Primeiro Aquario 55 Litros e muitas duvidas


Recommended Posts

Boa noite a todos


Já desde há algum tempo queria iniciar este hobbie e resolvi começar com algo pequeno dentro do meu também pequeno orçamento, resolvi adquirir um pequeno aquario de 55litros para começar. Neste momento já tem 3 semanas e está a fazer o ciclo de azoto, estou a tentar seguir todos os conselhos que vejo neste forum mas obviamente vou alguns cometer erros de principiante.


Ficam aqui umas fotos, peço desculpa pela qualidade mas foram tiradas com a câmara do telemóvel que não é grande coisa


08tb.jpg


jlgf.jpg






Equipamento:

-Aquário 55 litros dimensões 55x35x30cm

-Bomba de Água Esay Flux 300

-Aquecedor Tecaltantis 75W

-Lampada Flurescente 11W

-Filtro BioBox


Hardscape:

-Substrato Fertil TetraPlant

-Areão

-Algumas pedras para preenchimento e segurar plantas



Fauna:

- 2 Danio Zebra


Flora:

-3 Vallisneria

-Musgo de Java

-1 Cryptocoryne Undalatus

- Mais uma planta que nao a consigo identificar se alguem souber qual é que me diga por favor, fica aqui uma foto


pr9e.jpg





Parâmetros da Agua:

-Infelizmente ainda nao consegui adquirir os testkits para amonia, dureza e o pH, só vos consigo dizer que que a água está sempre na casa dos 24Cº e é da rede, ou seja deve ter um pH 6. Tive o cuidado de deixar a agua "arejar" durante 1 semana e pouco antes de encher o aquario e ainda uso um condicionador caso o cloro não tenha saído todo. Realizo uma TPA por semana onde retiro 20% da agua, e tenho o cuidado da agua nova estar 1 semana a arejar e misturar com agua quente para reduzir a diferença de temperatura



Neste aquário a fauna gostaria de inserir, um cardume de 6 danio zebra, um cardume de 6 neons, 1 otto, uns quantos camarões e se fosse possível adicionar 4 guppys caso o aquário não fique povoado de mais. Em relação a flora ainda não me decidi por isso gostaria de dessem algumas sugestões no acharem que fica melhor com essa fauna.


Tenho ainda algumas duvidas mais concretas:



-Quando realizo a TPA para não existir um grande stress com a diferença da temperatura da agua costumo adicionar morna da rede normalmente entre os 27 e 30Cº, uso o condicionador para retirar o cloro e deixo repousar por meia hora, será que é necessário adicionar o condicionar?


-Dos testsKits que encontrei a venda na minha zona era tudo para cima de 20€, o que é um bocado caro para o meu orçamento, alguém tem conhecimento de algo mais barato?


-Pelo que li sobre o ciclo de azoto costuma demorar entre 3 a 6 semanas, como não tenho maneira de verificar os valores da amónia nitritos e nitratos, por enquanto não vou arriscar adicionar mais nenhum peixe ou até ter a certeza dos parâmetros da agua, mas a minha duvida era se quando tiver a certeza que posso adicionar mais um peixe, se devo "completar" o meu cardume de zebras ou posso comprar ja um otto para começar a tratar as algas, que já estão a começar a dar de si


-Em relação aos camarões quantos é que acham que poderia ter, e que conselhos me dão em relação a construção de abrigos, eu estava a pensar em uns tubos pequenos com cobertos com uma rede com musgo de java e umas pedras pequenas



Gostaria que dessem uma olhadela por este post e apontassem os erros e me dessem sugestões para melhorar, desde ja o meu obrigado

Cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Bem vindo a esta comunidade que de certo te vai ajudar muito na iniciação, assim como me têm ajudado a mim.

 

Tentando responder a algumas das tuas questões, vou começar pelos guppys. Normalmente costuma-se comprar pelo menos 3, um macho e duas fêmeas. Tens de ter noção que os guppys são os "coelhos" do mundo aquático, e reproduzem-se á força toda. O meu conselho é se queres mesmo ter guppys, tenta reduzir nos outros peixes pois quando os meninos começarem a ter os alevins rápidamente poderás ficar sem espaço. (costuma-se usar a razão de 1 litro de água para cada centímetro de peixe)

 

Sobre os test kits, eu também me deparei com esse problema e comprei um kit de testes da API online. Vou enviar-te por mensagem privada o link da loja pois não sei se é permitido deixar aqui links sobre motivo de propaganda.

 

Quanto ao resto alguém te ajudará.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.