Ciclo testes


ricardo32

Recommended Posts

Boas ainda esta a fazer o ciclo e da os seguintes resultados, no3: 100 no2: 5. Gh: 6d. Kh: 6d. Ph: 7.8. Gh e kh acho que estao bons, o ph talvez um pouco alto e quanto aos nitritos e nitratos nao faço a minima ideia. O que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ricardo32,

 

O que deves fazer, como? lol

 

E que tal meteres aqui o setup do aquário em questão, umas fotos gerais, etc...? Ajudaria imenso quem te quisesse ajudar.

 

Quanto ao pH, existem muitos motivos:

- pH da água que usas é alto;

- o ciclo do azoto ainda vai no início, pois com o tempo o pH tende a estabilizar e diminuir;

- Tens algum elemento do tipo calcário no aquário.

 

De qualquer das formas, talvez ajudaria ver o que cada uma dessas letrinhas (gH, NH3, NH4, kH, pH, etc...) representa, para teres uma noção do que possa estar bem ou mal. Por exemplo esse pH é óptimo para ciclídeos de grande portes... Mas se essa água é usada para caridinas por exemplo, talvez te durem 2-3 dias.

 

cumps,

David

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 côcos, 1 tronco, varias plantas, areao preto, fertilizante líquido. Termostato 300w, filtro externo inca turbo jet, iluminação 2x54w uma e tropical a outra tenho que verificar. Uma bomba so de fazer bolhas. Peixes: guppys so 3 adultos o resto tudo crias + crias de mollys e platys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa ânfora, é calcária? Normalmente essas ânforas de aquário são em barro, mas é melhor perguntar e ter a certeza.

 

A água que usas, é da torneira, do garrafão ou da fonte? Qualquer que seja ela, que parâmetros tem?

 

Há quanto tempo foi o aquário montado?

 

Que matérias filtrantes tens no filtro?

 

Porque com o hardscape que aparece na foto, acho estranho caso o aquário esteja já ciclado e a água tenha parâmetros 'normais gerais'.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao esta ciclado, os peixes so estao la por serem resistentes. O aquario está montado quase a 1 mes sem usar acelaradores. As plantas meti metade delas so passado 2 ou 3 dias chegaram mais e hoje mais 3 pés. Os cocos tronco e ânfora so meti a 2 dias. Talvez seja eu que ponha comida a mais e os valores sobem, sou iniciante neste hobbie

Respondendo as tuas questões, acho que e de barro eu perguntei se era so passar por água e na loja disseram que sim. A agua e sempre da torneira e nao verifiquei os parâmetros

Editado por ricardo32
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta te aí um teste muito importante Amónia/Amoníaco NH3/NH4.

Ainda não respondeste às perguntas do dg12

Que água usas ?

Que matérias filtrantes usas?

 

Aconselho-te a dares um saltinho à area dos primeiros passos e leres bem esses tópicos fixos, e ires com muita calma.

Possívelmente com esses valores de NO3 estarás a iniciar a ultima fase do ciclo, mas esses valores de NO2 não são muito bons mas podem estar na fase descendente.

Já fui tarde entretanto já estavas a responder também.

Faz o teste à agua da torneira antes de a colocares no aquário.

e colocas directamente da torneira para o aquário ou deixas a repousar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, peço desculpa tive que sair. Sim ponho a agua da torneira directamente. Acabou na semana passada o aquasafe senao me engano. Agora que falas te foi esse o meu esquecimento testes de amonia. Obrigado pelas respostas. Esqueci me de dizer que o aquario e de 280 ou 300 litros. Troca de agua 30 l semanais. No filtro tenho o normal esponjas grossa e fina, ceramicas e carvao activado. Abraço

 

Editado por ricardo32
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 Litros carregados de cloramina directamente da torneira para o aquário pode provovar imensos estragos na Fauna incluindo as bactérias nitrificantes, aconselho-te a deixares a água a repousar umas 48 horas pelo menos, e não te esqueças de mdeir os parametros da água da torneira para sabers o que colocares lá dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há quem diga que não, mas eu por via das dúvidas espero sempre pelo menos 48H, e o aquasafe não retira só a cloramina, essa evapora ao fim de algum tempo ao ar livre, o aquasafe elimina também alguns metais pesados como o cobre por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok obrigado. Vou começar a fazer isso. O problema vai ser arranjar os testes que faltam. Nas redondezas so arranjo testes ph. Este que tenho ( 5 em 1) era o ultimo na loja. Mas nao achas os nitritros e nitratos altos? Ou será a ultima fase do ciclo? Ou será peixes a mais ainda na fase do ciclo? Bem dizem que tem que se ter paciência, mas as vezes o entusiasmo estraga tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As tiras de teste são difíceis é de verificar a olho nú em comparação com a escala, e isso induz erro. Elas são fiáveis, mas é mais por aproximação do que valor exacto.

 

Eu pessoalmente não uso químicos... Mania minha, mas não digo que não se possam usar, desde que se saiba o que se está a fazer.

 

A água convém no mínimo dos mínimos deixar a repousar durante uma noite num recipiente antes de colocar no aquário, por todos os motivos que o Paulo SS Conceição mencionou. Os valores podem ser devidos a isto:

 

n-cycle.gif

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas e pelo grafico. Vou fazer o seguinte, nao vou mexer na agua durante uma ou duas semanas, e vou tentar arranjar o teste de amonia. Reduzir um pouco a ração e vou fazendo testes. Obrigado abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cortei a ração e de um dia para o outro parece que fiz uma limpeza ao aquario ( mas foram os peixes com a fome talvez). Noto que a água tem tipo um nevoeiro, talvez ainda pó do areão ou qualquer coisa mais, só dá vendo de perto. Ainda nao arranjei testes de amoniaco. As paredes do aquario parece que estão a ganhar uma pequena camada verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.