novo hobbie.aquariofilia


ricardoxanti

Recommended Posts

ola.chamo-me ricardo e sou de sintra. recentemente adquiri em segunda mao um aquario 60x40x40 na qual me estou a iniciar neste hobbie,.

 

ja estou registado a algumtempo mas reparei que neste ramo é preciso ler, e muito antes de se avançar.

 

ora entao ca estou eu para mostrar o meu projecto.

 

comprado em segunda mao esta aquario no qual estava incluido.

 

-aquario

 

-2 maternidades

 

-bomba de ar que ligo durante o dia "de noite faz muito barulho"

 

-termostacto 200w

 

filtr EHEIM 2211 300 l/H completo

 

areao

 

pedras vulcanicas

 

pote de barro e mais uma coisitas.

 

pois bem fiz o respsctivo ciclo aquando da compra de "aqua safe" e "aqua balace" da marca tetra juntamente o produto...as tais bacterias.

 

fiz o ciclo cerca de 15 dias"se que é pouco mas os niveis ate nao estao maus" e neste momento habita uma carydora bastante activa e contente.

 

tenho tambem medidores de PH, nitritos e nitratos para irmonitorizando os valores.

 

o meu ojectivo sera ainda colocar talvez.......mais um peixe de fundo "talvez limpa vidros" cerca de 8 a 10 neos e 3 platys para fazer uso da matrenidade, sendo que tenho valores de PH na ordem de 6.8.--7.1 e temperatura a 26 graus penso que esteja dentro dos valores.

 

bem vamos as fotos...........ja foi colocado musgo em cima de uma das "grutas" que nao esta na foto, faltando ainda os novos habitantes e uma plantas de pouca manutençao.......

 

segue fotos..espero que gostem e que possam dar opinioes e conselhos.

 

lmwd.jpg

 

4w1j.jpg

 

l2vz.jpgsendo que as materias filtrante ja nao devem estar muito boas "eu sei devia ter trocado logo no inicio do projecto", reparei que este filtrotem no interior as tais ceramicas, uma substancia que penso que seja carvao pre activado e a respectiva esponja no topo.

 

a minha duvida prede-se com o facto de no corpo do filtro estarem imagens e palavras em estrangeiro do material a colocar, sendo que sao umas 4 imagens e so tenho 2 productos la dentro. como deste tema ainda estou um pouco a nora peço a vossa ajuda de o que colocar e a respectiva ordem, sendo que ja li por ai que as ceramicas do fundo ate poderao ser as mesmas.....

 

aguardo as vossas opinioes.obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas relativamente ao filtro, eu retirava o carvão activo, só faz com que os peixes vivam num ambiente esterilizado e à mínima coisa, vem doença. Deves apenas utilizar o carvão activo no final de um tratamento, por exemplo, para filtrar toda a química que aí se encontrará na água.

Tenho o mesmo filtro que tu num dos meus aquários e eu todos coloco apenas esponja grossa, cerâmicas e esponja fina (por ordem, a esponja grossa deve ser a primeira por onde a água passará quando é chupada do aqua, e assim sucessivamente) . As cerâmicas são as "donas" da grande maioria da biologia de um aquario, visto que as bacterias se alojam lá , portanto tem atenção, sempre que lavares o filtro , lava com água do aquário e não com água da torneira ! Senão acabas com a biologia do aqua e vai o ciclo por água a baixo :tongue:

Relativamente aos peixes ... dizes que tens apenas uma corydora, não pretendes colocar mais ? Corydoras são peixes que precisam de estar pelo menos uns 5 juntos

 

Qualquer dúvida, dispõe .

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem vindo e parabéns pela investigações antes de pensares em pores peixes.

Denota que te preocupas com teus os seres vivos.

Eu gosto de ver plantas naturais num aquário e tinham sido úteis para acelerar o ciclo.

Existem várias de baixa manutenção e bastante bonitas. Ajudam ao equilíbrio dos aquários e tornam-nos menos "artificiais".

  • Votar + 1

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas relativamente ao filtro, eu retirava o carvão activo, só faz com que os peixes vivam num ambiente esterilizado e à mínima coisa, vem doença. Deves apenas utilizar o carvão activo no final de um tratamento, por exemplo, para filtrar toda a química que aí se encontrará na água.

Tenho o mesmo filtro que tu num dos meus aquários e eu todos coloco apenas esponja grossa, cerâmicas e esponja fina (por ordem, a esponja grossa deve ser a primeira por onde a água passará quando é chupada do aqua, e assim sucessivamente) . As cerâmicas são as "donas" da grande maioria da biologia de um aquario, visto que as bacterias se alojam lá , portanto tem atenção, sempre que lavares o filtro , lava com água do aquário e não com água da torneira ! Senão acabas com a biologia do aqua e vai o ciclo por água a baixo :tongue:

Relativamente aos peixes ... dizes que tens apenas uma corydora, não pretendes colocar mais ? Corydoras são peixes que precisam de estar pelo menos uns 5 juntos

 

Qualquer dúvida, dispõe .

 

Cumps

obrigado pelas dicas......acabei de comprar um saco de la de vidro da marca sera, pois apos pesquisar um pouco parece ser uma soluçao bara e eficaz. Assim sendo......posso apenas deixar de baixo para cima-ceramicas,esponga grossa,esponja media,,,,,lavde vidro ate cima e depois esponja fina ou trocar estes dois ultimos para que fique deramicas,esponjas todas juntas por ordem e depois la ate cima?. Os meus novos habitantes entretanto chegaram, mais uma corydora albina, 5 neons, um casal de molly balao sendo que a femea ja esta muito cheia,quase a ter filhotes,e algumas plantas......fotos para breve e fico a aguardar opinioes.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu aconselho-te a colocares primeiro esponja grossa, depois cerâmicas e por fim esponja fina/lã de vidro .

relativamente às cerâmicas coloca o máximo que conseguires e muita lã de vidro pode roubar-te fluxo ao filtro . Eu colocava uma esponja grossa, muitas cerâmicas e por fim uma camada de esponja fina/lã de vidro

 

Mas espera por mais opiniões do pessoal aqui do fórum ! ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja.....esponja no fundo.........cheio quase ate cima de ceramica,esponja fiba e la de vidro no topo......correcto?existe entao algum problema em colocar metade ceramicas e metade la de vidro.?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema penso que não exista. Eu optava por nem colocar a esponja fina, a lã de vidro faz isso mesmo.
A questão é que muita lã de vidro pode reduzir-te o fluxo de água do filtro e quantas mais ceramicas melhor , eu por exemplo tinha um filtro esponja grossa, cerâmicas e lã de vidro, sentia que o filtro não estava com o fluxo que supostamente deveria ter, reduzi a lã de vidro e senti bastantes melhoras .
Mas se vires que não tens diminuição de fluxo, não ha problema !

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Também podias acabar de encher o aquário até à moldura. Na minha opinião, melhorava esteticamente falando, e sempre tinhas mais água, que num aquário faz sempre falta...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já conseguiste colocar na maternidade? Já sabes como vais alimentar os alevins?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é bom! COmo estão os alevins? Se puderes coloca fotos!

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

pois bem,vou deixar aqui algumas fotos dos meus peixitos e algumas descriçoes.....e duvidas.

 

neste momento habitam.

-2 corydoras

 

-7 neons

 

-1 limpa vidros dourado

 

-um casal de mollys balao

 

-4 alevins de mollys balao.

 

 

sendo que a primeira vista o aqua ainda parece um pouco vazio,estou com a ideia de colocar algo,,,,,,que deixe o aquario com aquele toque, aquele peixe,ou peixes, que saltem logo a vista,,,,,,,,,,cheio de cor e beleza, um pouco maior e pacifico.... que nao me coma a criançada toda.

 

ideias sem ser algo grande mas em vista.....

 

-um grupo de guppys

 

-3 betas.

 

 

neste momento o filtro ja se encotra com a seguinte configuraçao, de baixo para cima.

 

- esponja grossa

 

-ceramicas "deixei ficar as antigas e coloquei novas quase ate cima"

 

-esponja fina

 

-la de vidro

 

 

pois bem .....seguem fotos do aqua. agradeco opinioes,criticas, e sugestoes.

 

esta molly esta gravida??

 

x4t1.jpg

 

 

cvw6.jpgdraf.jpgmxix.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

ora bem............aqui fica um video do meu upgrade "acho eu".

 

como o meu aquario, apesar de ter uma luz branca........o aquario tinha um aspecto amarelado como podem ver no video,

 

ora bem,coloquei dentro da calha uma tira de um metro de leds azuis,e ligando em conjunto com a lampada normal........fiquei bastante surpreendido com o resultado.ficou um aquario muito mais cristalino e que reflete todos as cores dos meus peixes.......enteretanto tenho novidades e farei novo videos das novas aquisiçoes.

 

espero que gostem e que soltem criticas.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=XRI6r3BwNM8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São notórias as diferenças...Ainda bem que conseguiste o up-grade.

Primeiro vi o vídeo sem som e assustei-me, ao pensar que tinhas posto um sistema de pisca-pisca :naughty::naughty:

Eu também tentei misturar lâmpadas diferentes, para obter o máximo espectro de luz. Tenho misturadas três T5: branca, amarela e azul. Cada uma vai buscar diferentes tonalidades e a mistura dá um resultado mais aproximado do natural.

Senti o mesmo tipo de surpresa agradável, ao passar de um filtro interno para um cannister (externo) . Foi uma mudança da noite para o dia...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.