Ajuda para iniciante na aquariofilia


pedro_mps

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Já à algum tempo que ando aqui pelo forum a pesquisar e a recolher informações de como ter um aquario saudável.

Nunca tive nenhum aquario sem ser aqueles globos que quase todos ja tivemos com um golden fish e decidi avancar com um projecto.

Ainda não tenho nenhum material pois, para além de querer reunir o maximo de informação possivel, queria tentar arranjar um bom equipamento para o inicio para não andar a gastar dinheiro é toa..

Recentemente comprei um filtro aquaclear 50 a um membro aqui do fórum e também encomendei um aquario na loja mania dos peixes.

Sendo assim fica o setup ainda incompleto:

 

Aquario 65x37x37 (cerca de 89L)

Filtro aquaclear 50 (760L/H)

Aquecedor eheim jager (75w ou 100w) aceito sugestões

Quanto é calha de iluminação ainda não tenho nenhuma, estava a ponderar um DIY..

 

Quanto á flora é que ainda não me decidi, queria algo que não fosse muito exigente. Pensei em fazer um pequeno tapete, talvez de cuba mas aguardo as vossas opiniões.

Em relação ao substrato fértil estou inclinado para o JBL aquabasis pois não queria um muito caro (estive a ver da ADA e sai muito do orçamento) agradeço a vossa ajuda quanto a este ponto também.

 

Tenho uma grande dúvida em relação aos primeiros dias do aquário... Devo colocar alguma equipa de limpeza no inicio antes de estar completo o ciclo do azoto? Pelo que li o mais comum é deixar o aquario já com o layout definitivo e com as plantas já colocadas e ir deitando alguma comida de peixe de vez em quando e ir fazendo os testes...

 

Peço desculpa pelo amontoar de perguntas mas não queria estar a fazer asneiras para o bem dos peixes. Agradeço todas as ajudas que me possam dar.

 

 

Cumprimentos,

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro vamos ver se te consigo ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

Quanto à introdução dos peixes só o deves fazer depois de o ciclo estar terminado, entretanto vais adicionando quantidades mínimas de comida.

No que diz respeito à flora se não queres nada muito exigente e estas a pensar num tapete de cuba acho que não é boa ideia. A cuba é uma planta bastante exigente, necessita de um bom substrato fértil, boa iluminação e co2. Há outras opções mais fáceis de manter, por exemplo a Eleocharis parvula ou Micrantherum monte carlo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pela resposta.

Quanto á planta de tapete vou-me ficar então pela Micrantherum monte carlo. O substrato que referi acima será suficiente?

Quanto ao substrato inerte queria um escuro (preto ou castanho escuro) qual sugerem?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.