começo na aquariofilia!


Recommended Posts

Boas pessoal.. o meu nome è Pedro Araùjo sou do Algarve e decidi iniciar me na aquariofilia pois adoro natureza animais.. e nada e mais bonito que um grande aqua na sala hehe..

 

chegou ontem o aqua que encomendei a medida com 135x23x50.. sim eu sei que è estreito mas teve de ser assim para ficar num parapeito janela que tenho na sala..

 

Agora a minha duvida è.....tudo.. apesar de ja ter lido muito aqui no forum continuo com muitas duvidas de como começar pois os não abumdam caso contrario seria mais facil..

 

Estava a pensar para o fundo do aqua JBL AQUABASIS + JBL MANADO.. pretendo um aqua plantado.. o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pretendes plantado então antes de sequer colocares substrato, lê muita coisa primeiro,

 

Informa-te dos filtros que são suficientes para a litragem do teu aquário pois mesmo que queiras um quário plantado, a filtragem tem de ser boa e eficiente, aposta em filtros externos, tais como os eheim ou JBL com reservatório,

 

escolhe bem as plantas que te agradam e compra material correspondente, ou seja, se queres plantado que cresça rapidamente e vistosamente, tens de ter luz como deve de ser, Co2 pressurizado e fertilização, Ou seja, tens de ler bastante,

 

se o ingles não fôr problema, recomendo-te ires ao barreport.com, tem mlá muita matéria para iniciantes em plantado,

 

O substrato que pretendes é bom, o Aquabasis em baixo, e o manado em cima, Agora dou-te uns concelhos, Se queres um aquário que não te dê trabalho diário de podas, ou seja, que cresça mas que não cresça tanto que acordes com plantas a prender-te na cama, não precisas de luz muito forte, aposta em luz média,

 

Aposta num sistema de CO2 pressurizado agora, pois sem CO2 as plantas crescem mas muuuuuito lentamente, levas 1 mês sem ver as plantas a desenvolver a olhos vistos e isto é frustrante,

 

Lê sobre fertilização com sais, é complicado ao inicio mas rapidamente aprendes como fertilizar e como poupar muito dinheiro nisto,

 

Só depois de teres plantas no aquário, a crescerem e a consumirem os fertilizantes e a servirem de filtro biológico, é que poderás pensar em fauna,

 

uma boa escolha depois de teres tudo plantado e a andar por umas semanas, é colocares uns camarões Red Cherry e uns caracóis que não se reproduzam em água doce, e para um aquário como o teu, um cardume de Ottocinclus Affinis é o ideal, Depois de teres esta equipa de elite em limpeza, pensas no resto da fauna com calma :)

 

Isto são os concelhos que dou e que eu faria e fiz no meu caso, com sucesso, Informa-te bem das coisas, há muita má informação em aquariofilia e muitos mitos que se não forem postos de parte, arruinam a experiencia fantastica que é ser jardineiro aquático :)

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Tiago.. vou ver esse site k falas pois ingles pa mim e o meu trabalho.. achas k esses 2 substratos sao suficientes? E qtos litros de cada? A luz vou usar uma armaçao d cozinha k tenho com 2 lampadas LED de 20w com 2150lm cada e 6400k cor.. a armaçao tem 120cm.. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato tens de fazer as contas, o fértil convem ter uns 6-10cm dependendo das plantas que pretendes para os locais com mais ou menos substrato e o inerte uns 4 cm,

Quanto á calha, o que importa mesmo são os valores PAR, pois são os valores que representam o quanto as plantas estão a fotosintetizar, pois lumens servem para o olho humano e não para plantas,

há luizes com imensos lumens mas que as plantas não conseguem usar, por exemplo luzes azuis..

É dificel saberes os valores PAR das luzes por isto lumen se for no espectro que falas e nesta quantidade, em principio reflete uns valors PAR bons, agora se muito ou pouco, sinceramente não sei dizer, suspeito que tanta potencia de Leds seja bastante energia de luz :)
Para teres ideia, a minha luminaria de LEds de 60cm tem 900 Lm, considero luz baixa-média pela evolução das plantas, e tenho 30cm de distancia da luz para o substrato em 60lt de água,

Tens luminária com 4x a minha, por isto em principio tens aí luz a mais hehe,

recomendava usares apenas uma, mantem o aqua por 1 mes, repara no crescimento, se crescimento visivel, em que de semana a semana ves novas folhas a nascerem e novos pés a brotarem, não mexas mais que está bom,

Se semana a semana notas pouco crescimento, coloca a nova calha e anota mais 1 mes,

 

Digo um mes pois o crescimento antes de ser limitado pela luz, é limitado pelo CO2, e este é de longe o factor mais dificil de controlar, nem mesmo o Tom Barr jura a pés juntos que tem X valor no seu aquario, pois muda de hora em hora e os Drop checkers não te dizem muito,

 

Resumindo, destas duas luminárias, usa apenas uma, para veres se tens luz a mais ou a menos, e vai por mim, a menos que a tua vida fique por podar aquários e resolver problemas de algas, não vais querer ter muita luz :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tiago.. em relaçao a iluminaçao e ke tinha mais duvidas.. pois nas lojas online ves preços que ate das saltos lolol... sera que vale a pena por fertelizante em po da elos junto ao aquabasis?

 

O filtro vai ser o EHEIM Professionel 2 eXperience 150..

 

Cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi estes valores...

Dependendo das plantas, as suas raizes serão maiores ou menores, as crypto, por exemplo, são plantas que dependem muito das raizes e desenvolvem-nas mais,

Se criarmos um scape mais alto atras e mais baixo á frente, atrás tem de ter mais altura de fértil que á frente, era isto que referia :)

 

 

Obrigado Tiago.. em relaçao a iluminaçao e ke tinha mais duvidas.. pois nas lojas online ves preços que ate das saltos lolol... sera que vale a pena por fertelizante em po da elos junto ao aquabasis?

 

O filtro vai ser o EHEIM Professionel 2 eXperience 150..

 

Cumps..

 

Não ponhas o fertilizante, o substrate fertil é suficiente, a fertilização deve ser o mais facil de regularizar, por isto mesmo pedi para pesquisares naquele site, irás ver o método estimado de fertilização, que é o mais usado e o mais eficaz ;)

 

As luminárias que ves são caras pois usam lampadas todas xpto que as plantas, se falassem iriam dizer que não notam diferença,

ora, o importante é a calha, pois os refletores e a parte de uniao para a lampada vao ditar a eficacia da luz, agora as lampadas, compra umas T5 baratas com espectro 6300k, que sai mais barato que comprares umas lampadas destinadas a plantas aquaticas que na verdade erradiam a mesma luz que umas compradas numa loja de electricidade a metade do preço,

o que digo foi dito pelo Tom Barr, testado por ele,

Eu tenho LED mas se soubesse o que sei hoje, comprava uma calha de qualidade T5, e as lampadas comprava como disse ;)

 

quantos litros tem o teu aqua? na zona dos 100?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o chegar chega, mas agora se me perguntares quantos sacos de cada, aí penso que só um nao chega :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.