O meu 1º Aquario de Agua Quente 60L


Vasco Florêncio

Recommended Posts

Boa noite Pessoal

Venho aqui apresentar o meu Projecto.
Dediquei me á aquariofilia devido ao meu filho de 2 anos ficar "louco" com os peixinhos e eu ter já algum interesse e fascínio por este Hobby.
Aproveitei o facto de um amigo meu não utilizar um Aquário TETRA de 60L de Agua Quente e dado não o usar, decidi ficar com ele.
Quanto ao projecto Propriamente dito :
Aquário
Dimensões: 57 cm comprimento x 35 cm Largura x 30 cm de altura.
Capacidade: 60 litros.
Aquecedor automático Tetra HT 50 (50W). Ajustável entre 19 a 31 ° C, com intervalos de 0,5 ° C
Filtro interno Tetra EasyCrystal cerâmica Sera Siporax
Lâmpada Fluorescente de 15w da OSRAM
Decoração:
  • JBL MANADO
  • 2 Troncos
  • 2 Plantas (Anubia Anã e Microsorum Pteropus)
  • 2 Rochas Vulcânicas e mais uma decoração que me foi dada pelo antigo dono.
  • Fertilizante JBL KUGELN
(Agradeço o auxilio e a Teoria ensinada pelo Fernando da AquaHobby)
Material Plástico devidamente lavado.
1 Ânfora plástica
1 placa\Sinal
1 Destroço Naval
Vou tentar fazer um Aquário Comunitário.
Neste momento encontro-me na Fase do Ciclo do Azoto para posteriormente adicionar os peixes.
Cometi algumas falhas de principiante, que foi prender as plantas ás rochas e troncos com linha de costura normal , que tenciono retirar antes de colocar os peixes e em que espero que as plantas já estejam seguras ás rochas e troncos.
Não consegui ferver os troncos dado não ter tacho para o tamanho que têm de forma a acelerar o processo de não flutuação dos mesmos e dai ter esta disposição visual para conseguir ter tudo submerso no fundo do Aquário.
Vamos a fotos:

IMG_20141209_204909_zps64810df4.jpg

 

Aceitam-se criticas e sugestões.

 

Cumprimentos

 

Vasco

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Pessoal

 

Segue um update ao projecto!

 

Adicionei no Domingo 6 NEONS adquiridos na Aquahobby.

 

Novamente agradeço ao Fernando.

 

Algumas sugestões?

 

Tenho os troncos a ganhar aqueles fungos brancos, tipo algodão,existe algum peixe que me ajude a "Limpar" este cenário?

 

IMG_20141215_205048_zps9a0699de.jpg

Editado por Vasco Florêncio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que colocaste os peixes demasiado cedo! vamos a ver se eles não se ressentem. (isto porque o ciclo não devia estar feito, e atendendo meramente as datas dos post com diferença de 6 dias, o ciclo não se faz nesse tempo, 30 dias no minimo.)

 

A nível estético eu colocaria uma cartolina preta no fundo. Este pequeno detalhe faz uma ENORME diferença.

As linhas de costura não são tão graves quanto isso... vão acabar por desfazer-se. Eu já as usei, não as retirei, e não tive problemas.

Gosto dos troncos, só não gosto dos enfeites plásticos... para mim saltava tudo fora. Aposta em mais plantas, que podes comprar baratinhas aqui no fórum, e tira essa 'cangalhada' plastica. :P

O aquário tem bom potencial, só precisas de ajustar uns detalhes.

 

Outra coisa, quais são os parâmetros dessa água?

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Ric.Gomes, os peixes até ver estão se a aguentar muito bem e viçosos!

 

Alimentam-se e mexem-se bem e em cardume,

 

Fui acompanhado e pedi conselhos ao Fernando da Aquahobby fiz testes em casa de ph e amónia e voltamos a repetir na loja e ele confirmou o bom estado da Agua.

 

Recomendou-me e pedi peixes resistentes, dai os NEONS.

 

Já tinha pensado na cartolina ou vinil escuro pois acho que dariam outro elan ao interior do Aquário,

 

As plantas troncos e pedras foi o mais básico e de fácil manutenção que podia ter e pedi.

 

Que plantas recomendas de fácil manutenção para um noob? Estou a pensar comprar outras decorações lá mais para a frente assim como mais peixes que "combinem" bem com os existentes.

 

Temos combinar um café já que somos vizinhos :P

 

Que ajustes ou toque lhe darias (ao Aquário :) ).

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os principais ajustes sao os que ja referi!

 

Cartolina, plantas (anubias, feto de java e musgos) e por fim retirar os plasticos.

talvez mais um tronco mas terias de pensar mt bem no enquadramento!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update!

 

Morreu o mais pequeno e fraco dos Neons, nem se alimentava...

 

Tenho em desenvolvimento algumas physas mas já comecei a "limpar", alguém interessado em ter algumas? posso entregar em Mão em Lisboa.

 

Tenciono comprar mais um tronco e quiça uma pedra de forma a mudar o layout.

 

tenho de ver se arranjo o feto de java e o Musgo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião mete aí uns guppys, mollys, platys algo do genero e em 1 mes ou 2 já tens bastantes, são peixes que reproduzem muito rápido, por norma 1 macho para 3 femeas.

Precisas de mais plantas verdadeiras, depois é só esperar.

Pena seres de lisboa, senão eu arranjava te isso porque vou mudar tudo no meu de 300l.

Eu como tenho plantas por todo o aqua permite me ter camarões com peixes, comecei com 20 camarões ja vendi uns 200 e ainda tenho mais de 500.

Boa sorte nesse projeto

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem um pouco o off tópic,mas no meu aquario coloquei á uns meses cartolina preta atrás,não sei se é impressão minha mas esse vidro ou seja a traseira do aquario tem o vidro mais verde que os outros que não estao tapados,é mesmo assim ou foi coincidência?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco, apenas vou reforçar o que o pessoal já disse: Aposta em plantas de manutenção fácil - Anúbias, Feto de Java ou até musgo amarrado no tronco! Cria um efeito espectacular!

@ricardo32: caso tenhas camarões a mais aceito de bom grado uns 5/6 portque estou a ciclar um aquário que vai ser só de camarões :) eheheh

 

Cumprimentos a todos,

Diogo Amaral

Editado por D10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Pessoal biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Como isto está muito parado, vamos dar um pouco de movimento ao meu Projecto.

 

Update:

 

Fauna neste momento tenho:

 

5 Neon Tetra

3 Tetra Fantasma

3 hyphessobrycon ornatus

3 Danios Kyathit

1 Corydora Strebai

 

 

Flora:

 

1 "Anubia"

1 "Ambulia"

1 microsorum pteropus

 

Decoração:

 

Retirei tudo o que era decoração plástica, deixei ficar as pedras e os troncos, assim como comprei mais 3 troncos para adicionar ao aquário de forma a fazer uma decoração em "suspensão".

 

Posteriormente irei colocar fotos. :cool2:

 

 

Alguma recomendação da vossa parte, aceitam-se inputs e sugestões de melhoria :):dance:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo há noite tiro uma fotos ao Aquário, com os seus novos inquilinos e coloco aqui para opinarem, devido a um problema tecnico (falha do termostato) tive de comprar um novo da Tetra de 75W.

 

Futuramente estou a pensar comprar um filtro externo,para este setup que recomendam?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro externo é sempre outra louça, mas dependendo da capacidade do interno e da quantidade de peixes Vs quantidade de plantas, o interno pode ser suficiente... Quantos litros hora faz esse filtro? Tem cerâmicas ou apenas esponja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco

 

Desde já parabéns pelo projecto tem tudo para ficar muito bom.

Recentemente também reiniciei o hobbie da aquariofilia e tenho aprendido muito aqui no forum.

 

Em relação ao filtro também tive a mesma duvida mas depois de muito pesquisar resolvi investir um pouco mais e comprei um Ehein ecco pro 130 e acho que foi a melhor coisa que comprei para o aquário.

 

Se estiveres interessado no futuro em injectar CO2 para as plantas eu fiz um reator caseiro low cost que está um espetáculo... biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Vê aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=239072&hl=

 

Parabéns e continuação do bom trabalho

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Pessoal

O filtro que tenho é o que vinha de origem com o Aquario ou seja um Tetratec easycrystal filter 300 .

Já apliquei uma Cartolina preta como fundo.

 

Tenho em tratamento mais 3 troncos para fazer uma "decoração em suspensão com flora"

IMG_20150216_192314_zps50274372.jpg

 

IMG_20150216_1923291_zps195ca545.jpg

 

IMG_20150216_1922511_zps65f70007.jpg

 

IMG_20150216_1924291_zpsbd043678.jpg

 

Estou com uns problemas:

 

Tenho bastantes sedimentos soltos, aproveitei e limpei as cerâmicas e o filtro com a agua retirada de um TPA.

Aquário a ganhar "verdete" tanto nos vidros como os troncos,acham que uns Otoncinclus ajudavam nas limpezas?

 

Peço desculpa pela qualidade das fotos.

 

Aceitam-se concelhos e opiniões :)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro externo é sempre outra louça, mas dependendo da capacidade do interno e da quantidade de peixes Vs quantidade de plantas, o interno pode ser suficiente... Quantos litros hora faz esse filtro? Tem cerâmicas ou apenas esponja?

 

tenho um TETRA easycrystal filter 300( 300L\H) segundo alguns sites. Tenho cerâmicas (Sera Siporax) como indiquei no inicio do projecto.

Mas penso que não dá vazão á Fauna e Flora que tenho :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vasco,

 

se indicam 300 L/H deve fazer cerca de 200, para 60 litros deveria chegar.... pelo que vi na net, esse filtro é uma espécie de biobox onde se coloca o aquecedor, pode colocar o aquecedor fora do filtro e encher a cavidade com cerâmicas. Também parece ser importante colocar o filtro com a cabeça fora de água, esse tipo de filtro se estiver todo submerso fica com muito pouco caudal.

 

Quanto ao verdete os otto costumam ajudar, no meu aqua as plantas estavam a ficar castanhas e os ottos resolveram.... uma escova de dentes também ajuda bastante na limpeza.

 

As corydoras também ajudam a manutenção, não comem lixo mas comem os restos de comida que os peixes desperdiçam e que acabam por se tornar lixo, além disso são peixes de cardume e tornam-se muito mais activas quando estão em grupo.

 

Boa sorte com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

 

Eu também sou novo nisto, mas acho que começas a ter bichos demais para o tamanho do aquário.

Na minha opinião, seria melhor que tivesses menos uns 4 peixes e que tivesses umas 2 ou 3 corydoras e umas 3 caridinas multidentata.

Obviamente que ninguém gosta de se desfazer dos animais, a não ser quando se faz criação ou o aquário fica demasiadamente populado. Acho que no teu caso, um filtro melhor, pode ajudar a manter a água limpa.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vasco,

 

se indicam 300 L/H deve fazer cerca de 200, para 60 litros deveria chegar.... pelo que vi na net, esse filtro é uma espécie de biobox onde se coloca o aquecedor, pode colocar o aquecedor fora do filtro e encher a cavidade com cerâmicas. Também parece ser importante colocar o filtro com a cabeça fora de água, esse tipo de filtro se estiver todo submerso fica com muito pouco caudal.

 

Quanto ao verdete os otto costumam ajudar, no meu aqua as plantas estavam a ficar castanhas e os ottos resolveram.... uma escova de dentes também ajuda bastante na limpeza.

 

As corydoras também ajudam a manutenção, não comem lixo mas comem os restos de comida que os peixes desperdiçam e que acabam por se tornar lixo, além disso são peixes de cardume e tornam-se muito mais activas quando estão em grupo.

 

Boa sorte com o projecto.

Boas

 

O filtro não está totalmente tapado! a Agua encontra-se quase sempre na marca que lá vem como nível na caixa.

 

Corydora só tenho uma, pensei nos otto mas secalhar já ficam peixes a mais para tanto aquário, contudo usei aqui a http://aqadvisor.come indica-me já ter o aquário quase a 80% do preenchimento...

 

Fico na duvida se invista em mais peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não vai haver problema de comprares mais uma corydora.

Pessoalmente, talvez exceptuando algumas espécies, não sou a favor de ter um peixe sózinho.

Eu também tinha comprado apenas uma corydora. Mas no dia seguinte fui à loja comprar outra.

O comportamento é logo outro :)

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não vai haver problema de comprares mais uma corydora.

Pessoalmente, talvez exceptuando algumas espécies, não sou a favor de ter um peixe sózinho.

Eu também tinha comprado apenas uma corydora. Mas no dia seguinte fui à loja comprar outra.

O comportamento é logo outro :)

 

Cumprimentos,

 

José

Boas

 

De facto acho a Corydora com um comportamento um pouco "eletrico" andando a nadar em alta velocidade para cima e para baixo no aquário voltando depois para o fundo para o que mais gosta de fazer ou seja comer :)

 

Acham que invista por exemplo em mais uma Corydora Sterbai e uns 2 Ottos? para ajudar na limpeza do Aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

um otto deve chegar, eu comprei 3 porque é um peixe de cardume, mas raramente andam juntos.... já as corydoras andam sempre em grupo, não convêm nada colocar uma sozinha.

 

Então tenho de ir as compras!

 

Que me dizem de mais uma Corydora e uns 2 OTTOS?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria ao contrário, 2 cory + 1 otto... o otto trabalha mesmo muito bem, principalmente quando chega da loja onde por norma passa fome...

 

Quando o otto limpar tudo temos que fornecer alimento porque eles só comem algas, eu costumo fazer uma espetada de curgete e deixo ficar cerca de 24 horas dentro de água - convém colocar a curgete no micro-ondas durante 1 minuto com água para amolecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.