Segundos passos


Seata

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de 4 anos ausente deste hobby por razões profissionais, eis que retomo este prazer de criar e manter um aquário.

Estou a utilizar quase todo o material que tinha adquirido há alguns anos com excepção de um kit de co2 de botija.

 

Assim, apresento o meu aquário:

Material
Aquário 110 cm * 40 cm * 50 cm - 220 L
Filtro Eheim Pro 3 2073
2 Termostatos 150 W - 23º
Iluminação - 3 * 39 W; 6500 k + Grolux + Aquastar - 8 horas/dia

Hardscape
Substrato não fértil - Akadama (Double Red Line) - 28L
2 Troncos

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L
Nitratos (NO3) - 25 mg/L
Nitritos (NO2) - 0,15 mg/L
Fosfatos (PO4) - 1 mg/L
pH - 6
Kh - 3

Plantas

Elatine hydropiper
Heteranthera zosterifolia
Hygrophila stricta
Alternanthera reineckii "Mini"
Taxiphyllum sp. "Spiky"
Blyxa japonica
Ludwigia arcuata
Elodea

Invertebrados
4 Red Cherry

2 Camarões do Rio Mira

Fertilização
TPA - 40 Litros uma vez por semana

Seachem Flourish - 4ml - 3 x por semana

CO2 - (180/200 bpm) (não tenho conta bolhas)

 

2jg8bc3.jpg

 

O Aquário está montado há cerca de um mês e o que tenho notado é que as plantas Heteranthera zosterifolia e Hygrophila stricta tem-se atrofiado desde a montagem. Inclusivé as Blyxa têm perdido o verde forte e ficado amareladas.

21479ue.jpg

25kq1k9.jpg

2n9z09j.jpg

28044ro.jpg

iqkmk2.jpg

 

 

Tenho a agradecer ao Fernando Encarnação a oferta de algumas plantas e dos invertebrados!

Editado por Seata
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está fixe

 

Tens de aumentar gradualmente as horas de luz meia hora por semana, porque 8 horas para as plantas que tens não chega.

Editado por pedronb
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bmbarbosa, não estás errado! O substrato é akadama, por isso é muito provável que as plantas que necessitem de fertilização pela raiz estejam a "queixar-se".

Na altura da montagem não quis inve$tir no substrato e agora ... já não posso reclamar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes fazer uma coisa não é muito bom mas acho que vai ajudar, compras um substrato de 1 litro que seja para plantas e tentas a volta das plantas máximo por baixo desse, assim elas já recebem mais alguns nutrientes e assim não é preciso retirares tudo... senão mais tarde vai acabar por andar a gastar dinheiro em fertilizantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Para fazer isso teria que retirar toda a água o que não me parece a melhor solução.

Já andei a ver algumas pastilhas de fertilização das raízes e provavelmente será por aí que irei atuar.

Estou indeciso qual irei comprar :confused4:

 

Alguma ajuda?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.