Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas tardes,

O meu aquário de 40 litros é composto por:

2 corydoras sterbai (5cm)

1 labeo albino (pequeno (5cm))

4 mollys (1 macho 3 fêmeas (4 a 5 cm cada))

Temperatura: 25º.

Já tenho o aquário à quase um ano (incluindo o filtro).

Tudo menos as corydoras foram comprados à uma semana.

Mudei 50% da água ontem, e limpei o filtro mecânico com água do aquário.

Uso água de furo que nunca viu cloro na vida.

O meu test kit ontem (antes da mudança de água) indicava que os nitratos estavam entre 25 e 50 ppm (e por isso mudei a água), e os nitritos a 0... Parece-me que a filtragem esta em condições.

O meu problema é o seguinte, ontem o meu Labeo começou a atacar as mollys, ele parece que esta hyper activo :/.

As minhas duas fêmeas molly laranjas estão o tempo à superficie sem sair do sitio (daí o teste e a mudança de água):

0v1fV1i.jpg

A um ano quando tinha so guppys e as corydoras, as fêmeas guppy começaram a ter a mesma reação que as mollys, e passado 1 semana morreram :/, nunca consegui entender o que se passava. Alguém faz alguma ideia?

Tenho uma fêmea branca que parece que tem ich:

VVMbQ0Y.jpg

Alguém consegue conferir que é mesmo ich?

Entretanto, visto desconfiar de que ela tem ich, retirei a fêmea do aquário, assim como o Labeo (cada um em seu sitio), para ver se as fêmeas laranjas estão apenas estressadas.

Alguém tem algumas dicas para me ajudar?

Para tratar o ich posso subir a temperatura para 28/29/30?

Sei que se costuma meter um pouco de sal também, mas vi algures que as corydoras e o sal não se dão muito bem... Ou recomendam outro tipo de tratamento?

Obrigado,

Abraço

Editado por João Silva
Publicado:

Aparentemente tirar a Loach resolveu o problema das molly estarem à superfície... Era mesmo stress... Agora tenho de ver o que faço com a Loach. Provavelmente vai ficar sozinha à parte até ter tamanho para se juntar à minha tartaruga corcunda do Mississípi.

Reparei que o macho molly também já tem ich... Já devem estar todos contaminados voltei a colocala junto de todos, acho que vou é comprar o produto para tirar isto e está a andar.