Muitos detritos no fundo - ajuda


Recommended Posts

Boa noite, recentemente adquiri um novo lar para a minha piranha, no entanto depois da ciclagem feita e da piranha estar no seu novo lar, tenho encontrado muitos detritos no fundo do aquário, que não é da alimentação nem das fezes, por cima da areia tem uma fina camada castanha que provavelmente é sujidade de algum tronco ou rocha mal lavado.

 

O filtro que tenho é home made, utilizei um filtro de água normal e coloquei lá dentro as matérias filtrantes.

A bomba debita 1200l/h.

A mangueira com a entrada de água para o filtro esta sensivelmente a 10 cm abaixo do nível da água.

elemento-filtrante-filtro-agua-purificad

 

Qual será a melhor maneira de resolver a situação?

Aspiro a superficie da areia e os detritos do fundo ou altero alguma questão relativa ao filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, indicas o caudal da bomba mas não indicaste o tamanho do aquário.

Penso que por muito pequeno que possa ser o teu aqua, esse filtro parece-me pequeno para alojar massas filtrante consideráveis.

Já vi esse sistema a funcionar com mais do que um filtro desses ligado em serie.

Outra questão, de quanto em quanto tempo fazes TPA´s (trocas de agua)?

Ao fazer essa troca podes também aspirar essa sujidade do fundo.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, indicas o caudal da bomba mas não indicaste o tamanho do aquário.

Penso que por muito pequeno que possa ser o teu aqua, esse filtro parece-me pequeno para alojar massas filtrante consideráveis.

Já vi esse sistema a funcionar com mais do que um filtro desses ligado em serie.

Outra questão, de quanto em quanto tempo fazes TPA´s (trocas de agua)?

Ao fazer essa troca podes também aspirar essa sujidade do fundo.

 

Peço desculpa, o aquário tem 400L, o filtro é temporário, tento arranjar uma solução para o filtro, visto que não tenho espaço para uma sump, também já pensei na hipotese de fazer um com tubo de pvc, mas a bomba é demasiado grande para por lá dentro. :P

Ainda não realizei nenhum TPA, visto que o peixe está lá à menos de 1 mês.

 

Acho que até arranjar uma solução para o filtro o que irei fazer é aspirar o aqua.

 

Já agora alguma sugestão de filtro diy?

É a primeira vez que tenho um aquário destas dimensões, até hoje sempre utilizei filtros internos, por isso nunca tive este tipo de problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para esses litros só aconselho uma sump ou o ideal é mesmo um bom filtro externo. De qualquer forma se só tens um peixe e o aquário a cerca de um mês o problema deve estar no substrato. Ou foi mal lavado ou está a desfazer-se. Devias colocar mais informacões quando ao substrato que usaste ou o ideal era uma foto dessa sujidade que falas pois até podem ser diatomaceas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso parece-me um mix de alguns detritos de comida com um pouco de diatomáceas.

Isso é perfeitamente normal em aquários que ainda não completaram o ciclo totalmente, vai aspirando quando fizeres TPA´s e não alimentes em excesso que isso vai desaparecendo a medida que o aquário matura.

Quanto ao filtro convinha reforçares essa situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.