O animal que mais salvou vidas humanas até hoje


Miguel Marques

Recommended Posts

fonte: http://www.engenhariae.com.br/meio-ambiente/conheca-o-animal-que-mais-salvou-vidas-humanas-ate-hoje/

 

 

 

Conheça o animal que mais salvou vidas humanas até hoje

Nas últimas semanas muitas pessoas tem protestado por conta do uso de animais em pesquisas. Teve o caso dos Beagles, testes em macacos, ratos e etc. Mas e você, sabe qual o animal que mais salvou vidas humanas até hoje?

Não é o cão, como muita gente pode ter pensado, nem mesmo o leal cavalo, nem o valente pombo-mensageiro. O salvador vem do mar: é o caranguejo-ferradura!

O caranguejo-ferradura (Limulus polyphemus) é um dos seres vivos mais antigos que existem no planeta. Uma estranha criatura que parece saída do filme “Alien”, capaz de suportar até um ano sem se alimentar e de resistir temperaturas e salinidades extremas. Um fóssil vivo que habita nosso planeta há 445 milhões de anos, antes mesmo que os dinossauros.

caranguejo_ferradura_03.jpg

Hoje em dia, seu número encontra-se em decréscimo de forma lenta, mas constante, devido à mudança climática, a pesca predatória e a captura para a indústria farmacêutica. Infelizmente para o bicho, seu cotado sangue azul tem numerosos usos médicos e é utilizado para salvar inumeras vidas humanas.

Desde 1950, quando cientistas descobriram que o sangue de cor azul do caranguejo-ferradura se coagulava em contato com as bactérias E.coli e Salmonela, as pesquisas nunca mais pararam. Um destes últimos estudos se concentrou em um peptídeo que os caranguejos-ferradura elaboram e que inibe a replicação do Vírus da Imunodeficiência Humana.

Os ensaios pré-clínicos mostram que é tão efetivo como a zidovudina, um medicamento clássico contra a SIDA. Inclusive astronautas da NASA testaram na Estação Espacial Internacional um dispositivo médico de alta tecnologia que utiliza enzimas primitivas dos caranguejos-ferradura para o diagnóstico de doenças humanas.

caranguejo_ferradura_07.jpg

O segredo que faz com que o sangue do caranguejo seja de grande utilidade para a indústria biomédica está baseado na simplicidade e efetividade de seu sistema imunológico. Uma verdadeira cascata de enzimas, que produzem coagulação quando se encontram com o material das paredes celulares da maioria das bactérias. Os caranguejos-ferradura vivem sob constante ameaça da infecção em um habitat que pode conter milhares de milhões de bactérias por mililitro.

A diferença dos seres humanos, os caranguejos não têm hemoglobina no sangue, com isso, eles utilizam a hemocianina para transportar oxigênio. E é devido à presença de cobre na hemocianina e não de ferro, que o sangue adquire a peculiar cor azul.

É tão importante este sangue azul que provavelmente muitos de nós devemos a vida a esses caranguejos. E não é um exagero já que o LAL (lisado de amebócitos de Limulus) extrato aquoso de amebócitos do caranguejo é utilizado com frequência em testes para detectar as endotoxinas bacterianas em numerosos produtos farmacêuticos. Além de ser uma forma singela, barata e segura para detectar impurezas, é uma ferramenta importante no desenvolvimento de novos antibióticos e vacinas.

caranguejo_ferradura_05.jpg

 

O sangue do caranguejo-ferradura não só se converteu em uma poderosa “arma médica”, como também é um grande negócio. No mercado mundial, um litro de sangue deste caranguejo tem um preço aproximado de 15.000 dólares.

Ao ano, precisa-se do sangue de pelo menos 500.000 caranguejos, dos quais são extraídos em torno de 100 mililitros perfurando o pericárdio de seu primitivo coração. Mas, calma! Antes que você ache que os bichinhos precisem morrer para isso, saiba que o sacrifício deles não é necessário. Para obter o seu sangue valioso, os caranguejos são “ordenhados” manualmente por profissionais cuidadosos e, apesar de perderem 30% de seu peso, depois eles se recuperaram rápido e são devolvidos à água. Durante o processo, “apenas” 15% dos caranguejos morrem.

Os caranguejos passam por essa ordenha apenas uma vez por ano, sendo que seu sangue é posteriormente congelado, desidratado e, em seguida, enviado às instituições de pesquisas médicas e laboratórios.

 

Mais informação sobre o Límulo (também conhecido por caranguejo-ferradura): http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADmulo

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impressionante!!! As coisas que este rapaz sabe!!

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais