Novo desafio: Nano plantado


concreto

Recommended Posts

Boas!!!


Estou habituado a aquários de 100L para cima, mas nunca me aventurei "à séria" na flora, ou seja, nunca me preocupei com os parâmetros para as plantas mas sim para os peixes! Sempre usei apenas areão ou areia nas minhas montagens e nunca me preocupei com co2 ou fertilizantes, apesar de normalmente meter musgo de java e limnophilas (ou cabombas nunca percebi bem a diferença) por conseguir mantê-las sem muita preocupação.


Já tenho 2 aquários de 40Cx25Lx30A para este projecto. Ainda não decidi o layout em concreto mas será algo do estilo nature, com tapete, tronco plantado e uma ou duas pedras. Precisava de ajuda de gente experiente nisto para as dúvidas iniciais deste meu projecto:


- Filtragem


Parece-me que a melhor opção seria um eheim liberty 75, filtrar menos de 30L com filtro externo parece-me exagerado, mas não gosto muito de ver aquele mamarracho ali... Gostava de ouvir a vossa opinião.


- Iluminação


Esta (a de 11w) tem os parâmetros que me parecem apropriados para um plantado deste tamanho, mas não gosto do layout dela, é muito alta:




Queria uma coisa deste género, mas esta não me parece ser boa para plantados:




parece-me mais apropriado uma PLL na casa dos 6000K, mas gosto da calha baixa... Alguém tem sugestões?


- Substrato


Aqui não tenho pista nenhuma, o mercado tem muita oferta.... Preciso de opiniões por favor.


- CO2


Aqui também estou em branco... Se me pudessem ajudar a escolher, ou partilhar artigos sobre a matéria agradecia.


Obrigado e boas montagens ;)

CnC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ora cá vai a minha sugestao.

 

Luz nada de 11w, pois terias uma relação watt por litro muito baixa, e não poderias por plantas exigentes,substracto fértil compravas 1,5l de tropica plant growth e um inierte a teu gosto por cima, (gastavas poucos €) quanto ao co2 encontras usados garrafas da tmc 500gr com redutor de pressao por menos de 50€ ;)

 

Boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito obrigado pelas repostas, esta e a do filtro! :thumbup3:

 

Nada de 11W -> check :thumbup3:

 

Tropica plant growth + inerte -> check :thumbup3:

 

Vou à procura duma garrafa de 500gr dessas. Mas somado a isso, ainda tenho que comprar um difusor, certo?

 

Quanto ao teu filtro, vi a tua resposta, acho que vou mesmo optar por esse e escondo o balde por baixo, no móvel :ph34r:

 

cumps

CnC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.