Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos,

Sendo este o meu primeiro post, gostaria felicitar a todos, por esta ferramenta de aprendizagem e de partilha de conhecimento, de área tão agradável como é a aquariofilia.

Sou o Tiago Baptista, tenho 23 anos, e a algum tempo recebi um aquário de 65L. Recentemente, achei que deveria dar-lhe alguma vida, e decidi ir em busca de conhecimento para materializar esse mesmo projecto. No entanto, após ler alguma informação em diversas fontes da especialidade, detenho ainda algumas dúvidas que me criam incerteza e dúvida, para avançar.

Neste sentido gostaria de partilhar com a comunidade algumas das minhas dúvidas, que irei apontar de seguida, de forma a reduzir o risco e a incerteza aliado ao investimento que vou realizar.

Dúvidas:

- O lay-out descrito é coerente e aceitável para o projecto em questão?

- A flora descrita, ajusta-se ao layout. Em termos de conjugação existe alguma contrariedade?

- A luz é adquada, quer em potência e funcionamento?

- Devo acrescentar algum material?

Layout:

Segundo a minha pesquisa, achei necessário adquirir alguns materiais para começar esta aventura de 65L de forma a assegurar um plantado e posteriormente a fauna, numa segunda fase de implementação de vida.

Fluval C, filtro bolsa c/ 5 etapas de filtração - Fluxo de 450 l/h

Aquecedor c/ termostato de 75w de potência

Substrato aquabasis plus - 2.5L

Substrato inerte - Cascalho do rio (provavelmente)

condicionador

Ativador biológico

Testes de: pH ; amónia e nitritos

Luz, Arcadia Classica trophical sunlight 25 watts de potência ( será que dá? e para um aquário de 100L no futuro?)

Flora:

Riccia Fluitans
- Hemianthus Callitrichoides Cuba
- Utricularia Graminifolia
- Hygrophila Difformis
- Anubia Barteri
- Hygrophilia Polysperma
Obrigado,
TB

Publicado: (editado)

Bem vindo.

Espero que disfrutes desta maravilha que é a aquariofilia!

Em resposta às tuas dúvidas:

- O lay-out descrito é coerente e aceitável para o projecto em questão?

Parece-me que sim, no entanto há utilizadores muito mais experientes que podem dar alguns conselhos. Com esse filtro o aqua não pode ter tampa.

- A flora descrita, ajusta-se ao layout. Em termos de conjugação existe alguma contrariedade?

Talvez estejas a querer iniciar muito depressa, algumas dessas plantas necessitam de mais cuidados e exigem mais luz do que a que tens (Cuba e Urticularia, por ex.). A Cuba, em particular, necessita da adição de CO2. Lê mais sobre o assunto e aconselho-te a iniciares com plantas da gama fácil. Poderás até dispensar os substrato fértil se somente tiveres plantas fáceis. Vê este link: Tropica

- A luz é adquada, quer em potência e funcionamento?

Sim, essa luz é adequada para o aqua, mas não para plantas mais exigentes.

- Devo acrescentar algum material?

Sim, água ;)

Dependendo das plantas, poderás precisar de fertilização. Irás necessitar de material de manutenção, um sifão para aspirar o fundo e ajudar nas TPA's, algo para limpar os vidros (um cartão tipo MB serve) e um termómetro (aconselho os normais, de "mercurio", mas tens digitais e de fita de colar por fora do aqua). Conforme fores avançado irás perceber se precisas de mais.

Bom arranque e boa sorte!!!

Editado por ThunderDrum

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Obrigado ThunderDrum, pela partilha de conhecimentos e ideias. Espero estar a altura do desafio, tanto em termos de conhecimento como de criatividade. As questões relacionadas com o Co2 assim são um bicho com algumas cabeças, que vou tentando aniquilar com leitura e partilha de dúvidas. Agora a minha principal preocupação é relativo à flora, sendo esta a fase 1 do meu projecto.

Mais uma vez, obrigado

Publicado:

De nada, tenho lido bastante aqui e ali, eu iniciei-me em Junho, com um betta, por isso não tenho muita XP, mas tenho passado muito tempo aqui no forum. :) Tenta que mais utilizadores respondam, é sempre bom ter mais opiniões, principalmente de pessoas com mais XP

Estou no momento a arrancar um aqua de 60l em que a flora é constituida por:

-Ludwigia Repens Rubin

-Egeria Densa

-Anubia nana

-Feto Java

-Valisneria natans (não arranjei nana)

Tenho apenas 15w de luz, espero que seja o suficiente. De momento, com 2 semanas de plantado apenas a Sagittaria Subulata parece não se dar bem, mas pode ser só a adaptação. A egeria cresce a olhos vistos!

Fazes bem em plantar primeiro, com o aqua cheio é um pouco mais dificil...

A minha sugestão é: decide quais as plantas e se terás condições para as manter, depois tenta ter a maior parte delas e planta tudo ao mesmo tempo, antes de encher.

Aqui pelo forum arranjas bons negocios de plantas jeitosas.

Clica nos links da minha assinatura, podes ver a evolução dos aquas.

Boa sorte, e qualquer duvida, aqui explicam de certeza!

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Obrigado. A troca de informação é sempre bom. Eu já estive a dar uma vista de olhos, pelo facto de ser do mesmo tamanho que o meu, tens de facto um trabalho já com alguma consistência. "Keep Going" com o bom trabalho

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!