Recommended Posts

Publicado (editado)

boas pessoal ...

pois é hoje de manha reparei numa coisa "estranha" 1 das minhas femeas guppy anda com fezes meio brancas e trasnparentes e muito longas ... e pareçe que nunca se descolam do anus dela fica lá penduradas muito tempo...

aqurio de 34L

Fauna:

2 femeas guppy

1 macho guppy

4 alvins a nadar pelo aqua...

Alimentação

Flocos da sera

2 vezes ao dia 1 de manha e outra a noite em pouca quantidade

Ervilhas cozidas 2 vezes por semana 1 x por dia

e algumas vezes muito raru dou-lhes 1 "gluseima" Tetra pro Energy

equipamento

termoestato de 50w

filtro interno 200L / h

air pump com pedra difosora

iluminaçao de 13w ligada cerca 10 horas por dia mais ou menos

decoração

plantas artifiçiais

pedras não calcárias...

vou deixar então aqui umas fotos que lhe consegui tirar e digam me sff se é mesmo parasitas internos e que tratamento tenho que fazer :(

SAM_0799.jpgSAM_0803.jpgSAM_0804.jpg

SAM_0798.jpg

SAM_0786.jpg

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

Boas,

Não tenho muita experiência mas como tb me tentas-te ajudar aqui vai uma tentativa de ajuda :P

Pelo que li pode ser mesmo um parasita interno e repara se nao tens ictio tb em algum peixe pois todos os relatos que li depois desse problema vem o ictio (talvez pelos peixes estarem com poucas defesas)...

Quanto a medicamentos penso que o sera baktopur pode resolver isso.

Depois vi este comentário noutro forum:

Não é uma situação perocupante desde que tratada no devido tempo.

Assim, o tratamento que eu recomendo é o seguinte:

1 Comprimido de Flagyl (compra-se na farmácia) por cada 50 litros de água durante três dias (todos os dias se repete a dose), efectuando 30% de troca de água diárias antes da aplicação do medicamento.

Após o tratamento, ou seja ao 4º dia, faz-se nova troca de água de 30% e espera 5 dias após os quais o tratamento deve ser repetido se achares necessário.

Deves aplicar o tratamento à noite logo após o desligar das luzes, ou mesmo desligar as luzes do aquário durante os três dias, pois o metranidazol (composto activo do flagyl) é fotosensível e perde eficácia com a luz.

Boa sorte,

Se fosse eu ia a loja ver o que me diziam sobre o medicamento da sera que te disse e subia a temperatura para 29/30 graus pois podes ter um ataque de ictio por causa dos peixes estarem com poucas defesas e mais vale prevenir que remediar....

Bem boa sorte Tentei ajudar... Da noticias

Publicado:

Boas ... acabei mesmoa pouco de comprar o flagyl eles a umas semanas apanharam costia ainda tenho a temp nos 29 eles tao bem mas com as fezes assim na foto vou usar o flagyl ver no que da xD. Obgdo pela ajuda ehehehe

Enviado do meu TAC-70072 através de Tapatalk

Publicado: (editado)

Pessoal estou aqui com umas duvidas ainda n coloquei o flagyl. O que acham que é melhor desfaco junto com a comida ou desfaço na agua do aqua numa caneca? Eles comem como se a comida fosse acabar acham que o efeito oral é mas rapido e eficaz ? Fico a espero das vossas opinioes xD muito obrigado pela ajuda cumps

ah e outra coisa este tratamento é seguro para os alvins?

cumps

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

1 Comprimido de Flagyl (compra-se na farmácia) por cada 50 litros de água durante três dias (todos os dias se repete a dose), efectuando 30% de troca de água diárias antes da aplicação do medicamento

Se fosse eu ao fazer a TPA derretia o comprimido na agua que deitava... Acho que esses comprimidos são muito "fortes" pelo que li nos folhetos (que estao na net) em seres humanos so podes tomar no máximo durante 10 dias por isso um animal tão pequenino a tomar isso directamente é capaz de ser pior a emenda que o soneto.

É so a minha opinião porque nao tenho experiência... espera que alguem mais experiente venha ajudar mas tb este forum anda a ficar mt fraquinho :S

Publicado:

pois... se mais ninguem responder é isso que secalhar vou fazer... tenho que ler várias respostas para ter a certeza de qual é a melhor para a minha fauna :P

muito obrigado pela tua respostas eheheheh

abraço! ;)

Publicado:

pois é pessoal já coloquei o Flagyl, primeiro cortei uma beca mais que metade do comprimido e deixei a dissolver durante uns 10 a 15 minutos...

fiz 30 % de TPA areal bem aspirado ehehehe repuz a agua e então coloquei o Flagyl já dissolvido...deixei as luzes desligadas agora vamos ver se não me esqueçi de nada (acho que não lol)

obrigado pela ajuda pessoal :P

agora é "rezar" para que os malditos parasitas desapareçam :scarerun::naughty:

pá hoje aconteçeu me 1 coisa que nunca me tinha aconteçido...

1 das minhas guppys que estava muito magra e nestes ultimos dias andava sempre no fundo, DESAPAREÇEU !!!!!!! :shock4: :shock4:

o que me vem a cabeça é que ela devia ter morrido durante a noite, e os outros 2 guppys e os alvins a tivessem comido é a unica coisa que tem logica

pois ela fugir do aqua é impossivel ... tenho tampa ....

coisa esquisita :whocares:

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

Que é estranho é! mas ja ouvi mais pessoal dizer isso...

Verifica no filtro... ou nessas plantas que tens

É estranho que a tenham comido e a mim tem-me morrido bastantes peixes ultimamente e nunca nenhum tele vestígios de "trincas"

Que é estranho é! mas ja ouvi mais pessoal dizer isso...

Verifica no filtro... ou nessas plantas que tens

É estranho que a tenham comido e a mim tem-me morrido bastantes peixes ultimamente e nunca nenhum tele vestígios de "trincas"

tou a falar asério, desapareçeu completamente tirei tudo do aquario para ver, tudo mesmo e nada :confused4:

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

Bem que coisa mais estranha!!!!

E com o parasita interno como vao as coisas?

Bem que coisa mais estranha!!!!

E com o parasita interno como vao as coisas?

olha hoje por acaso já faz 3 dias que coloquei o Flagyl, essa guppy que coloquei ai na foto em cima era a que se notava mais...

hoje estive bastante atento a ela e pareçe estar a fazer efeito, pois hj as fezes dela estavam castanhas, grossas e desprenderam-se bem por isso vamos a ver :P

Editado por Gonçalo Melo
Publicado:

Ao menos isso!

Estou a ver é que os guppy são muito esquisitos... mais parecem mulheres ahahahah