Mudança para aquário maior


Hélder Silva

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Eu tenho já há uns bons anos um aquário de 18L onde tenho 3 peixes. Acontece que os peixes cresceram demais para o espaço que têm ( o mais problemático é o limpa fundos que tem bem acima de 22 cm) e decidi finalmente comprar um aquário novo. Comprei um Aqualight de 100L há uns dias e os passos que dei até agora foram:

 

- coloquei a água a rede;

- adicionei cerca de 8-10L da água do aquário que tenho a funcionar;

- adicionei o anulador de cloro (vinha no pack);

- adicionei alguma comida;

- aguardei que a temperatura atingisse os 26-27 ºC ( a mesma a que está o aquário em utilização).

 

O aquário incluía também um filtro Biopower BP260, referência para o filtro com bomba a debitar de 260 L/h que, pelo que li, já percebi que é pouco :/

Em breve irei comprar a areia...isto tem que ir aos poucos :D

 

Já sabia da existência do ciclo do azoto e afins mas só agora comecei a ler a sério sobre os cuidados a ter quando se inicia um novo aquário e vejo que tenho muito que aprender. Portanto o que eu gostaria era usar a vossa sabedoria no assunto sobre como devo proceder para poder ver os meus peixes vivos e de boa saúde no seu novo lar! Já os tenho há uns bons 6 ou 7 anos, seria uma pena perdê-los agora :P

 

Cumps

Editado por Hélder Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais algumas dúvidas que eu tenho são:

 

Agora que tenho um aquário maior tenciono adicionar alguns peixes. Atualmente tenho o limpa vidros ( plecostomus, que no meu primeiro post chamei incorretamente de limpa fundos) e dois tricogaster (um azul maior e um alaranjado mais pequeno). Todos eles são adultos. Quando comprei o aquário também comprei logo um tubarão bala. Será que me podem dar algumas sugestões sobre que tipo de peixes poderia adicionar e que se dêem bem com os que mencionei? Gostava de ter alguns peixes de cardume...

 

Tenciono também começar a cultivar algumas plantas. Penso começar por espécies que não dêem muito trabalho e sejam mais resistentes. Sugestões?

 

Quanto a adornos, estava a pensar em algo simples...uma rocha e um tronco, algo dentro desse género.

 

Durante o dia de hoje talvez troque o carvão ativado do filtro por um enchimento para suporte de crescimento bacteriano.

 

Talvez hoje coloque algumas fotos do que tenho até ao momento.

 

Gostava de saber a vossa opinião e de receber algumas sugestões, já que eu sou bem verdinho nisto ^.^

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu comprei na pet4you um kit de testes da aquili por 12 euros. Faz testes ao ph, dureza da água, nitratos e nitritos. Tem sido uma grande ajuda. Penso que uns neons aí iam ficar bem.

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Sim eu estava a pensar em alguns neons ou guppies :)

210220140451_zps588bdd7e.jpg

Os meus peixes no aquário pequeno.

210220140471_zps36183142.jpg

A sua nova casa :P

210220140481_zpsb38c1de3.jpg

Comprei hoje o tronco e, depois de umas boas escovadelas...

210220140491_zpsde79970e.jpg

Queria algo que escondesse o filtro. Agora falta encontrar uma rocha que fique bem e, além de umas plantas, não tenciono pôr mais nada para não "atafulhar" o aquário.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestões para plantas:

Todas as que sejam "low-tech" ou seja plantas pouco exigentes quer a nivel de fertilizações e luz. Podes optar por umas mais altas para o fundo e depois fetos de java, musgos e anubias para os planos mais á frente.

 

Em relação aos peixes, os tricogasters combinam com uma enorme variedade de espécies. Depnede muito do que quiseres, espécies mais simples como platys, espadas, gupys ou outros mais delicados. Basta procurares por especies compativeis para águas neutras e semi-duras. Tens de ter também atenção ao comportamento das espécies. Há algumas mias timidas outras bastante activas e que por vezes são incompatíveis na medida em que infernizam a vida aos outros habitantes do aqua.
Boa montagem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas sugestões!

 

Eu estava a pensar num musgo java...parece não requerer muito cuidado e eu até gosto da sua estética. Mas parece que não há lojas aqui em Torres Novas onde tenham para venda, vou ter que alargar o raio de ação.

Para já parece que vou ter uns guppys porque me os ofereceram ontem :tongue: mas só me deram dois, pelo que se calhar devo ter que comprar mais uns quantos entretanto.
Lembrei-me que tenho ali umas pedras de xisto sem utilidade e pode ser que hoje faça algo delas, já que é fim de semana e tenho mais tempo. Se conseguir algo engraçado ( e quando o conseguir) talvez coloque mais fotos!

 

Cps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem eu consegui um kit para testes à água e os resultados foram os seguintes:

 

pH: 7.0-7.5

NO3: 0 mg - 20 mg

NO2: <0.1 mg

NH4/NH3: 0.5 mg - 1 mg (talvez mais a dar para 1 mg ^^ )

 

O que acham?

 

Edit: Faço esta pergunta porque ainda não adicionei os peixes e estou com algum receio que a amónia suba e provoque alguma baixa.

Editado por Hélder Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.