September Eleven


Recommended Posts

SEPTEMBER ELEVEN

Nota Prévia: Atribuí este nome a este projecto porque foi iniciado nesse mesmo dia, e acabei por dar conta da data em questão. Achei a coincidência "Sui Generis" e daí que não pensei duas vezes em dar-lhe este nome até por homenagem ás vitimas.

O layout não foi conseguido como pensava. Não consegui traduzir para o aquario o que tinha em mente. Um facto que inicialmente lamentei mas que depressa passou para segundo plano. Estou á aprender e é para isso que este projecto servirá até onde der.
Aprender como as plantas evoluem no seu crescimento, a forma que adquirem, como se replantam, as cores que ganham, e no caso com fertilização própria, que estou a aprimorar. Observando atenta, e diráriamente as plantas e corrigindo a mesma.

Data da Montagem: 11 de Setembro de 2014

Dimensões: 80x40x30 = 96 Litros

Odyssea Dual Pro T5HO Series 90/120, 2x 39W (Lampada de 6500 K frontal, e de 8000 K posterior)

Filtro Eheim Eco Pro 300
Como Bomba de circulação uso a cabeça Sera 120 de 700 Litros / Hora totalmente livre de qualquer esponja filtro ou cerâmicas.

Lily Pypes de 12mm
Difusor de 50 MM Aquaeden

16 Litros de Substrato Tropica Aquarium Soil e um inerte amarelo.

Fertilização Estimative Index:

Receita em garrafa de 500 ML (dose diária de 20 ml.)

KNO3 - 26.10 gr
KCl - 8.9 gr
KH2PO4 - 4.3 gr
Mg - 20 gr.

Micros medidos ontem indicavam 2 PPm de ferro.


Fauna: PLatys (4 gerações diferentes), Espada, e Neons, Tetras, Caridinas Japónicas, Red Shrimp, 3 Chanda Ranga e quatro Ottose.

Flora:

Taxiphyllum Spiky / Eleocharis Parvula / Staurogyne Repens / Echinodorus Quadricostatus / Rotala Macrandra / Micranthemum Monte Carlo / Pogostemon Erectus / Limnophila Sessiflora

Injecção de Co2
Fotoperiodo de 8 horas.
Co2 Extintor de 2 Kg com regulador da CO2Art.
Inicia uma hora antes das luzes ligarem e apaga uma hora antes das luzes desligarem.

Ultimas fotos.

 

9hl5iv.jpg

a9mk9f.jpg

wsa8uh.jpg

2iqc27p.jpg

dwcpvt.jpg

vvqko.jpg

2s97mnl.jpg

24phtoj.jpg

34so5yw.jpg

j59qns.jpg

123rs3s.jpg

wvycu1.jpg

351fmki.jpg

6qadyc.jpg

qxjshv.jpg

35inlz9.jpg

2lnv2c5.jpg

2psgdna.jpg

25p2qsm.jpg

34qqtud.jpg

21nejo7.jpg

ejubdf.jpg

2cofvgx.jpg

29cntyp.jpg

i5585f.jpg

359ir0m.jpg

25pnxnd.jpg

Tenho este PROBLEMA DE SEMPRE NAS PLANTAS... que as fotos a seguir mostram melhor.

.

2m85q2q.jpg

2poqkc7.jpg

29x9gzq.jpg

2psgf2c.jpg


2m85q2q.jpg

 

... falta qualquer coisa aqui para as plantas ou há algo que provoca esta deficiência. Só não sei o quê.

E é aqui que solicito a vossa opinião/ ajuda tal como fiz noutros foruns. Todas as sugestões são bem vindas e analisadas.

 

Bem haja a todos.

Editado por Paulo Alexandre Soares
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As quadricostatus sofrem desse mal... provavelmenbte não te falta nada.

Quando plantei a minha ao fim de 4 dia spensei que estava boa era par ao lixo, folhas transparentes, outras a fazer melting etc mas depois ela ganhou vida e agora dispara rebentos por todo o lado.

 

Pelas tuas fotos até nem está mal eu esperava para ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As quadricostatus sofrem desse mal... provavelmenbte não te falta nada. Quando plantei a minha ao fim de 4 dia spensei que estava boa era par ao lixo, folhas transparentes, outras a fazer melting etc mas depois ela ganhou vida e agora dispara rebentos por todo o lado. Pelas tuas fotos até nem está mal eu esperava para ver.

 

Boas Nelson,

 

Ela cresce que se farta. Mas nas condições que disses-te e que se vê. :( Esse é o meu calcanhares. Mas a "Staurogyne" tambem e a Monte Carlo e a Taxy estão iguais. Se fosse só nesta eu até aceitava que fosse da planta.

Já podei varios "Runners" e replantei como podes ver pelas fotos. Já lá vão dois meses. Vou continuar com os parametros que estão mas dá pena.. porque aquele verde fluorescente bonito não aparece nas plantas.

Obrigado.

Bem vindo. Esse projecto está muito bom.

Quantas horas tens a luz acesa?

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

As mesmas que o Co2 = 8

Apenas que o Co2 arranca uma hora mais cedo que a luz e desliga uma hora mais cedo tambem.

Para que quando a luz ligue já haja Co2 dissolvido na agua e o fotoperiodo arranca logo.

O aquario faz "Pearling" todos os dias. Mesmo antes de as luzes desligaram o que é um bom indicio segundo o que se lê.

 

Abraço e muito obrigado aos dois pelo apreço

Editado por Paulo Alexandre Soares

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) :-) :) :-)

É melhor arriscar coisas grandiosas,alcançar triunfos e glórias,mesmo expondo-se a derrota,que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.Roosevelt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

se fertilizas 60 ml de macros por semana, está bom. acho o valor do Fe demasiado alto, tens 2 ppm quando o recomendado é 0,5, deves reduzir os micros. também acho que tens muita luz, esse áqua dificilmente tem mais de 75/80 litros de água (tenho um igual), sugiro que ligues apenas 1 das lâmpadas ou então que reduzas o fotoperíodo 1 ou 2 horas.

 

se tiveres testes de nitratos e fosfatos põe os valores.

 

faz muitas TPA's, são remédio para quase tudo :cool2:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ferreira,

 

Este aquario já sofreu imensas alterações ao longo de mais de um ano até chegar a este "Layout".

 

Já tive outras calhas/filtros/e demais equipamentos e viu-se os resultados. Esta é a calha correcta que me dá 0.7w/ litro com 6500 e 4000 k. Tudo o que for abaixo disto é algas na hora. (Aplicando exactamente os mesmo parametros no restante equipamento)

 

A fertilização de macros está a 70 Ml semanal. A de micros a 35 ML porque têm receitas diferentes mas com o mesmo TARGET. Uso a receita do Tom Barr com um pequeno acréscimo ;)

 

Ferro a 0.5 e garanto-te que as plantas dizem-te logo que têm fome. Está a 2 mas podia reduzir até 1.5 mas não baixo disso.

 

Nitratos ando sempre a niveis de 30 a 40. Depende do consumo das plantas que nem sempre é linear e o aumento da massa vegetal.

 

Tambem não alinho na proporção 10:1 de N por P. Fosfatos estão sempre entre 2 e 3 PPM.

 

O Co2 está afinado em conjunção com o KH e PH seguindo a tabela de referência e mais uma vez acrescido de um pequenino excesso :)

 

Mas não é por isto que a "Echinodorus Quadricostatus" está como está.

 

Adicionei 10 gr. de Magnésio à "EI" e melhorou um pouco.

 

Mas ainda falta mais qualquer coisa...

Esta semana iniciei (pela primeira vez nos meus aquarios) um pouco de CA...

Pode ser pode não ser. Tudo depende da agua da rede.

 

Lá para o final da semana já devo começar a ver sintomas. Ou vejo tudo na mesma.

 

Grande abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Ferreira,

 

Este aquario já sofreu imensas alterações ao longo de mais de um ano até chegar a este "Layout".

 

Já tive outras calhas/filtros/e demais equipamentos e viu-se os resultados. Esta é a calha correcta que me dá 0.7w/ litro com 6500 e 4000 k. Tudo o que for abaixo disto é algas na hora. (Aplicando exactamente os mesmo parametros no restante equipamento)

 

A fertilização de macros está a 70 Ml semanal. A de micros a 35 ML porque têm receitas diferentes mas com o mesmo TARGET. Uso a receita do Tom Barr com um pequeno acréscimo ;)

 

Ferro a 0.5 e garanto-te que as plantas dizem-te logo que têm fome. Está a 2 mas podia reduzir até 1.5 mas não baixo disso.

 

Nitratos ando sempre a niveis de 30 a 40. Depende do consumo das plantas que nem sempre é linear e o aumento da massa vegetal.

 

Tambem não alinho na proporção 10:1 de N por P. Fosfatos estão sempre entre 2 e 3 PPM.

 

O Co2 está afinado em conjunção com o KH e PH seguindo a tabela de referência e mais uma vez acrescido de um pequenino excesso :)

 

Mas não é por isto que a "Echinodorus Quadricostatus" está como está.

 

Adicionei 10 gr. de Magnésio à "EI" e melhorou um pouco.

 

Mas ainda falta mais qualquer coisa...

Esta semana iniciei (pela primeira vez nos meus aquarios) um pouco de CA...

Pode ser pode não ser. Tudo depende da agua da rede.

 

Lá para o final da semana já devo começar a ver sintomas. Ou vejo tudo na mesma.

 

Grande abraço

Boas,

 

Eu também fertilizo mais de 0.5ppm de micros, neste caso fertilizo 1ppm/semana.

 

É engraçado que estas a ter as mesmas algas que eu, porem em plantas diferentes. Eu estou com essas algas nas pogostemon erectus, penso serem algo como na foto, certo?

 

diatom.jpg

Fig. Algas diatomáceas (tirado da net).

 

O que estranho é que apenas há referências de isto ser causado em aquários recentes, nunca em aquários maturados. Se abanares ou passares com o dedo na folha afetada sai certo? Mas depois volta dias depois... É engraçado pois no meu caso também a planta apresenta aspeto saudável porem tem a alga.

 

Relativamente ao CO2, essa tabela é bastante traiçoeira. Visto que pelas imagens tens já o dropchecker aconselhava-te a mandar vir uma garrafa de uma solução com dKH = 4. Posso arranjar um site que vende isso. Existem tutoriais na net de como fazer tu a mistura mas aquilo exige precisão exagerada a meu ver não vale o esforço nem o valor que se poupa por fazermos nos as misturas e continuar nas duvidas...

 

Em nota final: a limpeza realizada no vidros detrás estão a "estragar" um bom aquário! Parabéns pelo aqua :)

 

Cumps.

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia André,

 

Não é dessas algas que tenho. Em definitivo. Não tenho algas no aquario nem nada que se pareça com a foto. Se tivesse isso até me dava um treco ... e partia logo para um Blackout. Isto é mesmo uma deficencia qualquer. Já vi incluso em sites estrangeiros, desde americanos, ingleses, brasileiros, chinocas etc. colegas com o mesmo problema nesta planta. Todos os sintomas absolutamente iguais.

Será da adaptação? talvez.

 

 

Ex:

http://www.aqcenter.net/topic/303-echinodorus-quadricostatus-not-doing-so-well/

 

Aqui uma foto que mostra o problema:

 

2rmb34n.jpg

 

 

Quanto ao Co2 tambem tenho o drop com a solução calibrada de 4DK :) E claro faço tambem a medição pelo KH / Ph e ainda tenho um test da JBL.

Sobre o CO2 não facilito. CO2 é o maior causador de algas.

 

O aquario em si é para deitar fora... num próximo layout vou comprar um novo de vidro mesmo clarinho (um ADA) até porque este tem o vidro cinza e é horrivel. Má escolha..

 

Sobre a tua Pogostemon.. eu já a plantei por três vezes em três layouts diferentes. E nunca tive problemas com ela. Numa das ocasiões levou mais tempo a "disparar" e a crescer mas porque eu cometi um erro. Experimentei desde inicio da montagem do aqua até à 3ª semana apenas introduzir "ADA K" .. a partir do momento que lhe comecei a dar "EI" disparou logo. ;) Ela fica mais Green quanto mais perto vai ficando da luz mas depois a parte debaixo deixa de receber luz e fica mais escura. Tens que a podar cá por baixo para explodir de novo. É assim que faço. De cada poda (porque ela é pé unico) nasce outro braço e o anterior fica lá em baixo. Com muito boa luz que chegue lá abaixo ela já não vai subir tanto mas alarga a folhagem. Ficam maiores. Com baixa luz ela tenderá naturalmente a crescer em direcção á luz.

 

 

Em relação á FERT é como dizes tambem. Prefiro jogar por cima do que estar no fio da navalha. 0.5 é no limite. Se o consumo aumenta chega a zero num ápice e adeus equilibrio. A menos que um gajo ande a fazer testes a toda a hora para estar sempre em cima do acontecimento e corrigir antes que a coisa dê para o torto... e o principio de "EI" é mesmo ter um ligeiro excesso para que não falta nada ás plantas. Excesso esse retirado com a TPA semanal de 50%. O mesmo para os Nitratos. Andar na casa dos 10/15 mg/litro é um risco. A massa vegetal do meu aquario aumenta todas as semanas e de que maneira por isso nunca posso dar valores limites.

 

Iniciei a introdução de Nitrato de Calcio que era o unico sal que não metia na fert. Se a planta não vingar com isto só o tempo me dirá ou alguem que já tenho passado por isto com esta planta... porque luz e co2 está no máximo.

 

Nota: neste aquario nao meti substrato fertil... apenas granulado. E nos outros sempre tive fertil.

 

Há crescimento e é brutal! Não há é qualidade 100%..

 

 

 

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.