Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal, antes de mais, este é o meu primeiro post' e logo a pedir umas dicas, vocês têem aqui um excelente forum!

Vamos ao que interessa, tenho cerca de 15 peixes de agua fria (não sei os nomes correctos) num aquário de 250L (com filtro apropriado) / 20 graus de temperatura e aguinha limpa 2 em 2 meses...

tenho vários tipos de peixe no mesmo aquário mas há um em especial que me deixa com preocupações

IMG_20140315_114253.jpg

Penso que tem a doença da bexiga natatória.

já não é a primeira vez que acontece, e tenho-o "curado" com alguns conselhos que leio "aqui e ali";

ora bem, primeiro de tudo isolamento; (está num aquário à parte com 40L), alteração da dieta e agua limpa..

Acontece que isto tem resultado das outras vezes, sendo que o bixo fica bom em 2 ou 3 dias.. mas agora, alem de já estar assim ha 5 dias, reparo que ele não come nada!

há quem aconselhe a dar ervilhas, (ja tentei mas ele nunca comeu)

ele deve pesar uns 200 gramas.. o bixo é gigante!

Nisto.. que mais posso fazer?

Aproveito e deixo aqui a foto também do meu aquário de 250L :D

IMG_20140315_114311.jpg

Publicado:

Ola.. quanto ao teu "doente" nao sei como ajudar mas em relacao ao teu 250lts posso aconselharte a fazer tpas com maior regularidade... 2 em 2 meses e pouco.. peixes de agua fria ficam gigantescos, 15 para esse aquario é excessivo porque o espaco eventualmente ira tornarse pequeno.

Tpas no minimo de 15 em 15 dias e olha la.... esses meninos de agua fria poluiem imenso com" fezes e urina" que embora agente nao veja esta la a contaminar a agua.

Cumps

Publicado:

bem.. sim, comecei com um aquário de 40L , depois 60... e já vou neste, eles de facto crescem.. e sinceramente adoro ve-los crescer.. tenho um lago no jardim, talvez um dia os ponha lá caso veja que o espaço começa a ser apertado demais...

em relação às trocas da agua, pensava que o filtro tratava dessas situações... alias, a agua mantém-se limpa (ou pronto, aparentemente limpa) por dois meses à vontade e troco-a por descarga de consciência apenas. nos outros aquários mais pequenos tinha a regra de mudar a agua assim que os vidros começassem a ficar sujos. Neste de 250L pouco ou nada ficam sujos..

e com isto, questiono, achas que o filtro nao resolve / limpa a agua?

é que trocar a trocar a agua ou mesmo que seja mudar apenas 100L ... alem de caro, dá uma trabalheira do catano :/

Publicado:

ois

pois.. eu sei que da uma trabalheira do catano :sleep: tambem tenho um de 200lts e troco todas as semanas 50 a 60 lts de agua por isso sei bem o que é..

Mas respondendo a tua questão .. sim.. tens mesmo que mudar a agua mais frequentemente.. muda cerca de 80 a 100lts de 15 em 15 dias para "poupar" algum trabalho.

A agua apesar de não aparentar estar suja, tem urina e fezes dos teus peixes que com esse tamanho são uns senhores "mijoes e cagões".. desculpando a minha expressão :rolleyes: se comprares um teste de nitratos na loja vais ver que vais ter quase de certeza niveis elevadissimos, portanto toxicos para os animais.

O filtro serve para manter a agua em circulação, limpar restos de comida da agua e fazer alguma trocas quimicas e biologicas necessarias á existencia dos animais.. Um bom filtro, com a respectiva colonia de bacterias a trabalhar como deve ser, tal como plantas naturais, ajudam a converter algumas das substancias toxicas geradas pelos peixes (AMONIA - fezes e urina) em outras substancias não tão toxicas.. (nitritos e nitratos) mas não as elimina totalmente e com o tempo vao começar a acumular-se.. não se veem propriamente a olho nu mas podes começar a ver por exemplo os peixes a adoencer :unsure: ou ate mesmo a morrer.

Para eliminares essas substancias/toxicinas da agua só mesmo com as trocas de agua.

Trocar quase o total ou mesmo a totalidade da agua tambem nao se deve fazer :stop: porque te vai desiquilibrar todo o ecosistema já instalado no teu filtro a nivel de bacterias "boas" que te ajudam a fazer as tais trocas toxicas por menos toxicas..

Ja agora e por curiosidade minha,, que tipo de filtro tens nesse aquario?

É que na foto ou não se ve, ou é um filtro externo.. :eusathink:

Peixinhos desses que ai tens são mesmo peixinho de lago :smile2: Pois ficam gigantescos e não ha aquario que lhes chegue em adultos.

Quanto maior o peixe mais come.. mais fezes e urina produz.. mais tpa´s tens que fazer e com maior regularidade.

Essa ideia de ter peixinhos desses em globos de vidro ou aquariozinhos de 20lts é ideia de lojistas a precisar de vender... Normalmente acabam por morrer antes sequer de começarem a crescer e a malta nem se apercebe de que ficam enormes quando adultos..

Conselho pessoal: Mete esses teus peixinhos (peixões) no tal lago, eles vao dar-se melhor desde que a agua esteja em condições (pesquisa aqui nos forum o que é preciso ter em conta para teres peixes desses num lago) e para esse teu de 200lts arranja uns peixes de menores dimensoes.. (não te esqueças de ver as compatibilidades, necessidades e todas essas coisas chatas mas.. necessarias antes de te aventurares).

Tens tudo aqui no site... é so teres algum tempo e paciencia para leres um bocadinho.

Qualquer duvida diz que eu tento ajudar ok?

Abraço :doofywave:

Publicado: (editado)

A Silvia já disse quase tudo, apenas quero acrescentar que não deves limpar o filtro com água da torneira, e sim com a água do próprio aquário, pois ao efectuares a limpeza com água da torneira irás aniquilar toda a capacidade de filtragem biológica que o filtro possa ter. Deverás equacionar a aquisição de um segundo filtro. Podes ver nos classificados e adquirir um usado por um preço razoável. Os filtros são para o aquário, como os nossos rins para nós, e convém ter dois, pois se por qualquer motivo um avariar, continuas com o outro operacional e os peixes não se ressentem. Já no que respeita à matéria filtrante, recomendo que uses e abuses de esponjas, pois são o melhor material para a filtragem mecânica, e sobretudo biológica, pois as bactérias nitrificantes fixam-se aos poros das esponjas e são bastante mais eficazes.

No que toca às TPA´s, a frequência e quantidade de litros trocados depende muito da fauna e da flora do aquário, mas 2 meses é um período muito grande de tempo sem as efectuar. Tenho um aquário de 210 litros úteis, povoado maioritariamente de peixes viviparos, e efectuo um TPA semanal de cerca de 10 a 15 % (20 a 30 litros).

A água que utilizo na reposição sai directamente da torneira, pois a quantidade de cloro que vem da companhia, quando misturada com a água que ficou no aquário, torna-se inócua para os peixes que tenho, pois é diluída em cerca de 90%. Claro que quando efectuo TPA´s maiores (período de férias) aí já tenho de efectuar o tratamento do cloro. As TPA´s nunca devem ser superiores a 50%, e mesmo os 50% só em casos urgentes. É sempre melhor para os peixes efectuares duas TPA´s de 25% que apenas uma de 50%.

Resta-me desejar as melhoras do bicharoco e espero que os meus conselhos possam vir a ser úteis no futuro.

Cumptos.

Maurício

Editado por mauricio1972