ajuda com algas!


rodribike

Recommended Posts

Boas! O meu aquário de 95L está com green spot e também outra alga nas anubias e feto ( alga preta com filamentos)

Tenho 72W de luz e uso 2ml por dia ( dose mínima) de easy carbo, faço tpa 1x por semana ou de 2 em 2 semanas

O qUE acham que deva fazer? Aumentar dose de easy carbo ou desligar as luzes uns dias e fazer uma valente tpa?

 

Espero respostas obrigado

http://imageshack.com/a/img59/5923/ha8y.jpg

 

http://imageshack.com/a/img31/6990/ua70.jpg

 

http://imageshack.com/a/img689/1435/2u9r.jpg

Editado por rodribike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém me consegue ajudar?

boas, possivelmente ainda ninguém terá optado por opiniar pois sem resultados de alguns testes, qualquer eventual resposta será meramente indicativa sem grande objectividade.

Será possível apresentares os valores de Nitratos...Fosfátos....Ph..dureza,etc,etc?

 

O EasyCarbo é apenas uma fonte de Co2.

 

Para além disso falta a indicação se utilizas algum tipo de substrato fertil e as fertilizações que fazes (ou não fazes)?

 

Só com estes dados alguém te poderá ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, as plantas são seres que precisam de alimento.

é normal num plantado usarmos substrato próprio que tem alguns nutrientes (substrato fértil) por baixo de um meramente decorativo (substrato inerte), deves fornecer luz e co2 nos parâmetros aconselhados para o tipo de plantas que tens...isto é o geral, no entanto, podes ter plantas com poucas exigências que não se justifique a colocação de um substrato rico em nutrientes, mas de alguma forma esse terá que ser fornecido as plantas, mesmo as menos exigentes.

 

Convém sempre ter alguns testes que auxiliam, os mais experientes até poderão não os usar frequentemente após encontrarem o "equilíbrio" entre os pontos que te indiquei anteriormente.

 

Toda esta informação encontra-se no fórum, mas de uma forma linear se já fazes Tpa´s, adicionas co2, a luz deverá ser suficiente (é importante saber durante quanto tempo por dia tens esses 72w ligados), apenas sugiro se não queres comprar testes, e não percebes muito disso, pelo menos compra um fertilizante global para fornecer alguns nutrientes as plantas.

 

Depois convém também indicares a quanto tempo tens essa montagem feita.

 

Por vezes as plantas "ressentem-se" um pouco nas primeiras semanas (chamado período de adaptação) as novas condições.

 

Como vez, a temática não é fácil nem directa.

Há muitas variáveis em jogo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves estar com carência de algum ou alguns nutrientes na agua e depois as algas apoderam-se do aquario :P bem como as folhas das plantas melam e ficam com buracos, já passei por tudo isso :)

Da minha experiência e tenho o aquario plantado à 1 ano fertilizo apenas e com bons resultados: 41557.jpg

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho substrato fértil e uso também dá marca do easy carbo o fertilizante deles

Ph 7.5 NO2 0 NO3 5 kh 4 gh 7

A montagem já está feita desde fevereiro

A luz está ligada 9h por dia

Estes 72 w é recente até a 2 semanas a trás tinha 48w ( calha foi para a garantia)

 

Se precisarem d mais parâmetros digam

Queria ver se me livrava das algas :/

Por falar em buracos nas plantas tenho uma planta alta polysperma penso eu com furos nas folhas, quererá dizer algo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aumento da luz para 72w veio acelerar um eventual desequilíbrio já existente. Convinha saberes o valor dos fosfatos também. Reduz o fotoperimetro e duplica a dose recomendada do profito. Continua a fazer as tpas e não removas as algas dos vidros durante 3 semanas. Doi ver o vidro esverdeado mas é assim. Passado 2 a 3 semanas essa alga desaparece. Se continuas a raspar ela continua activa. .

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduzi a luz para 7H e já dupliquei a dose de profito, 10ml segunda outros 5ml quarta e mais 5ml sexta. Talvez esteja a ver melhorias nas folhas das anubias mas muito pouco, parece é haver mais green spot no vidro. Qual das algas demora mais a sair?

 

Obrigadi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduzi a luz para 7H e já dupliquei a dose de profito, 10ml segunda outros 5ml quarta e mais 5ml sexta. Talvez esteja a ver melhorias nas folhas das anubias mas muito pouco, parece é haver mais green spot no vidro. Qual das algas demora mais a sair?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as algas nos vidros têm um tempo de "vida" aproximado de 3 semanas isto se nao forem raspadas do vidro. Ao raspar acabam por libertar esporos para a agua e assim ampliar o ciclo de vida... normalmente estão associadas a excesso de nitratos quer pela diferença na relação dos nitratos -fosfatos-potassio, em que os nitratos estão realmente altos ou também em casos em que até nem estão assim tão altos mas a carência de um dos outros dois leva a uma deficiente absorção de nitratos por parte das plantas acabando por ficar assim em excesso. Julgo que deves ter calma e paciência e ir observando..

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Reparei em algumas melhorias nas algas filamentosas, essas estão a desparecer aos poucos e aos pouco vou aspirando as algas "mortas" que acabam por ir ao substrato.

Em relação às algas pretas nas folhas não tenho visto grandes melhorias mas os buracos nas folhas estão a desaparecer e noto grande melhoria no crescimento das plantas altas

Em relação à green spot penso estar a ganhar terreno :/ não sei se é normal e se devo esperar mais tempo ou ter mais paciência

Se tiverem mais dicas ou sugestões agradeço :)

 

Obrigado

 

 

Didastation, penso que não teres plantas naturais não te ajuda em nada com as algas

tenta arranjar umas plantas no fórum pode ajudar a eliminar as algas, mas espera pelos expert para saber a maneira melhor de as eliminar sem raspar ;)

Editado por rodribike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.