silvia_paixao Publicado Janeiro 14, 2014 Publicado Janeiro 14, 2014 (editado) Boas malta. Seguinte.. tenho o aqua montado desde setembro, sempre com ph a 7. Ja sai assim da torneira. Esta semana tive que fazer um tratamento com backtopur direct para ver se safava uma das ramirezzis que apareceu com uma infecçao rente a barbatana dorsal, parecia uma especie de pustulas brancas mas nem sei dizer ao certo o que seria pois nao eram muito grandes e a miuda tambem nao se deixava observar de perto o suficiente para conseguir identificar totalmente.. fiquei na duvida se seriam pustulas brancas ou doença do algodao ainda em fase muito inicial.. resumindo.. 2 dias depois de lhe aparecer isso pus sal na agua do aqua, muito controlado por causa das coridoras, e backtopur direct. A miuda durou mais 2 dias e morreu-me a mesma.. nao sei porque.. Comia bem, a doença estava, acho eu, em fase inicial e fiz logo o tratamento de efeito mais directo que encontrei. Mas va.. peixes a parte, a minha questao aqui é.. o meu ph alterou-se.. ??? Antes das tpas meço sempre os valores e hoje estava: Ph. 6 No3. 50mg/l Nh4/nh3. 0mg/l O No3 subiu provavelmente devido ao medicamento.. mas e o ph? tera sido tambem o backtopur que fez o valor descer de 7 para 6? E agora? Faço tpa's ate o valor voltar ao normal que a bicharada aguenta-se sem grandes problemas ou e melhor comprar um produto para o fazer subir rapidamente? Fauna: 1 casal ramirezzi 5 espadas 3 kullies 1 casal escalares 2 botties palhaço 2 ottos 5 coridoras bronze e leopardo 8 guppies 2 gouramies perola 8 neons 1 casal mollies 1 casal platties 2 L's pequenos 7 danios rosa Aqua de 200lts com biobox. Varias cabombas. Vallisnerias. 1 Tronco natural tratado. 1 anubia. Cumps Editado Janeiro 14, 2014 por silvia_paixao
vmike Publicado: Janeiro 14, 2014 Publicado: Janeiro 14, 2014 Boas, já utilizei algumas vezes o backtopur e nunca me baixou o ph, nem nunca ouvi ninguém dizer que lhe baixou, muito menos de forma tão brusca. Tens de ter aí alguma coisa que esteja a fazer com que o ph baixe. Esse tronco é novo ? Utilizas co2? Diz-nos tudo o que fizeste/introduziste no aquário desde da última medicação que deu 7 até à que deu ph de 6.
vmike Publicado: Janeiro 14, 2014 Publicado: Janeiro 14, 2014 Quanto à alteração de ph, eu sou contra esses produtos líquidos que andam por aí. Só servem para mascarar o ph. Se não descobrires e resolveres a questão que te está a diminuir o ph, colocas o produto, hoje mete-te o ph a 7, amanhã já está nos 6 de novo. Essas oscilações de ph é que não são nada aconselhadas para os peixes. Primeiro vamos tentar perceber o que te fez baixar o ph (eu duvido que tenha sido o backtopur, até porque um produto tão comum para tratamentos em aquários não pode provocar uma oscilação dessas de ph, é completamente descabido) , depois de veres o que está a provocar esta diminuição vai fazendo tpa's graduais até o ph atingir os 7. Faz gradualmente para os peixes não terem grandes oscilações!
silvia_paixao Publicado: Janeiro 14, 2014 Autor Publicado: Janeiro 14, 2014 Ola. Pois ai é que esta a minha duvida... nao fiz alteraçoes nenhumas mesmo. O tronco e o mesmo de quando montei o aqua. Nao introduzi nada novo no aqua desde as ultimas mediçoes. Meti-lhe ontem uma bomba de agua nova mais potente no filtro ate para melhorar a qualidade da agua. Nada mais. Terei lavado demasiado as bioceramicas do filtro?? Lavei com a agua da tpa e so metade das ceramicas. Substitui tambem so metade da lã de filtro.. sempre fiz assim e nao tou a ver ser isso a alterar o ph.. ??! Para mim ta um misterio. Ja medi o ph da torneira e tambem continua normal.. 7.. ????! Cumps
vmike Publicado: Janeiro 14, 2014 Publicado: Janeiro 14, 2014 Não utilizas co2? É estranha uma oscilação tão grande! O facto de teres lavado as ceramicas não te iria alterar o ph.Já voltaste a medir o ph do aqua? Ás vezes são erros dos testes.
silvia_paixao Publicado: Janeiro 14, 2014 Autor Publicado: Janeiro 14, 2014 Mas de qualquer forma a minha duvida nisto tudo é se a minha bicharada aguenta bem este valor de ph ate eu conseguir voltar a repor o valor a 7. Eu se conseguir resolver isto com tpa's tambem nao queria estar a acrescentar mais quimicos a agua.. nao me parece razoavel.
vmike Publicado: Janeiro 14, 2014 Publicado: Janeiro 14, 2014 Vão ter de aguentar A maioria dos peixes que tens aí aguentam-se bem. Notas alguma diferença no comportamento deles?Não utilizes esses produtos, iriam subir-te bruscamente o ph, os peixes já sofreram com a descida brusca, não vale a pena "sofrerem" de novo. Faz tpa's graduais, como disse, e vê se o ph vai ao sitio e se mantém no 7. Caso volte a descer é porque tens mesmo aí alguma coisa que o está a provocar... Faz as tais tpa's graduais e depois dá noticias. Em princípio, os peixes não se vão queixar.
silvia_paixao Publicado: Janeiro 14, 2014 Autor Publicado: Janeiro 14, 2014 Ok. Certissicimo. É isso mesmo que irei fazer. A duvidavera mesmo se eles se aguentam com este valor de ph. Tanto quando vejo ninguem se queixa ali no aqua.. estao todos na sua vidinha de sempre a nadar e a comer.. ate ver estarao todos bem.. Faltou agradecer a ajuda a esclarecer a minha duvida. Obrigada
vmike Publicado: Janeiro 14, 2014 Publicado: Janeiro 14, 2014 Isso é que importa, ás vezes preocupamo-nos mais do que eles Boa sorte e depois dá noticias! Estamos aqui para isso .png' alt=':biggn:'>
silvia_paixao Publicado: Janeiro 23, 2014 Autor Publicado: Janeiro 23, 2014 Feedback... Ph reestabelecido com duas tpas de 40% Caso encerrado. Obrigado a todos.
Recommended Posts