Carolmartins Publicado Agosto 16, 2013 Publicado Agosto 16, 2013 Olá a todos, Sou um novo membro e sou completamente inexperiente nestas andanças, conto com as vossas dicas especiais para me auxiliarem nesta aventura. Tenho um piolho de 2 anos que adora peixes, depois de muito pesquisar por aqui decidi montar um aquario ao meu filhote e como tambem tinha uma amiga que se queria desfazer do aquario dela de 60L aproveitei e montei o meu aquario ha cerca de 9 dias. Ja medi os valores de amonia e nitritos e estao a zero, porem ainda nao introduzi peixes pois estou com duvidas relativamente ao substrato e às plantas. Não coloquei qualquer tipo de substrato, aquilo que fiz foi colocar areao preto. Como a minha amiga tinha uma planta no aquario dela, não a quis deitar fora, por isso lavei-a e tentei planta-la da seguinte maneira: cortei bases de garrafas de agua e coloquei um substrato dentro destas bases (nao me parece que seja substrato fertil, fiz com o que ela me indicou mas acho q é inerte) depois plantei as plantas e coloquei as bases dentro do aquario, o que sucede é que as plantas estao a morrer. Agora aqui vai a minha pergunta, como não coloquei substrato no aquario, somente coloquei areao preto, eu agora se quiser colocar substrato ja com o aquario montado posso? Terei que esperar novamente uma serie de dias ou posso dps colocar os peixes? A questao é que queria mesmo comprar umas plantas, mas das resistentes, daquelas que nao necessitam de CO2, o que aconselham? So que como ao tenho um pouco de areao (nem sequer cobre o fundo todo) queria saber se posso colocar aora por cima o substrato e depois plantar. Aguardo o vosso feedback e desde ja muito obrigada. Carolina Citar
FilipeBoto Publicado: Agosto 16, 2013 Publicado: Agosto 16, 2013 Olá, sou um membro recente também, mas vou-te dizer o que sei só para que possas ter uma ideia. Os valores de amónia e nitritos ainda te devem subir, o pico dá-se normalmente a meio do mes de ciclagem, dia 12 a 17, algo do gênero. Quanto ao substrato deve ser colocado por baixo do areão, pelo que terás que refazer tudo, e embora possa não recomeçar a ciclagem, acho melhor contares como se fosse de ínicio pelo sim, pelo não. Ou seja, esperar mais um mesito até começares a por os primeiros habitantes. O areão deverá ter uns 5 cms de altura. Pode ser um bocadito menos, mas é melhor a mais do que a menos. Acho que vais ter que vazar e começar de ínicio... Aproveitavas logo para comprar as plantas e colocá-las, porque é mais fácil com pouca água. Só um aparte, existem pessoas que não colocam substratos férteis e as plantas crescem... (Demoram é mais tempo) Plantas de fácil manutenção: egeria densa (elodea)feto de javamusgo de java valisneria anubias Isto é apenas para poderes ter uma ideia, mas espera por opiniões mais experientes até porque posso ter dado opiniões menos correctas, mas tem sido com base no muito que tenho lido desde que iniciei o hobbie. Citar
Recommended Posts