Primeiros passoa na aquariofilia


carlosB

Recommended Posts

Boia tarde pessoal...sou novo aqui no fórum e também no que diz respeito a peixes...eheh

Os meus pais ofereceram me um aquario no natal...e comprei depois um termostato, um filtro e comprei na altura uma guppy (disseram me que estava cheia e eu trouxe mas não me falarm que era preciso uma maternidade), trouxe também um limpador e dois barbos tigres.

Depois na mesma loja comprei um casal de betas (dos vermelhos) e um escalar (acho que e assim que se escreve)...passado cerca de 5 dias morreram me 3 peixes, o beta macho (que depois vim a saber que era preciso um acomida diferente), morreu me um barbo tigre e a guppy...disseram me devia ter sido um pico de ph...mas a minha duvida é: se foi por causa do ph porque é que não morreram apenas os dois barbos tigres pois o ph deles é de 6.5 certo e os outros de 7.5...

 

Já agora...quais são as melhores espécies para fazer criação?

 

obrigado! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais tens aí uma grande mistura de peixes, em que os parâmetros da água não são parecidos, nem o seu "temperamento", por exemplo, barbos com escalares pode não dar bom resultado.

 

Relativamente às mortes.. ciclaste o aquário antes de colocares os peixes? Ou seja, deixaste o aquário a funcionar durante várias semanas sem qualquer peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, informa-te aqui no fórum ou na internet do que é o ciclo do azoto e bactérias nitrificadoras o mais rápido possível. Provavelmente os teus peixes morreram com um pico de amónia ou nitritos, os que ainda continuam aí devem ser rijos ou então vão acabar, eventualmente, por morrer no pior dos casos. Esperemos que não.

 

Neste momento, aconselho-te a fazeres trocas parciais de água de 15% diariamente e a comprares um acelerador biológico (vende-se em qualquer loja de animais)

 

Provavelmente não tens, mas tenta arranjar testes de amónia, nitritos e nitratos para saberes como está a tua água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aconselho-te a leres o tópico "Inicio na aquariofilia" que se encontra nesta secção, especialmente a parte respeitante ao ciclo do azoto, testes para água (ph, nitratos, nitritos, amónia etc).

Informa-te sobre a possibilidade de devolveres os peixes que já compraste, pois mesmo estando ainda vivos, não estão certamente em condições ideais. Diz-nos qual o tamanho do aquário e o tipo filtro e potência do termostato que compraste, pois podem não ser os ideais. Terás também que comprar um termómetro para controlares a temperatura da água.

Portanto, o meu conselho é começares tudo de novo, com calma, respeitando a morosidade dos processos biológicos inerentes a um aquário saudável.

Não te preocupes para já com a reprodução de peixes pois sem resolveres estes "problemas" não terás reprodução de nada.

Boa sorte :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário pode ser de 40 litros, mas o importante são as medidas do mesmo.

Especialmente se tens aí dentro um escalar... é um peixe jovem ou já é adulto?

Falas num peixe limpador. tens noção de como se chama? É que há peixes considerados limpadores que podem atingir 20 cms sem grande esforço, logo não seria adequado ao teu aquário.

Continua a colocar o acelerador do ciclo (presumo que sejam bactérias), vai fazendo pequenas trocas de água e tenta limitar a alimentação ao mínimo.

E tenta arranjar os testes, tal como te recomendaram.

E lê os tópicos fixos para iniciados que te dão uma boa ideia do que fazer

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá, mas o que é um gode lol

Ao teres colocado esses materiais estás a ocupar espaço de água, logo o volume real será inferior.

É útil que um dia tentes determinar quanta água o aquário leva, em especial quando tiveres que começar a dosear substâncias.

Agora é teres calma, e seguires as dicas que te deram

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obrigado pela explicação lol

E já agora que tipo de pedra é? onde a apanhaste? É que há pedras que alteram os parâmetros da água, variando por exemplo o pH.

Podes aspirar o areão. O importante é retirares alguma água e colocar água nova.

Aqueces a água em que sentido?

Se não estiver mesmo fria podes mesmo colocá-la assim. Se preferires vai colocando aos poucos para não haver uma variação tão brusca.

Não te esqueças de colocar o anti-cloro

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez, o termostato e o filtro parecem adequados. O fulcral agora é deslocares-te á loja onde compraste os peixes e tentares devolvê-los, ou se assim não for possível tentares trocar por materiais que necessitas (testes á água, termómetro, substrato fértil se planeares no futuro ter plantas naturais, ou até uma calha de iluminação). As plantas naturais ajudar-te-iam também a baixar os niveis de nitritos e nitratos mas também a manter uma boa oxigenação da água, isto se tiverem uma iluminação decente.

De acordo com as indicações que estiverem no frasco que compraste de bactérias depuradoras, vai fazendo os testes á qualidade da água que já te foram indicados. Apenas depois de teres isso estabilizado, pensa na fauna que irás colocar, sempre gradualmente, ou seja, 1 ou 2 peixes de cada vez. Informa-te sempre antes sobre as necessidades de cada espécie, em especial o ph indicado, comportamento/agressividade e rácio entre o seu tamanho em adulto / litros reais do teu aqua. Verifica por aqui no fórum quais as espécies mais resistentes para colocar em primeiro lugar.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que os nitratos estão a 250?? Isso são níveis "astronómicos" :scarerun: mas pode "compreender-se" pela lotação de peixes em tão pouca litragem.
Tens feito trocas de água?? Tens de fazer agora diariamente para os níveis estabilizarem (inclusivamente dos nitritos.... também devias ter feito à amónia, mas já vi que não tens) . Faz tpa's diárias de uns 25% , mais também não faria mal, e vai medindo os nitritos e nitratos !
O facto de ainda teres nitritos a 10 no aqua, pode indicar que o teu ciclo não está terminado (esperemos que a amonia já esteja a 0)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim...estava a cor de rosa e na embalagem o cor de rosa era de valores 250

sim..ainda hoje fiz troca de agua e coloquei um acelerador biológico e o tratamento do cloro

devo limpar também o filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes abrir o filtro, certamente estará com muita "porcaria" , lava as esponjas em agua do aquário .
Eu pessoalmente nao lavava as cerâmicas, apesar de serem lavavas com agua do aquário, acaba-se sempre por perder alguma biologia, que tu neste momento precisas mais do q nunca :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.