Escalar grande com barbatana "ratada" - ataque ou doença?


Recommended Posts

Boas,

 

A fêmea de um casal de escalares que tenho no comunitário, apreceu-me em poucos dias com as barbatanas numa estado lastimável.

As pontas superiores e inferiores desapareceram e a barbatana caudal está também bastante deteriorada.

Os únicos peixes que poderiam ter causado estes danos são um casal de ramirezis cuje fêmea ultimamemente persegue o macho, mas em relação ao escalar nunca vi grandes problemas excepto uma ou outra perseguição que não chega a tocar-lhe.

 

Há cerca de 1 semana tive um pequeno surto de Ictio que atingiu alguns dos outros habitantes mas não os escalares. O macho está impecável (por enquanto)

Sei que a fêmea tem andado bastante inquieta devido a querer efectuar posturas e neste novo comunitário não encontra a tranquilidade necessária pelo que pode estar afectada por stress e o que poderia indiciar alguma doença fungica derivada deste factor. Acontece que o facto da degradação ter sido tão súbita, deixa-me também a pensar se não terá sido ataque!!!

Alguem sabe o que possa ser?

 

imagejpg1_zps401786cf.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pelo aspecto, e apesar de não conhecer a restante fauna que tens no aquário, inclino-me para o apodrecimento de barbatanas, causado por excesso de bactérias na coluna de água. Recomendo TPA´s de 25 % em dias alternados, com alimentação reduzida, também em dias alternados. Verifica com atenção se mais algum peixe apresenta os mesmos sintomas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

aproveitando o tópico,

 

a mim também apareceu um escalar com as barbatanas completamente roídas ( da noite pro dia), é o único assim

 

existe algum tipo de tratamento para para ajudar no crescimento delas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais