Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Esta é a minha estreia neste forum e venho aqui apresentar o meu lago artificial e tentar obter ajuda para algumas dúvidas que tenho.

O lago está ao nivel do solo, tem aproximadamente 5x5m com 0,5 a 0,6m de profundidade, isolado com lona azul (dos camiões).

Como uma imagem vale por 1000 palavras, aqui vão 2:

23042014297.jpg

23042014299.jpg

Em relação a habitantes, tenho flora, 4 nenufares e 2 espadanas e de fauna, para além dos insectos, 11 peixes, que não me perguntem a espécia, pois não faço a mais pequena ideia. Só sei que são vermelho alaranjado.

Os peixes já la estão desde o final do verão passado e ainda não se queixaram da sua nova casa.

Recentemente coloqueiuma pequena bomba de 3/4'' alimentada por um painel solar. Ou seja, trabalha sempre que há sol, sem gastar energia. A água vai para um pequeno repuxo ao centro e parte segue por outro tubo para uma pequena cascata nas rochas.

A minha ideia é nessa cascata fazê-la passar por um filtro, com esponjas e areia para que a água não esteja tão verde.

É que com a chegada da primavera praticmente deixei de ver os peixes, de tão turva que a água está.

A minha dúvida neste momento é: posso colocar esse meu filtro artesanal sem que isso tenha problemas na reprodução dos peixes?

Quem mos deu têm-os num lago sem qualquer filtragem e diz que eles se multiplicam à grande. O meu medo é que ao limpar água limpe também os ovos, ou peixes pequenos, se bem que o caudal da bomba é irrizório comparado com a quantidade de água...

Bom, aceito dicas e sugestões :)

Publicado:

Boas,

em relação ao teu receio do filtro poder aspirar ovos ou peixes pequenos, sugiro a colocação de uma esponja ou uma meia de senhora na tomada de água do filtro.

Já em relação à água estar verde, ela vai continuar verde, pois isso são algas. Podes reduzir (ou até eliminar) as algas na coluna de água com a inserção de um UV no sistema de filtragem.

• 4 semanas depois...
Publicado:

Caro amigo David

Estou a iniciar-me neste site e, também procuro mais informações sobre lagos e, vida que pode existir nele. Para o seu caso, a água estar verde deve-se a luz e por isso a abundancia de algas. Recolhi informações que, podem ser uteis: colocar plantas Elodia no fundo e, outras flutuantes, desde que não ultrapassem um terço da superficie do espelho de água. Alguns peixes também são úteis no consumo das algas. Veja numa loja da especialidade.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!