Principiante Aquário 50L


Pipinhaz

Recommended Posts

Boa Tarde.

 

Como principiante que sou e com a imensa vontade de ter peixinhos, pricipitei-me em diversas escolhas. Mais tarde é que comecei a pesquisar sobre o assunto e deparei-me com diversos erros!! Mas agora estou empenhada em corrigi-los. Inicialmente estava estabelecido aqui em casa que os peixes seriam de água fria para poupar no termostato. Cai no erro de colocar karpas e sim, já percebi que eles crescem muitos e o meu aquário de 50l é insuficiente :( . Como a oferta de peixes para o meu aquário de água fria é limitado, estou a ponderar a ter de água quente. De momento liguei o termostato, com o frio que se faz sentir a água estava demasiado fria. Coloquei a 22 graus. O PH está a cerca de 7.5. Tenho o aquário em funcionamento desde o início de Outubro do ano passado. O que preciso de fazer para proceder a mudança? Que peixes recomendam para estes valores de PH, resistentes e com uma temperatura a rondar os 20 e tal graus?? Já agora, este termostato que já vinha com o aquário é o indicado? Quero poupar ao máximo a factura de electricidade aqui em casa.

 

Imagem colocada

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pipinha;

 

Acho que fizeste bem em optar pelo aquario de agua quente.

 

não sei se já fiseste pesquisa mas vou-te dar umas dicas apesar do pouquisimo que sei porque tambem sou novo neste mundo de peixinhos hehe.

 

1º Queres um aquario com plantas naturais ou não?

 

Eu pelo que li em forums aconselho algumas plantas e para isso talves seja bom pensar em por um substrato fertil que podes comprar em lojas, mas não é obrigatorio podes colocar adubos na agua, para as plantas presisarias tambem de CO2 que aconselho em pastilhas pois o aquario é pequeno e não justifica a compra de sistema de garrafas que é bem caro. se forem poucas plantas acho que nem precisam de CO2 (ACHO).

 

depois pesquisa um pouco em videos do Youtube ou assim que la explicam bem como colocar este tipo de substrato.

 

Material necessario para aquario de agua quente.

-Filtro

-termostato que aconselho uma tempratura entre os 25 e 27 graus.

-iluminação (aconselho pesquisa para o caso dos plantados) a iluminação do aquario deve ser de 8h para simular o dia e a noite.

-um termometro para controlares a tempratura da agua

- teste de PH, Amonia, Nitritos,Nitratos e dureza da água.

- um substrato para o aquario no caso de ser plantado informate bem que este substrato que fica por cima do fertil tem que ser tipo tampão

 

Depois precisas de fazer o ciclo de Azoto demora cerca de 30 dias apesar de no mercado aver produtos para acelarares o mesmo, aqui o importante é levares a 0 os niveis de Amonia e Nitritos.

 

quanto aos peixes que vais colocar pesquisa um pouco sobre as fichas tecnicas para cada peixe que vais colocar e se estes sao indicados para os nives de PH que tens no teu aquario, atenção se for peixe comunitario é bom comprares mais do que um, e tem atenção tambem ao tamanho em adulto para não sublotar o espaço 1L de agua para cada cm de peixe em adulto acho que é esta a regra.

Tambem tenta arranjar peixes que nao sejam agressivos com outras especies.

 

vou tentar arranjar um site bom para veres os peixitos.

 

chamo de novo a atenção para decidires já sobre as plantas se vais ou não colocar pois eu não coloquei e estou super arrependido, outra coisa importanticima é que o aquario tenha niveis de Amonia e nitritos a 0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixo aqui um video interesante e explicito sobre a montagem de aquarios se tiveres tempo tenta ve-lo -

 

e as fichas tecnicas dos peixes - http://www.aquaflux.com.br/peixes_dulcicolas.php?pageNum_peixe_doce=4

 

quanto aos peixes para iniciantes secalhar é melhor começar com guppy, betta, molly, neon entre outros de tratamento facil deixo isso para pessoas mais exprientes te responderem hehe.

 

 

cuidado bettas macho so 1 por aquario senao matam-se as femeas n tem problema.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricv18 muito obrigada pela tua resposta. Sim gostava muito de passar a ter um aquário plantado. Contudo, O ciclo de azoto, montagem, etc já foi efectuado em Outubro mas coloquei para peixes de água fria. Terei que desactivar o ciclo já criado, e criar um novo para peixes de água quente?? Começar de novo do zero? Outra coisa é que não tenho substrato porque não tinha nenhum plantado. Agora para plantar teria mesmo que começar do zero para a colocação do substrato e tudo o que é necessário para colocação de plantado correcto?? Não existe plantado que se dê sem a necessidade desse substrato e apenas no areão?? Depois acho que estou com outro problema... a iluminação parece-me insuficiente mas o aquário estaria num local com muita iluminação natural durante o dia mas sem exposição directa ao sol, protegido à mesma. Tenho preferência em plantação de baixa manutenção e para principiantes.

(Desculpem a minha ignorância, tenho lido muito aqui no fórum e têm sido dicas preciosas, mas ainda estou a assimilar tudo para que nada falhe!)

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá penso que o essencial, tal como já foi dito é teres um filtro adequado, uma iluminação e um termostato.Convem quando montares o aquário colocar um substrato fértil e um substrato inerte. Se não quiseres plantas podes abdicar do fértil. Quanto aos peixes há imensas hipóteses tudo depende dos gostos, mas atenção as compatibilidades... eu também sou de cb se precisares de alguma ajuda diz que te posso dar algumas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, plantas low tech, ou seja, de fácil manutenção não necessitam de substrato fértil nem de CO2. Só se te quiseres meter em plantas mais "complexas" é que necessitas dessas duas coisas.

Relativamente ao ciclo do azoto, se vais deixar o aquário exactamente como está (em termos de filtragem, substrato, etc etc) e a única coisa que muda são os peixes, não é necessário realizares o ciclo de novo, visto que ele já estará feito.
Uma questão: que filtro tens ?


Relativamente aos peixes, num aqua de 50L podes fazer um pequeno comunitário (guppies, platys, ...) ou colocares um pequeno cardume, tens como exemplo os neons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bom encontrar aqui no fórum um conterrâneo :) Quanto ao filtro que possuo é o que está nas seguintes fotos. Imagem colocadaImagem colocada Era o que vinha quando adquiri o aquário a alguns anos. Penso que seja o adequado...

 

Obrigada :)

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

O que quer dizer, que se optar por plantas de baixa manutenção, não tenho que alterar em nada o meu aquário! Tem de ser mesmo dessas...porque o ciclo de azoto está criado, e ter de começar do zero com os ditos 30 dias... não me estava a apetecer mesmo nada x)

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então parece que tens todas as condições agora é escolheres umas plantas de baixa manutenção tipo anubias e fetos de java ou musgo de java, echinodorum. Arranjar uns peixes também resistentes e avançar com isso. A variedade é imensa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pouco no bricomarche de CB e têm algumas plantas. Mas deparei-me com o facto de porém apenas o preço de plantas mas não dizem o nome das mesmas... -.- para um principiante é complicado saber que plantas são x) já sei quais são as de fácil manutenção mas não as sei identificar lol

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois em cb há muita dificuldade em arranjar coisas de qualidade. Eu prefiro mandar vir de lojas online, assim tenho a certeza de que as plantas tem qualidade. Com os peixes acontece o mesmo, se bem que se forem bem escolhidos ate se consegue qualquer coisa. Experimenta ir a albivet tinha la algumas plantas novas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui também à agriloja, não vi plantas mas quanto aos peixes estavam bem organizados. Até tinham as fêmeas separadas dos machos :) À albivet já tinha pensado lá ir, procurei primeiro nas grandes superfícies porque o preço podia compensar mas já vi que não..a ver se amanha consigo ir até lá :)

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.