Recommended Posts

Publicado

Bom dia venho apresentar o meu aquário de 90L, adquiri-o no dia 18 de julho de 2013, era principiante não percebia nada de peixes e o rapaz que me vendeu o áquario com os peixes deu-me os nomes todos trocados..

Os peixes que eu tinha no ínicio eram:

2 limpa-fundos (Ancistrus dolichopterus)

1 peixe cobra (Pangio Kuhli)

1 tubarão bala (que me foi dito ser espada, mas só depois de muitas pesquisas é que consegui descobrir)

2 escalares ( macho - Zebra) Fêmea (possivelmente koi).

2 treta-olho-de-fogo

2 tubarões bicolor (cauda encarnada)

1 cauda de espada (dito-me limpa-vidros).

Entretanto como novata que era no dia 9 de Agosto resolvi limpar o aquario e deixei os peixes isolados muito tempo, havendo "baixas" ... tubarão bala, escalar (koi), e cobra (kulil)..

Em setembro do nada, um dos meus tetra, o macho começou a flutuar e de repente apanhei-o no fundo do aquario..

O meu tubarão (femea) morreu á cerca de 3 semanas, de causas estranhas.. primeiro muito inchada na barriga, deitou umas fezes esquisitas e de manhã vejo-a a flutuar cá em cima..

Por ultimo, resolvi comprar a um casal que tem criações de vários peixes, uma escalar fêmea (koi) que se deu muito bem com o outro. um casal de platty pôr-do-sol e um casal de guppies.

Infelizmente passados 3 dias de ter trazido os peixes, apanho o meu cauda de espada todo estraçalhado, a flutuar na superfície. Descobri depois quando tentaram atacar de novo que foram os plattys quem mataram o peixe. Acabei por descobrir porque o meu tubarão começou ás "pancadas" ao aquário e estranhei. Desde sexta que um dos guppies desapareceu.. estranhamente.
Agora vou comprar 5 espadas juvenis e repor os outros peixes..

Publicado:

Olá! Acho que tens demasiados peixes num aquário tão pequeno, especialmente porque há muitos peixes que precisam de espaço para nadar como os tubarões ou os escalares. Depois acho que algumas das espécies não são muito compativeis umas com as outras...

Relativamente à limpeza do aquário não é necessário retirar de lá os peixes o melhor é ir fazendo mudanças parciais de água (TPA) semanalmente e respetiva limpeza do filtro. Assim vão se mantendo as condições do aquário.

Vai fazendo um ponto da situação e coloca umas fotos para a malta ver!

Publicado: (editado)

Ola susana.. bem desculpa que te diga mas que raio de mistela tao mal escolhida para o teu 1o aqua ..

Tens muitas especies que nao se dao e tornam-se mesmo agressivas com outros peixes.. nao me admira que tenhas tantas baixas :(

Queres um conselho?? Mete uma cruz negra nessa loja que te venderam os peixes. Ainda pescam menos do assunto que tu que es novata no hobbie.. sinceramente.. a meu ver devia ser obrigatorio que todos os vendedores de lojas de animais tivessem formaçao acerca de todas as especies em venda na loja!!!

Tubaroes bicolor so devem ser mantidos 1 unico exemplar nos aquarios, principalmente machos, porque sao extremamente territoriais e matam-se uns aos outros, sem falar que nao sao boa escolha para comunitarios porque matam quase tudo o que for mais pequeno que eles.. e eles ainda crescem um bocado.

Escalares.. devias abdicar deles porque um aqua desse tamanho é muito pequeno para 2 exemplares.. o mais certo é atacarem-se mutuamente ate um acabar por morrer.. tetras com escalares.. admirame ainda teres tetras..

Platties a atacar e matar outros peixes.. é a primeira vez que ouço semelhante coisa.. e assim sendo o mais certo é terem atacado por se sentirem ameaçados.. platties com medo mas em grupo.. espada sozinho.. atacaram-se ate um morrer..

Tubaroes com especies pequenas como guppies, platties, espadas, mollies, tetras e afins so cria stress porque os tubaroes sao predadores natos e se nao tiverem bastante espaço no aquario limpam o sebo a tudo o que é peixe.

Acho que nao devias acrescentar mais peixes nenhuns antes de estudar um bocadinho mais as especies que tens e ponderar bem a hipotese de abdicar de algumas senao isso vai ser um peixicidio no teu aquario amiga.. e é sempre triste agente ver os nossos bichos a morrerem.

Peixes em grande quantidade em relaçao aos litros que o aqua leva deriva em stresse para os animais e como consequencia adoencem e morrem rapidamente dai te aconselhar a abdicar no minimo dos escalares.

Desculpa la, eu sei que secalhar nao era o que querias ler mas é a minha mais sinceta opiniao em relaçao ao teu caso.

Boa sorte.

Cumps

Editado por silvia_paixao
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!