Morte prematura de corydora


Recommended Posts

Boas, há algum tempo que não comprava nenhum peixe, após alguns meses com pouco tempo para tratar do aquário voltei à carga e dei uma grande volta nas plantas e uma grande limpeza geral.

Passado uma semana e após fazer alguns testes vi que estava tudo normal, ph a 6,5 e o resto dentro dos valores normais (no2, no3, gh e kh).

Tinha um neon que resistiu a uma doença que me matou os restantes já há uns bons meses e resolvi comprar mais 5 para lhe fazerem companhia, adquiri também uma corydora julli para juntar ás que tenho.

Fiz o que sempre fiz, meti os sacos no aquário durante 30 minutos com as luzes apagadas, e depois de 15 em 15 minutos acrescentei um pouco de água do aquário e de seguida, passado uma hora e com bastante cuidado retirei os peixes para o aquário.

Os neons ficaram contentes da vida, logo em busca de comida e a explorar o aquário, a cory foi para o fundo na frente do aquário onde ficou por pouco tempo.

Não estive ali a olhar para eles para os deixar mais á vontade mas quando lá voltei reparei que a corydora nadava de forma estranha, parecia estar a ter ataques pois de repente parecia saltar enquanto nadava e escondia-se atrás das plantas, pensei estar um pouco assustada e sai mais uma vez de ao pé do aquário. Passado uma hora e meia de ter inserido os peixes no aquário reparei que a corydora estava no meio das folhas de um feto de java de barriga para cima, pensei no pior e infelizmente os meios receios concretizaram-se, estava morta.

Já me aconteceram coisas estranhas com peixes, de um dia estarem aparentemente bem e ao outro dia estarem mortos, mas nunca me morreu um peixe após 1 hora dentro do aquário, ainda por cima os valores da água estão dentro do normal.

Terá sido stress da viagem da loja para casa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Stress, ou grande diferença nos parametros da agua onde estava para a agua do teu aqua...mesmo com acondicionamento correcto, pode acontecer!

 

Melhor sorte para a próxima, e arranja mais que uma julli, no minimo 4!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, deve ter sido stress, embora não saiba os parâmetros que tinha na loja nunca me aconteceu tal coisa, e os neons que também comprei na mesma loja estão bem, e são pequenos, já a corydora já era maiorzinha.

Só meti uma juli porque já tenho outras 2, mas como tenho muito azar com as corydoras pois já comprei por várias vezes e nunca consigo as manter todas, morrem sempre algumas mas não como desta vez, normalmente até se aguentam algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Só meti uma juli porque já tenho outras 2, mas como tenho muito azar com as corydoras pois já comprei por várias vezes e nunca consigo as manter todas, morrem sempre algumas (...)

 

Junta-te ao clube, de 7 cory pandas, não tenho nem uma!!!

 

As minhas Julli (3) estã a aguentar, mas andam estranhas, pelo menos 1 delas...a melanotaenia está bem e saudável! todas juvenis.

A bronze já adquiri adulta, com 3 anos, está há 2 semanas no aqua e parece bem!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é como a mim, as primeiras que tive foram as panda, de 6 tenho uma, entretanto em outra altura andei á procura de mais panda e nada, acabei por comprar outras, as aneaus, de 4 tenho 1, e mais uma vez, vou comprar corydoras e nem encontro as pandas nem as aneaus, então trouxe a julli para ver se elas de davam mas coitada, acho que nem conheceu as outras.

Existem umas que eu adora, e tinha lá as Black venezuela, mas a 9€ cada e a morrerem como morrem ainda me custava mais.

Enfim, axo k ainda não é desta que tenho um cardume de corydoras a vasculhar o fundo, para muita pena minha.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tens que descobrir o que se passa nesse aqua, eu ando a ver se o meu aguenta estas corys...

 

Black Venezuela vê se a Aquaeden na Malveira tem, pois estavam a fazer uma promoção de qualquer cory a 4,5€ (há cerca de um mês e meio).

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tens que descobrir o que se passa nesse aqua, eu ando a ver se o meu aguenta estas corys...

 

 

Pois, isso é uma coisa que não consigo perceber, não ando sempre em cima do aquário, mas pelos testes que faço não vejo nada fora do normal, se as corydoras panda são as mais frágeis entende-se a dificuldade que tive com as minhas, sobretudo no inicio, embora uma delas já lá anda para mais de um ano sem problemas, tive alguns problemas, sobretudo no verão com a falta de oxigenação da água, tive dias em que de manhã estava tudo á superficie, mas entretanto acrescentei uma bomba de ar e mudei a saida de água de forma a movimentar mais á superficie e resultou.

 

Em dois anos que tenho o aquário já perdi a conta ás baixas que tive, e noto que certas espécies dão-se melhor, é o caso das rasboras, de 7 que comprei tenho 6, sendo que a que morreu foi passado pouco tempo de as ter, as outras lá andam á bastante tempo sem problemas. Os guppies que supostamente são resistentes nunca consegui lá ter nenhum que durasse mais de 2 meses.

 

Vou dar um tempo, se entretanto arranjar mais umas corys vejo o que dá, se tenho lá duas á mais de um ano não deve ser por falta de condições que elas morrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o aqua de 60l montado desde Novembro/Dezembro, as pandas duraram entre 24h a 2 meses...todas eram juvenis.

 

As minhas 13 Rasboras Espei estão lá há 2 meses e sempre saudaveis!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uau que má sorte... se os parametros do aqua estavam normais, então só tens duas hipóteses. 1. já vinham doentes da loja! compraste todas no mesmo sítio? ou então como já disseram os parametros na loja eram muito diferentes dos do teu aquário ...

 

eu tenho uma dupla de corydoras albinas que por azar dos azares viveram com um betta durante um ciclo inteiro e estão rijas que nem pêros!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, foi mesmo má sorte, pior foi explicar ao meu filho que a baptizou logo de pintas.

Enfim, nunca me tinha acontecido, e como disse comprei mais 5 neons na loja, bem pequenos e ainda lá andam.

Em relação aos parâmetros da loja não reparei, acho que não estavam afixados nos aquários como já vi em algumas lojas, mas também não me recordo, afinal corydoras tenho eu. Aquilo foi stress, até porque nesse dia o macho dos platys e as 2 fêmeas andavam malucos, era uma correria e se calhar isso assustou a corydora.

Mas não é a primeira morte parva, no outro dia tinha uma platy mickey mouse morta, era a maior que tinha, nunca lhe vi nada de estranho, no dia anterior comeu com aquela voracidade caracteristica dela e parecia tudo bem. Quando a vejo enfiada entre uma anubia nana e o vidro do aquário achei estranho, afastei a planta e estava morta, anteontem estava o apistograma metido no mesmo sitio, aliás. mais para baixo já no meio das pedras mas vivo. Ontem foi a vez de uma corydora enfiar-se no mesmo local, a auneaus que é bem gordinha, ficou muito quieta e entretanto peguei na pinça grande e afastei a planta e ela saiu. Não entendo porque os peixes grandes se metem naquele sitio, entretanto já mudei a planta para evitar mais mortes, mas continuo a achar estranho pois os peixes em questão são grandes e de certeza que se conseguiam desprender dali, vá-se lá perceber.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais