Preparação para Montagem


Recommended Posts

Boas,

Tenho o aquário ainda vazio, o qual foi comprado em segunda mão.

Quanto mais me informo das coisas mais duvidas tenho.. lol Mas tenho andado a aprender a medida que posso e consigo mas o bichinho de por o aquário a funcionar está cada vez mais

irresistível, mas tenho medo de fazer alguma coisa mal...

 

Material

Aquário - 120x40x50 250L
Filtro: Eheim Exprience 350
Termostato - Eheim 350w
Iluminação - De momento a ser modificada na Aquaeden

 

Hardscape
-Algumas rochas apanhas no algarve e tronco ainda a comprar

 

Parâmetros

N/A

 

Plantas

Kit Co2 da Aquaristic 2kg (http://fish.aquaristic.net/en/Technical-Equipment/CO2-fertilization/CO2-system-complete/CO2-complete-pant-2000-with-magnetic-valve-reusable-system-2000-with-magnetic-valve.html)

 

Peixes

Ainda não mas já com algumas ideias

Editado por Ricardo Peres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

Quanto às questões técnicas tens o Manual de Iniciação do Nuno Antunes aqui no Fórum que dissipará as tuas duvidas. Vale a pena leres pois é sintético e contém as regras básicas.

 

 

Sugestão: Se te estás a iniciar mantém as coisas simples. ;)

 

 

Flora:

 

Existem inúmeras opiniões e abordagens mas, descomplicando, Fetos e Musgo de Java não necessitam de nada mais para além de um pouco de luz. Anúbias também são muito resistentes e não carecem de "extra-care".

 

 

Fauna:

Existindo excepções, não é boa ideia manteres dois Betas juntos no mesmo aquário, ainda que sejam macho e fêmea.

 

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem com mais informação vou fazer um upgrade ao material e gostava da voça opnião.

 

Iluminação:

Vou ter que fazer mais um upgrade para por mais um Lampada e aumentar os W/L para ver se atinjo os 0.50W/L

 

Termóestato:

Jager 300w http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1601&pageNum_AquarioRS=0&idcat=178&cat=&subcat=&menu=103

 

Plantas:

-Eleocharis sp.

-Monte Carlo

-Anubias nana

-Ludwigia sp

-Vallisneria sp. asiatica

 

Co2:

Acho que vou perder a cabeça e meter este http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2373&pageNum_AquarioRS=0&idcat=247&cat=&subcat=&menu=64

 

Substrato:

Jbl Aquabasic Plus

 

Fertilização:

Micro nutriente Plant grow Premium http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2260&pageNum_AquarioRS=0&idcat=199&cat=&subcat=&menu=70

 

Fertilização de potassio e fosfor individul (ainda não sei onde comprar)

 

Opniões se será o necessario para manter a flora bem de saude e crescimento?

Opniões em geral que achem pertinentes...

Editado por Ricardo Peres
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra duvida na iluminação:

A planta mais exigente em termo de luz que tenho é a Monte Carlo (tapete)
A aquário tem 120x40x50 as luzes estão logo por cima estão 55cm do fundo do aquário

Tenho uma tampa que veio com o aquário e só tem 2 lâmpadas T8 de 38w cada de 10000k e o meu aquário leva 250l neste caso quantos W/L tenho??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz 76 a dividir por 250l e ja ves qtos w por litro.

Lampadas t5 sao melhores para plantas de tapete mas com essa iluminacao tb vai...mas vao devagar.

Mete co2 nisso que vai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um kit que serve perfeitamente, assim por alto acho que se fores tu a comprar o extintor de co2 ainda és capaz de conseguir poupar mais um pouco.

É uma questão de fazeres contas.

 

Não te esqueças é que o Co2 sozinho não faz milagres, tens que resolver a questão da luz e pensar num esquema de fertilização adequada.

Editado por Manuel Resende
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu sei que só com Co2 não me safo, mas já tenho um bom substrato fertil e tb tenho já o material para fertilização com o sistema EI.

 

Em termo de iluminação, é que está mais difícil, por o meu aquário é de tampa e fico limitado por só ter espaço para 2 lâmpadas..

 

De momento estou com 0.32W/L o que não me chega para o que quero, mas com o que vi aqui num artigo que fala no que o vmike falou Lúmen/Litro, e aqui acho que me safo.

 

http://xylema.blogspot.pt/2011/08/iluminacao-de-aquarios-plantados.html

 

Uma lâmpada minha tem:
38w
21000Lm (250x60= 15000k) mais do que preciso
21000Lm/38w = 55Lm/w (60 era o ideal)
10000K

 

mas como tenho 2..

 

Agradecia opiniões..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não entendi bem essas contas, embora tenhas percebido que o que se vende por aí é que o ideal é 60 lumens por litro. Esqueces-te foi de continuar a ler outra fontes para te aperceberes que isso é um guia meramente indicativo. Quanto maior o aquario menor essa regra. Se queres rigor profissional ao milimetro, esquece os watts e esquece os lumens por litro em aquariofilia e mede os valores par. Já há pessoal com esses medidores por aí, talvez consigas alguém na tua zona que te empreste um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mais isso era o que eu queria, mas o meu aquário tem tampa, a qual só leva 2 lâmpadas, o pior é que o meu aquário tem um travamento ao meio em vidro e sem a tampa fica feio porque esse travamento fica a ver-se..

Eu provavelmente vou levar a tampa há AquaEden para ver o que se pode fazer ali

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.