Apresentação - Recomeço


AFR

Recommended Posts

Bom Dia a todos os amantes deste magnífico hobby.

 

Sou o António e moro em Santiago do Cacém.

Depois de 8 anos, decidi retomar este hobby.

Devo confessar que já há algum tempo que consulto o forum para tirar dúvidas e, sem dúvida nenhuma, verificar que as coisas estão bastante diferentes. Já aprendi bastante com os users deste forum.

 

Deste modo, em 15 Maio deste ano voltei a montar o aquário que já existia cá em casa. É um aquário da Aquapor com 52x28x25 (mini, eheheh) com aquecimento aquamatic 50W, filtro interno elite 75 (emprestado) e iluminação 15W (pouca).

 

Tenho Guppies, 2 Platis, 1 Plecostumus, 3 espadas, 1 coridora.

 

Em termos de plantas, tenho poucas ainda, retiradas do áquio de um amigo.

 

Desde já peço desculpa pela qualidade da foto, que foi tirado logo no início e com o tlm.

 

http://imageshack.com/a/img833/1086/7mcv.jpg

 

Ora bem, este bichinho da aquarofilia é tramado e já estou a ponderar passar para um aquário maior daqui a algum tempo.

Até lá, penso adquirir 1 filtro externo para aplicar neste aquário, mas já a pensar no futuro.

Os filtros que tenho em mente são:

- Tetratec Ex600

- Fluval 206

- Eheim 2213/2215

 

Espero que a colocar um destes filtro no atual aquário não vá criar fluxo demais...

 

Em termos de plantas, penso adquirir:

- Musgo de Java

- Ceratophylum Demersun

- Rotala

- Microsorium pteropus

 

Deverei ponderar em meter CO2 também, bem como melhorar a iluminação, pois as plantas existentes no aquário não têm desenvolvido muito.

 

O aquário que penso adquirir no futuro será entre 100 e 130 ltrs.

 

Deixo desde já o meu muito obrigado a todos, pelo que já aprendi aqui no forum.

 

Abraço a todos,

 

António

Editado por AFR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, e bem vindo.

Esse pleco vai crescer muito, mas como estás já a pensar montar outro aqua mudas para lá depois.

Esses filtros para o actual aqua, vai parecer deixa-me ver.... os guppys vão se sentir o Gareth McNamara no mar da Nazaré, mas não sei se não será pouco para um de 130l. Compravas um de mochila para este aquário e depois para o outro compravas um melhorzinho que esses que indicaste um ou dois modelos acima em termos de filtragem.

E já agora para as plantas que queres não precisas de CO2.

Editado por Paulo SS Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E já agora, aproveitando o tópico, alguém me poderá elucidar acerca da bomba de ar??? Devo ter sempre ligada, só algumas horas ou devo mesmo retirá-la?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos filtros, o eheim 2213 se colocares torneiras duplas podes regular o caudal. Mesmo que fique muito reduzido sempre aproveitas o espaço para as matérias filtrantes (3L).

 

No entanto para esse aquário chegava um eheim 2211 por exemplo. Mas aguarda por opiniões.

 

O ideal é que o filtro faça 5x o volume de água por hora.. Pesquisa um pouco e vê videos no youtube a ver qual seria melhor pra ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderás fazer como o André disse ou mesmo colocar uma esponja na entrada de água e na saida virares os buracos da flauta de encontra o vidro para reduzir um pouco mais, mas o que eu quis dizer é que é muito para este aqua, mas será pouco para o que queres introduzir de 130L, por isso não acho que seja um bom investimento, mas havendo tempo($$$$$$), podes comprar esse para aí, filtragem a mais não tem problema e depois uma ou duas gamas acima para o outro aqua de 130L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes retirar, ninguém usa essas bombas em aquários comunitários, apenas em aquários de criação.

 

Obrigado, vou retirar de imediato. De qualquer forma pensei que trouxesse algumas vantagens, mesmo nos comunitários.

 

 

 

 

Quanto aos filtros, o eheim 2213 se colocares torneiras duplas podes regular o caudal. Mesmo que fique muito reduzido sempre aproveitas o espaço para as matérias filtrantes (3L).

 

No entanto para esse aquário chegava um eheim 2211 por exemplo. Mas aguarda por opiniões.

 

O ideal é que o filtro faça 5x o volume de água por hora.. Pesquisa um pouco e vê videos no youtube a ver qual seria melhor pra ti.

 

 

Poderás fazer como o André disse ou mesmo colocar uma esponja na entrada de água e na saida virares os buracos da flauta de encontra o vidro para reduzir um pouco mais, mas o que eu quis dizer é que é muito para este aqua, mas será pouco para o que queres introduzir de 130L, por isso não acho que seja um bom investimento, mas havendo tempo($$$$$$), podes comprar esse para aí, filtragem a mais não tem problema e depois uma ou duas gamas acima para o outro aqua de 130L

 

 

Visto desta forma, ia fazer um investimento talvez um pouco desnecessário, mesmo assim terei que ver um filtro melhorzito do que o que tenho, porque acho que não é o suficiente e não tem espaço para matérias filtrantes, nem de perto, para o que eu gostaría. Vou ter que aguardar mais um pouco e investigar ainda mais.

Pode ser que alguém que já tivesse passado por esta situação me dê ainda mais uma opinião.

Obrigado a ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Irei analisar assim que possível. São de confiança?

 

Em relação ao Resun, pela diferença que faz para o 2211, ficava-me pelo Eheim.

 

o Boyu é realmente barato... Será que haverá alguém que me possa dar feedback deste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois aí não te posso ajudar, já estive tentado adquirir um para os meus meninos mas como ainda tenho de colocar uma esponja na entrada de água tenho medo que esforce demasiado o filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que enquanto me decido qual o próximo aqua, não queria descurar os cuidados neste, até porque não sei quanto tempo irei demorar a decidir-me. Era preferível gastar mais alguns €€€ neste para o manter até vir o outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perdoem-me a minha ignorância mas, no 2211 pelo que já tive a ver não tem os cestos para levar a materia filtrante? como se faz a divisão das matérias? é deixar no saco de rede que vem quando se compra?

 

Nesse aspeto acho o tetratec ex400 mais cómodo, o incoveniente é que faz 400 ltrs/hora, deve parecer as tais ondas da Nazaré no meu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

 

Fizeste muito bem em voltar ao vicio :)

Desejo-te muito boa sorte.

 

Como falas em eventualmente colocar CO2 (e talvez outras plantas?), já pensaste em tirar a ânfora? :) Sei que antes se utilizavam bastante mas creio que com umas plantas isso ficará mais bonito e mais saudável para os teus peixes. Que achas?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

 

Fizeste muito bem em voltar ao vicio :)

Desejo-te muito boa sorte.

 

Como falas em eventualmente colocar CO2 (e talvez outras plantas?), já pensaste em tirar a ânfora? :) Sei que antes se utilizavam bastante mas creio que com umas plantas isso ficará mais bonito e mais saudável para os teus peixes. Que achas?

 

Pedro.

 

Sim, já pensei nisso, mas enquanto as plantas não chegam... vai ficando.

Agora ando mesmo empenhado é em escolher o filtro. Isso é que me está a dar cabo da cabeça...

Editado por AFR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores prai tens também os aquacompact da eheim, e em relação ao 2211 sim metes na rede

 

Aquacompact não dá para o meu aquário dado ser de mochila e o meu aqua ter tampa completa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites uma sugestão os filtros Ecco da Eheim são fantásticos para aquários dessa dimensão e gastam... POUCO! Recuperas o investimento em algumas dezenas de meses.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para te baralhar mais um pouco tens o sera fil bioactive 130 300L/H e com cestinhas de picnic lol, e como te disse para diminuires o curso esponja na entrada e flauta virada contra o vidro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para te baralhar mais um pouco tens o sera fil bioactive 130 300L/H e com cestinhas de picnic lol, e como te disse para diminuires o curso esponja na entrada e flauta virada contra o vidro

 

Pois, tens razão.... Baralhado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites uma sugestão os filtros Ecco da Eheim são fantásticos para aquários dessa dimensão e gastam... POUCO! Recuperas o investimento em algumas dezenas de meses.

 

Pedro.

 

 

Pedro,

 

Neste momento todas as sugestões/opiniões/experiência são muito bem vindas.

Em termos dos filtros ecco, o consumo é igual ao 2211.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me chamo Pedro lol, mas sim o consumo é o mesmo 5W só que o ecco debita quase o dobro 500L/H bem bom para quem tem um aqua de uns 200L e não quer pagar muito além de consumir tanto(ou tão pouco) como os pequenos filtros exteriores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.