Recommended Posts

Publicado

Ola a todos

Estou com alguns problemas com o meu aquario. Ando a debater-me com um problema d ictio num neon ja a algum tempo. Depois de andar em batalhas diarias com o termostato e nao conseguir manter a temperatura certa que queria (29° p combater o ictio sem prejudicar os guppies), resolvi iniciar um tratament cm esha 2000 pois reparei numa guppie que estava a ficar com a barbatana traseira alterada. Terminei hoje o tratamento de 3 dias e quando fui alimentar os peixes reparei que 1 guppie estava morto, outro pareceme estar meio apatico e com um nadar estranho, a guppie da barbatana afectada continua com a barbatana sup. recolhida mas aparenta andar "espertinha", nada bem e come normalmente. Para alem disto encontrei tambem um danio rosa que parecia meio comido VIVO... optei por sacrifica-lo pois faltava-lhe um olho e ate a zona da boca parecia estar meio ratada... ??? Nunca vi os scalares atacarem ou mesmo perseguirem os outros peixes. Terao sido os botia palhaço? E porque é que tudo isto aconteceu quando fiz o tratamento com o esha2000? Fiz tudo como vinha na caixa., tera sido uma infeliz coincidencia? É que estava a espera dos peixes melhorarem e nao depararme com peixes mortos e doentes.. estou meio atrapalhada. Se alguem me puder esclarecer com o que se possa tar a passar eu agradecia

Aqua d 200 lts

Biobox com lã d fibra, cascalho filtrante fino, canos d ceramica bio filtrantes (3 caixas).

A bomba d agua sei que faz 260lts por hora (nao sei dizer mais porque veio com o aquario que comprei a um particular e mantive a mesma depois d lavar bem e ver que esta a funcionar em condiçoes.)

Termostato 150w (na loja disserame que era suficiente p aquario. Sera? Estou seriamente a pensar comprar um mais potente ou outro igual pois estou cm dificuldads em stabilizar a temperatura).

1 rocha artificial

1tronco d raizes tratado

PH. 7.0

Amonia. 0

nitratos 10mg/lt

Fauna: 2 scalares

4danios rosa

4 ramirez

3 mollie

3 platies

5 espadas

4 neons 5 cardinalie

3 kuhlie

3 coridoras

2 goramies perola

7 guppies

2 otos albinos

2 limpa fundos

1 synodontis pequeno

Flora: varias cabombas

3 vallisnerias

1 aponogeton (espiga crispada)

1 ceratophyllum

Obrigada.

Publicado:

Boa noite,

Dadas as dificuldades em manter a temperatura, sugiro troca por um termoestato com 200 Watts. As especificidades das caixas são genéricas, mas consoante a habitação e zona do pais, temos temperaturas exteriores que naturalmente estão relacionadas com a temperatura interior do aquário.

Pergunto também se estará bem posicionado ? Isto tem a ver se está proximo da saida de água do filtro ou não, por causa do sensor, que pode estar a fazer medições incorrectas.

Eu também tenho um comunitário, e embora os escalares possam ter feito alguns ataques nocturnos, comigo nunca aconteceu ( e também tenho alguns peixes pequenos como coridoras e espadas).

Relativamente ao tratamento...feliz de mim que em 2 anos e meio nunca tive de fazer nenhum.

Boa sorte,

Atentamente,

André Alves

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Publicado:

Pois, eu ate dedico um pouco todos os dias a observar o meu aqua, o comportamento d cada peixe, s stao saudaveis, 1x p smana faço os tests da agua, etc, e nunca vi os scalares atacarem os outros peixes ou squer perseguirem nenhuns.

O termostato esta logo a entrada do filtro pois eu li algures que deve estar perto da movimentacao da agua. Como logo a saida da agua eu tenho muitas plantas entao optei por coloca-lo a entrada d filtro. Tenho o termo a 32° para conseguir manter a agua a 28° .. ??? D dia chega a subir aos 30° o que é muito alta e a noite anda sempre entre os 26 e os 28° n maximo.. ??? Nao ajuda nada com o caso d ictio alem d nao ser muito saudavel ps coitados dos peixes. Vou mesmo optar por exprimentar um d 200w entao.

O esha2000 nao fez efeito nenhum ao ictio e a minha guppie esta mesmo mais p lá do que p cá.. o mais certo é encontra-la morta mais dia menos dia..

fiz uma tpa n dia 4 d outubro e outra agora n dia 2 novembro na qual limpei parte das ceramicas d filtro e substitui parte da lã tambem. Coloquei o anti-cloro e as bacterias como habitualmente a cada tpa..

nao entendo o que possa estar a correr mal..?

alguma sugestao pessoal?

Obrigada desd ja.

Publicado:

Como limpas-te as ceramicas ? Água corrente ou água do aquário numa TPA ?

Compra um termoestato de uma boa marca...paga-se mais algum dinheiro, mas garanto que compensa.

É um filtro externo ? Em teoria, se estiver perto da entrada do filtro (puxada para o filtro), terá mais dificuldades em aquecer, pois é logo sugada a agua para as mangueiras, anda pelo filtro que tem um volume menor de água, e volta ao aquário, isto é, não tens grande volume de água a aquecer. Mas isto é teoria...na prática podem ter outros comportamentos, depende cada setup num todo.

Relativamente ao anti-cloro e bacterias nas TPAs, também sempre o fiz assim.

Faz assim: de noite ao apagar das luzes, tenta ficar um pouco perto do aqua a espreitar, com apenas uma luz de presença ou candeeiro a iluminar o suficiente para veres qualquer coisa. Podes ter sorte de conseguir perceber alguma coisa ou passares tempos e tempos a olhar e nada descobrires.

Venham mais opiniões!

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Publicado:

O filtro é um biobox grande interno (ocupa toda a lateral d aqua em comprimento, altura e largura).

O termostato é um tropic 150x da Wave.. na loja disseram que era bastante fiavel e acredita.. nao foi barato. Enfim.. v tentar amanha ir cmprar outro para colocar n outra extremidad d aqua a ver se me resolve o problema.

As ceramicas lavei debaixo d agua corrente morna. Mas lavei so parte das ceramicas p causa da colonia d bacterias. A lã tambem nao substitui toda, so cerca d metade da que estava n filtro.

Cumps.

Publicado:

Alguma novidade hoje dos peixes ? Mais ataques ou sequelas ?

As cerâmicas não se devem lavar em água corrente, mas sim em água do aquário durante as TPAs.

Cmpts

Publicado:

Bom dia.

Nao. Pelo menos baixas nao tive ainda e tive d guarda aos skalares durante a noite e pareceme que depois d luz apagar vao ps vallisnerias e por la ficam. Tambem n dei conta d haver mais feridos. A ver vamos.

Eu sei que a lavagem d filtro dve ser feita com a agua d tpa mas isto d ter um bebe d 1 ano as vezs nao é como agente quer e posso-te dizer que a tpa foi começada as 23h a pensar que era tarefa para 30mints e tal.. mas acabei era 2.30h d madrugada porque a minha filha nessa noite lembrouse que queria colo para dormir.. resultado, dei por mim a meia noite com a miuda a chorar d um lado e a olhar p um aquario meio vazio, sala xeia d baldes e produtos d limpeza p outro.. enfim. Tive mesmo que terminar a tpa da melhor forma que pude e acabei p lavar o filtro d torneira mesmo.. :(

Abraço.