AJUDA a um novato


Diogotavares

Recommended Posts

Olá pessoal, entrei agora no mundo dos aquários de água quente com o seguinte material:

 

Aquário 60x30x30

Filtro já vinha com o aquário não sei a potência (brevemente vou comprar um de 300L/H)

Bomba de ar Tetra

Termostato 75

Lâmpada 40W casquilho grosso

Substrato JBL

Areia fina branca

Rochas

Musgo de Java

2 plantas que me esqueci do nome (desculpem)

 

Dúvida:

 

Ontem montei o aquario, coloquei o substrato e a areia por cima, as plantas e enchi-o de água, coloquei o Aquasafe e hoje iniciei o ciclp de azoto com o Cycle da Fluvial. Acontece que tenho a água bastante turva, o substrato subiu e agora tenho bocados do mesmo pelo aquário e muita poeira! Hoje já está melhor que ontem mas mesmo assim a água está horrivel, o que faço agora para a água ficar cristalina? Notem que estou no ciclo de azoto...

Outra duvida, é normal o musgo de java espalhar-se pelo aquário? Obrigado pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo a esta grande comunidade.

 

O substrato JBL suponho que seja o fertil aquabasis...

 

Quando dizes que o substrato subiu, referes-te a algumas porções, certo?

 

Que tamanho de camada fizeste de JBL e de areia por cima? Se possível posta uma foto.

 

Se a estrutura se mantém, substrato em baixo e a areia em cima, sugiro uma TPA generosa e alguma limpeza da areia com sinfonagem sem ir ao fundo onde está o subtrato, cuidado com a introdução da água para não agitar...

 

A bomba de ar que referes, tens a pedra difusora enterrada?

 

À partida com uma ou algumas trocas parciais de água e algum tempo a coisa estabiliza.

 

Sobre o musgo de java, tenta fixa-lo as rochas que referes, por exemplo "entalando" nas mesmas... o musgo de java não erraiza, tende a fixar-se a extruturas como troncos e pedras, mas no inicio necessita de uma ajudinha, podes também usar um fio de nylon

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fiz 5kg de substrato e 10kg de areia. Se eu fizer a TPA nao me vai quebrar o ciclo? E se aspirar a areia nao vai ficar pior, visto que a areia é muito fina? A pedra está enterrada com uma parte de fora para sairem as bolhas. Vou "entalar" o musgo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quebrar o ciclo.... Não quebra...

 

E neste momento acho que justifica, aliás, e uma vez que começaste a montagem agora, sugeria que fosse feita a TPA ou as necessárias para a água começar a ficar com menos sedimentos e fazia uma limpeza ao filtro, pois as matérias filtrantes estão a ficar com os sedimentos lá retidos e convinha começar com uma "caminha" limpinha para as bactérias colonizarem.

 

Sugiro que pesquises sobre o Ciclo, TPA e manutenção do filtro...

 

O filtro num aquário ciclado não deve ser completamente limpo isto é, de modo geral deve-se com a própria água do aquário remover alguma sujidade das matérias filtrantes, esponjas cerâmicas etc... pois é aqui que principalmente as bactérias se fixam, água da torneira e o cloro não são bons nesta manutenção.

 

Neste contexto, dizes que brevemente irás mudar de filtro... Tens de ter em atenção que a colónia fixa-se no filtro e das duas 3, ou usas partes das matérias filtrantes do filtro antigo no novo quando o montares, ou usaas os dois ao mesmo tempo sem pressas para que as colónias se estabeleçam no novo também, ou cumulativamente as duas... Ou compras já o novo filtro...

 

O melhor concelho que te posso dar é mesmo pesquisar no forum ou pela net sobre Ciclo, TPA e manutenção do filtro, assunto exaustivamente debatidos e não teres pressa com a introdução dos peixes!

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja andei a pesquisar bastante mas essa duvida nao tinha conseguido tirar, mas se nao quebra o ciclo entao vou fazer uma TPA e aspirar o fundo. Ponho o cycle para quantidade nova de água correcto?

E em relação ao filtro novo, a minha ideia é usar os 2 durante 1 semana e depois ficar so com o novo

Editado por Diogotavares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como referi pesquisa um pouco sobre o ciclo e sobre TPA durante o ciclo e percebes melhor o que quero dizer. A parte que mais pode influenciar é mesmo o filtro e a troca deste por um novo e referes que irás usar durante uma semana... Isso sim pode "retardar" o ciclo pois as bactérias como referi colonizam em grande número nestes, não há problema desde que só coloques os peixes quando tudo estiver estabilizado.

 

Em abstracto o ciclo demora +/- um mês deixo uma imagem que existe na net que ilustra o processo:

 

n-cycle.gif

 

Determinadas bactérias processam a amónia em nitritos e por sua vez este será processado originando os nitratos que podem ser consumidos por plantas e ou reduzido com as normais TPA's regulares, semanais, quinzenais ou mensais e em percentagens também variáveis conforme cada caso.

 

Sobre o uso desse e outros aditivos, as opiniões dividem-se, e podes adicionar mais, mas não é imperativo...

 

Inicialmente e sem peixes, existirá amónia presente na água através da decomposição de matéria orgânica como folhas ou porções das plantas que se soltem e morram, e podes adicionar de quando em vez um pouquinho de comida para os peixes, pois esta ao se decompor também contribui formação de amónia.

 

Sobre aspirar o fundo, atenção! Não digo o fundo, digo a areia e superficialmente, idealmente depois das TPA's e de os maiores sedimentos assentarem no fundo sobre a areia...

 

Em suma, faz as coisas com muita calma sem pressas que todos temos no inicio e terás uma experiência muito positiva e motivante sem incidentes que nos fazem aprender da pior forma e por vezes desistir do hobby.

 

Para perceberes quando do ciclo está concluído, deves fazer teste de amónia e ter 0, deves de fazer teste de nitritos e ter 0 e depois é só controlar os nitratos em função do consumo das plantas e fazendo TPA's

 

Diogo, ressalvo que tudo o que informei é baseado na minha experiência e pesquisa e não sou expert, pelo que espera por mais algumas opiniões ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço-te imenso tantas dicas! Por acaso já tinha olhado para esse gráfico e analisei-o bem para controlar o meu ciclo. Em relação ao filtro, vou ver se será mesmo necessário então, eu só queria trocar porque não sei quantos L/H o meu actual faz, mas se ele veio com o aquário deveria ser adequado penso eu.

Outra duvida, disseram-me para introduzir o primeiro peixe ao fim de uma semana do inicio do ciclo, está correcto ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem diga que um peixe resistente não faz mal e assim a urina e dejectos criam amónia e ajudam a ciclar mais rápido, eu não aconselho, estar a sujeitar o bicho a níveis de amónia...

 

Não tenhas pressa!

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o PH da água da toneira? Foi a que usas-te certo?

 

A areia qual o proveniência?

 

Essas rochas.... Que rochas são? Determinadas rochas ou pedras aumentam o PH...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é normal teres esse PH....

 

Baixar.... Não aconselho o uso de aditivos para esse efeito... Ou usas água de garrafão para encher o aquário e para as TPA's, e assim escolhes uma água com o PH que interessar, o que será dispendioso e pouco prático ou escolhes a fauna para esse PH, penso que será o mais correcto...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À partida e só considerando o PH e a litragem do aquário podes dar um olhinho na secção dos vivíparos, tens por exemplo os Guppys, Platys, Mollys e Espadas

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.