Ajuda! NÃO QUERO PERDER OS MEU ESCALARES!!! - Aquario com Algas e Valores PO4 e NO3 elevados


jferreira_pt

Recommended Posts

OLá

 

Preciso de uns conselhos.

O meu aquario há 4 semanas atras começou a ganhar algas nos vidros, trocos e rochas.

O aquario está com um ano de vida, neste momento tenho poucas plantas, apenas uma anubia grande. Fundo areia (5cms) com uma subcamada de substracto colocada há um ano.

Tenho 4 Escalaras medios (6cms) , 8 neons, 3 Espadas, 2 "Limpafundos", 2 "limpavidros" e um peixe faca

O aquario de 120 litros.

O aquario tem estado bem até que :

 

1. Acabou o CO2 is estive 2 meses sem CO2.

2. A partir dai comecei a ver a plantas a crescerem mas com uma camada de algas nas folhas.

3. 2 Semanas depois começaram a aparecer algas nos vidros.

 

Fiz um TPA 40%, limpei esponjas, algodao, tubos, filtro mecanico, mas não melhorou.

 

Reparei que as esponjas do Einem 2213 e do filtro mecanico, passaram de azuis para pretas.

 

Esta semana resolvi, comprar um kit the testes para ver o que se passava.

 

Surpresa!!!! Os valores estão todos marados:

 

Ph: 6.6

Temperatura : 27/28º

PO4 : > 2mg/L

NO3 > 100mg/L

KH: 53,7ºdh

 

 

Alguém me pode dar sugestoes para normalizar isto?

Para já vou comprar plantas,reintroduzir CO2 e fazer TPA's 20% de 4 em 4 dias.

 

Obrigado

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que o que vais fazer é o acertado.

Introduzir plantas consumirá tantos nitratos como fosfatos. Se forem plantas de crescimento rápido ainda melhor. O que não é o caso das anubias por exemplo...

De que cor são as algas que tens no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que o que vais fazer é o acertado.

Introduzir plantas consumirá tantos nitratos como fosfatos. Se forem plantas de crescimento rápido ainda melhor. O que não é o caso das anubias por exemplo...

De que cor são as algas que tens no aquário?

 

 

Sim parece correcto.....agora essa temperatura esta alta....estas com medo que tenham frio pu que???? (Estou na brincadeira como e obvio) baixa isso para os 26....

 

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que o que vais fazer é o acertado.

Introduzir plantas consumirá tantos nitratos como fosfatos. Se forem plantas de crescimento rápido ainda melhor. O que não é o caso das anubias por exemplo...

De que cor são as algas que tens no aquário?

As algas são verdes, tipo lodo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura na secção das algas qual é o tipo. Depois varia o tratamento. Pode ser por excesso de nutrientes ou por falta de fauna ou peixes a mais.

O Co2 também auxiliava no equilíbrio. Tens feito testes para ver se está tudo adequado depois das TPA que tens aplicado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.