pH de 5.5 ele sobe para 7 ao longo da semana até nova TPA.

Uso JBL Manado que apesar de dizer inerte a mim aumenta o pH.

 

 

Se for preciso mais informações acerca do aquário perguntem por favor!

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao me parece q o problema venha do ph nesse caso... tenta ver se a agua acida das TPAs nao esta a causar essa situacao!

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não tenho pedras. Só tenho o substrato fértil e o Manado. Tenho também 1 tronco grande e 2 pequenos.

 

Antes tinha areia de sílica e tinha o pH a 5.5, o mesmo a saída da torneira. Desde que mudei para o Manado é que tem subido ate 7/7.5 e estabiliza.

Julgo ser do cálcio presente no Manado que está de certeza associado a hidróxidos.

 

Quanto aos peixes hoje notei uma melhoria no comportamento e cor. Parece que o antibiotico está a fazer bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais