Apresentar o meu aquário!


Jixj1994

Recommended Posts

Fosfato é formado pelos dejectos dos peixes certo?

 

Sendo assim, estava a pensar comprar

 

SEACHEM FLOURISH POTASSIUM

 

ou então comprava que também tem potassio...

SEACHEM FLOURISH + SEACHEM FLOURISH EXCELL

 

Que me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 70
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mas não tens CO2? Se tens CO2 para que o excell

 

O Flourish não tem as doses necessarias de potassio e de ferro.

 

Sim tenho co2. Então vou fazer isso, compro os 2 dessa marca (potassio + ferro) e tenho que ver também os teste.

 

Fiz á pouco umas pequenas podas, retirando as folhas em pior estado. Fiquei admirado quando á 2 dias fiz uma poda grande de uma planta ( a que esta mesmo a frente no centro do aquário) e em 2 dias já tem 4 rebentos mais ou menos de 7mm, penso que seja um bom sinal. E da planta que está a esquerda, desde domingo já me cresceram rebentos de 4 cm (planta de fácil manutenção) penso eu.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas vieram do outro aquario, ou são novas?

 

É que parece-me ludwigia em estado emerso, e se assim for é normal estarem a mudar de folha

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo com as tpas.

 

Se dizes que ele tem falta de PO4, manta-lo fertilizar e depois tirar os fertilizantes?

 

Concordo na parte de fertilizar com Potassio, Excel não sei se será necessario porque ele tem co2, mas eu a esses juntava ferro. os fertilizantes "universais" nunca trazem ferro suficiente.

 

Antes de fertilizares com PO4 ve se realmente tens falta de PO4, se não podes ter um boom de algas.

 

Os testes de tiras normalmente nao trazem o teste de PO4

Sim és capaz de ter razão nao e preciso tpa dia sim dia nao ate porque ele nao tem assim um boom de algas.

Em relação á adição do excel já nao concordo porque ele tem CO2 caseiro que é muito inconstante, os níveis de adição nunca sao os mesmos como acontece com os sistemas pressurizados.

Além de que o seachem excel tem capacidades de algicida tambem.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas vieram do outro aquario, ou são novas?

 

É que parece-me ludwigia em estado emerso, e se assim for é normal estarem a mudar de folha

 

As plantas comprei-as a 2 semanas e meia mais ou menos, tinha colocado no meu outro aquário, mas devido á luz fraca estavam a morrer. Depois, consegui arranjar este aquário e mudei as plantas aproveitei e coloquei substrato fértil.

Pelo que vi na Internet é mesmo essa planta! Mudar de folha como? não percebi muito bem...quais são as características quando estão a mudar de folhagem?

O que aconteceu foi algo estranho, pois as plantas quando as trouxe eram todas verdes, e depois começaram a arrebentar folhas vermelhas, como se pode ver nas fotos...é normal?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Antes de mais tenham calma, a fim de encontrar a melhor opção, para este caso...leiam o tópico desde o inicio.

 

Recapitulando:

 

Plantas, filtro, água e peixes de aquário antigo com pouca luz passaram à 1semana para uma aquário maior com substrato fértil e iluminação muito mais forte.

 

1º são poucas plantas.

2º Aquabasic plus liberta muitos nutrientes no inicio da montagem especialmente com a combinação manado/corydoras.

3º existe crescimento bom das plantas mas também apareceram alguma algas.

 

Solução???

 

Não fertilizar, pelo menos para já, pois as algas que apareceram devem-se à incapacidade das plantas conseguirem captar mais nutrientes, do que fizeram, isto porque têm muito mais luz e mais nutrientes mas falta CO2, o que por si não é problemático pois são poucas plantas. Deves reduzir o foto período para 5/6 horas. Se quiseres comprar alguma coisa que te dê jeito agora e sempre compra o seachem excel.

 

Amigos aquariofilistas que tentaram ajudar o Jixj1994, não tenho a menor duvida que ele agradece as contribuições, convém é saber quais as condições do aquário antes de dizer para fazer isto ou aquilo. Eu a meio das respostas estava a concordar com grande parte das respostas dadas, mas quando o jixj1994 diz que o novo aquário está montado à 1semana, tanto o problema como a solução mudam.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim és capaz de ter razão nao e preciso tpa dia sim dia nao ate porque ele nao tem assim um boom de algas.

Em relação á adição do excel já nao concordo porque ele tem CO2 caseiro que é muito inconstante, os níveis de adição nunca sao os mesmos como acontece com os sistemas pressurizados.

Além de que o seachem excel tem capacidades de algicida tambem.

 

Abraços

 

Eu tinha falado realmente no excel por causa das algas, mas pelo que percebi se conseguir aumentar o potássio e o ferro de forma a equilibrar os níveis as algas acabaram por desaparecer não?

Também estava a pensar em colocar uns 3 ottos acham que ajuda?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Antes de mais tenham calma, a fim de encontrar a melhor opção, para este caso...leiam o tópico desde o inicio.

 

Recapitulando:

 

Plantas, filtro, água e peixes de aquário antigo com pouca luz passaram à 1semana para uma aquário maior com substrato fértil e iluminação muito mais forte.

 

1º são poucas plantas.

2º Aquabasic plus liberta muitos nutrientes no inicio da montagem especialmente com a combinação manado/corydoras.

3º existe crescimento bom das plantas mas também apareceram alguma algas.

 

Solução???

 

Não fertilizar, pelo menos para já, pois as algas que apareceram devem-se à incapacidade das plantas conseguirem captar mais nutrientes, do que fizeram, isto porque têm muito mais luz e mais nutrientes mas falta CO2, o que por si não é problemático pois são poucas plantas. Deves reduzir o foto período para 5/6 horas. Se quiseres comprar alguma coisa que te dê jeito agora e sempre compra o seachem excel.

 

Amigos aquariofilistas que tentaram ajudar o Jixj1994, não tenho a menor duvida que ele agradece as contribuições, convém é saber quais as condições do aquário antes de dizer para fazer isto ou aquilo. Eu a meio das respostas estava a concordar com grande parte das respostas dadas, mas quando o jixj1994 diz que o novo aquário está montado à 1semana, tanto o problema como a solução mudam.

 

Cumps.

 

Boa noite. Desde já agradeço todas as respostas aos membros que me ajudaram.

 

já fiz varias tentativas desde que tive o primeiro aquário, em ter plantas, mas por falta de uma luz mais forte no outro nunca consegui grande coisa. Desta vez, com uma luz mais forte e substrato fértil e co2 caseiro irei tentar construir um aquário comunitário bem plantado. Acontece que já li bastante sobre plantas e até soluções de fertilização DIY, mas penso ainda não ter experiência suficiente para ir para esses campos mais complexos.

Lendo a opinião do Nuno, realmente o aquário tem pouco tempo, a minha preocupação realmente foi em não deixar as algas alastrarem-se mais.

 

Vou reduzir as horas de luz para 6, e vou comprar para já o Excel e os testes de ferro e potássio. (também por serem produtos caros, este mês compro estes e depois para o mês que vem compro os fertilizantes, para não ser um arrombo muito grande no orçamento ) entretanto vou ver como as coisas se desenvolvem.

 

Vou postando fotos para ver e comparar o desenvolvimento de plantas.

 

Nuno, falaste que eram poucas plantas, este aquário e esta calha tem um pequeno senão, na zona do coco não apanha muita luz, por a lâmpada estar mais centrada dai aquela zona não ter plantas, estava a pensar colocar ai um ramo para o ancistrus e os ramirezis. E encher com mais plantas o resto do aquário, que mais plantas são aconselháveis para a minha situação?

 

Obrigado a todos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu tenho um pequeno "nano" de redcherry e tenho musgo de Java e Christmas...Já tive musgo no aquário comunitário, mas não gostei muito nem resultou muito bem pois havia sempre pontas de musgo agarradas as plantas, e lá tinha eu que andar sempre a limpar.

 

Não existe assim nenhuma planta que possa colocar no tronco sem ser musgo? e que não necessite de muita luz...

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nuno eu nos meus aquário faço fertilização deste o dia um e nunca tive problemas. cada doido com a dia mania

 

 

quanto as plantas, tal como disse a lixeiros foi criada fora de água e por isso apresenta essa folha redonda. e normal que ela caia e que outra a va substituir, uma mais vermelha e pontiaguda.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Publicado 01 Maio 2013 - 09:47

Boas

 

O problema de fertilizar desde o inicio são as algas, por isso não estou a fertilizar com fosfatos e nitritos, apenas com nutrientes que sei que estao em falta.

Ervilhita tirei isto do teu tópico e existem imensas diferenças entre o teu aquario e este... O teu tem muito menos luz, muito mais plantas e de mais dificil manutenção, não tem aquabasic plus como camada fertil, não tem o leve Manado como camada inerte, não tem as corydoras a levantar nutrientes do substrato.

 

Por vezes situações que podem parecer idênticas, não têm qualquer semelhança quando vistas ao pormenor e algas aparecem devido a problemas nos pormenores.

 

Ervilhita, não te estou a atacar, nem nada que se pareça, mas nesta situação a fertilização não é a solução. Existem imensas pessoas que colocam peixes antes de fazer o ciclo do azoto e para alguns pode não haver problema, pois podem ter o ph mais baixo, se alguém ler que se pode fazer e tiver o ph a 7,5 o resultado será a morte dos animais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei, mas também não me referia só a esse aquário. não sugeriu que fertilizasse com nitratos e fosfatos, esses sim provocam algas quando estão em demasia. mas sou apologista de fertilizar com potássio e ferro. o excel disse lhe que não valeria a pena por causa de ter co2. quantidade ferro disse lhe para fazer os testes, assim como o do po4. onde está o meu erro? em fertilizar com potássio? pelo que tenho lido o potássio não provoca algas.

 

 

mas voltando ao que interessa a planta está assim por ter sido criada fora de água, e ainda.se estar a habituar. quanto as outras não achei que não estivessem mal.

 

quanto ao diminuir a luz, também já alguém lhe tinha dito

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei, mas também não me referia só a esse aquário. não sugeriu que fertilizasse com nitratos e fosfatos, esses sim provocam algas quando estão em demasia. mas sou apologista de fertilizar com potássio e ferro. o excel disse lhe que não valeria a pena por causa de ter co2. quantidade ferro disse lhe para fazer os testes, assim como o do po4. onde está o meu erro? em fertilizar com potássio? pelo que tenho lido o potássio não provoca algas.

 

 

mas voltando ao que interessa a planta está assim por ter sido criada fora de água, e ainda.se estar a habituar. quanto as outras não achei que não estivessem mal.

 

quanto ao diminuir a luz, também já alguém lhe tinha dito

O erro é fertilizar.

 

Há imensos estudos que indicam que nutrientes em excesso não provocam algas...o que provoca algas são os desequilíbrios, horas de luz a mais, nutrientes disponíveis, plantas a menos e CO2 a menos, isso está a provocar as algas...não é a falta de potássio e ferro, ainda por cima o aquabasic plus e o manado têm ferro... Basta passar um iman neles para percebe-lo, se a água do aquario é del cano também deve ter ferro, devido às tubagens (a não ser que sejam antigas).

 

Num low tech existem tendencialmente menos problemas de algas, porquê? porque há menos de tudo, menos luz, menos nutrientes, menos CO2, menos necessidade das plantas.

 

boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu sei, mas também não me referia só a esse aquário. não sugeriu que fertilizasse com nitratos e fosfatos, esses sim provocam algas quando estão em demasia. mas sou apologista de fertilizar com potássio e ferro. o excel disse lhe que não valeria a pena por causa de ter co2. quantidade ferro disse lhe para fazer os testes, assim como o do po4. onde está o meu erro? em fertilizar com potássio? pelo que tenho lido o potássio não provoca algas.

 

 

mas voltando ao que interessa a planta está assim por ter sido criada fora de água, e ainda.se estar a habituar. quanto as outras não achei que não estivessem mal.

 

quanto ao diminuir a luz, também já alguém lhe tinha dito

Concordo com a parte a vermelho, e concordo com a parte de diminuir o tempo de luz poderá ser uma solução agora de inicio.

 

O erro é fertilizar.

 

Há imensos estudos que indicam que nutrientes em excesso não provocam algas...o que provoca algas são os desequilíbrios, horas de luz a mais, nutrientes disponíveis, plantas a menos e CO2 a menos, isso está a provocar as algas...não é a falta de potássio e ferro, ainda por cima o aquabasic plus e o manado têm ferro... Basta passar um iman neles para percebe-lo, se a água do aquario é del cano também deve ter ferro, devido às tubagens (a não ser que sejam antigas).

 

Num low tech existem tendencialmente menos problemas de algas, porquê? porque há menos de tudo, menos luz, menos nutrientes, menos CO2, menos necessidade das plantas.

 

boa sorte...

Concordo contigo, mas isto pode ter as duas soluções, ou seja baixa o tempo de luz e evita fertilizar, ou continua com o tempo que têm de luz e tentar encontrar um equilibrio de massa vegetal / co2 / fertilizante.

 

Penso que estamos todos a tentar ajudar dentro das experiencias alcançadas com cada um dos nossos aquarios, mas tambem é verdade que cada caso é um caso e que temos todos varios factores diferentes que podem alterar as soluções para cada aquario.

 

Seja como for parte agora do Jixj1994 escolher qual a forma que vai endereçar na resolução do problema visto que os €€€ tambem nao ajudam.

 

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb concordo com a parte a vermelho, mas será que é necessário para já preocupar-se com isto? Não me parece

 

Há pessoas que passam pelo forum e nem postam nada, mesmo precisando de ajuda, pois normalmente o que toda a gente diz é compra isto e aquilo e mais o teste disto e daquilo, e mais uma coisa ou outra. Quem gasta 100 euros num kit de aquário não vai gastar 80 euros em fertilizantes e testes, ou vai??

 

Em vez de dizer para comprar montes de coisas, porque não recomendar a ida a uma loja de aquariofilia, leve um bocado da água do aquário e peça para medir os parametros que podem contribuir para o aparecimento das algas. Sei de lojas que fazem isso na boa, sem cobrar 1 cêntimo. Cabe aos mais experientes no hobby ajudar os menos experientes, e por vezes complicamos ainda mais a vida de quem precisa de ajuda.

 

Ainda à duas semanas a filha de uma das minhas alunas ligou-me pq de um dia para o outro a água do aquário ficou toda esbranquiçada e os peixes que sempre estiveram bem estavam ao cima de água como se tivessem falta de ar. Fui investigar, pois nunca me tinha acontecido, e em pouco tempo estava a responder que por alguma razão as bacterias nitrificantes do aquário/filtro morreram ou deixaram de conseguir decompor a matéria orgânica no aquário, o que é que eu recomendei? aumentar oxigenação, se tiver bomba de ar ligue no máximo, se não tiver coloque o filtro de maneira que agite o mais possível a superfície da água, faça TPA grande com água bem acondicionada, e vá fazendo de 2 em 2 dias com menos quantidade. preveni que seria de esperar alguma morte.

 

Anteontem falei com a pessoa que aconselhei e ela ficou muito satisfeita com os conselhos, teve 2 peixinhos a morrer, mas rapidamente a água do aquário estabilizou e os peixes recuperaram a alegria. Falou-me que foi ao Koi park em Almada e lá percebeu que estava a dar 10 vezes mais comida do que devia. Moral da história...As pessoas ficam contentes com soluções fáceis, e aprendem normalmente após verem como se faz... Eu tinha referido que talvez tivesse a alimentar em excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb concordo com a parte a vermelho, mas será que é necessário para já preocupar-se com isto? Não me parece

 

Há pessoas que passam pelo forum e nem postam nada, mesmo precisando de ajuda, pois normalmente o que toda a gente diz é compra isto e aquilo e mais o teste disto e daquilo, e mais uma coisa ou outra. Quem gasta 100 euros num kit de aquário não vai gastar 80 euros em fertilizantes e testes, ou vai??

 

Em vez de dizer para comprar montes de coisas, porque não recomendar a ida a uma loja de aquariofilia, leve um bocado da água do aquário e peça para medir os parametros que podem contribuir para o aparecimento das algas. Sei de lojas que fazem isso na boa, sem cobrar 1 cêntimo. Cabe aos mais experientes no hobby ajudar os menos experientes, e por vezes complicamos ainda mais a vida de quem precisa de ajuda.

 

Ainda à duas semanas a filha de uma das minhas alunas ligou-me pq de um dia para o outro a água do aquário ficou toda esbranquiçada e os peixes que sempre estiveram bem estavam ao cima de água como se tivessem falta de ar. Fui investigar, pois nunca me tinha acontecido, e em pouco tempo estava a responder que por alguma razão as bacterias nitrificantes do aquário/filtro morreram ou deixaram de conseguir decompor a matéria orgânica no aquário, o que é que eu recomendei? aumentar oxigenação, se tiver bomba de ar ligue no máximo, se não tiver coloque o filtro de maneira que agite o mais possível a superfície da água, faça TPA grande com água bem acondicionada, e vá fazendo de 2 em 2 dias com menos quantidade. preveni que seria de esperar alguma morte.

 

Anteontem falei com a pessoa que aconselhei e ela ficou muito satisfeita com os conselhos, teve 2 peixinhos a morrer, mas rapidamente a água do aquário estabilizou e os peixes recuperaram a alegria. Falou-me que foi ao Koi park em Almada e lá percebeu que estava a dar 10 vezes mais comida do que devia. Moral da história...As pessoas ficam contentes com soluções fáceis, e aprendem normalmente após verem como se faz... Eu tinha referido que talvez tivesse a alimentar em excesso.

Correcto e concordo, inclusive ja apos algum tempo neste hobbie continuo a usar a ajuda de outros colegas aquariofilistas, bem como quando tenho um problema recorro á loja onde tenho um maior a vontade e empatia para discutir a situação e ouvir opinoes diferentes, e mesmo assim muitas vezes posto em foruns onde estou mais regularmente e já tenho alguns amigos que fiz online neste hobbie e que estão sempre dispostos a ajudar. Inclusive ja o fiz eu proprio ao disponibilizar-me para ajudar inciantes que vivam perto de mim, e realmente é mais facil tirar duvidas numa simples conversa do que num forum, porque as pessoas temem às vezes serem alvo de chacota por parte dos mais experientes neste mundo on-line.

Uma ultima opiniao neste hobbie não é preciso ter muito dinheiro para ser ter o prazer de um belo aquario, porque existe muito material bom em 2ª mão bem muita informação de soluções caseiras, alternativas às compradas.

 

 

Abraços

Ps. Não vou alargar mais neste tipo de comentario porque o topico é para tentar ajudar e não complicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

 

Obrigado a todos aqueles que responderam.

Pelo que li e sintisei para já talvez o melhor que tenho a fazer é comprar o excel e os testes, amanha devo ir a uma loja aqui por Aveiro, o problema desta zona é que não existem lojas mesmo especializadas no ramo da aquariofilia, portanto, por experiencia propria os seus vendedores não tem muita sabedoria sobre este assunto, ate já me enduziram em erros...por essa razão prefiro perguntar aqui no forum, pois sei que tem pessoas mais experientes que me conseguem ajudar. E se vou seguir o concelho, se a loja fizer testes vou pedir para me fazerem, para ter o dados da água.

 

Sobre a planta fiquei mais descansado, afinal é normal o que está a acontecer. Irei reduzir as horas de luz para 6 ou 7, e vejo o que vai dar. De qualquer forma, ja que vou á loja devo trazer mais uma ou duas plantas, assim o consumo de nutrientes é maior. E também se tiverem trago 3 ou 4 ottos, já tinha em mente compra-los por tanto...

 

Acerca do co2, como o excel tem um efeito semelhante e também ajuda contra as algas, penso que seja uma boa compra para agora e para mais tarde, caso surge outra vez algum tipo deste problema, e como o co2 que tenho é caseiro vai ajudar na sua função também.

 

Realmente em questão de tempo (€ xD ) é complicado pois já tive algumas despesas com a aquariofilia, claro que valem a pena! Todos os aquarios que tenho foram comprados em segunda mão e estou bastante satisfeito, só ai já se poupam muitos €.

Para as algas também pensei em caracois, mas tenho botias, e comem-me sempre os caracois mal intruduzo, por isso deixo só no nano de camarões.

 

Mais uma vez obrigado a todos.

 

Abraço.

Editado por Jixj1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho a não comprares qualquer peixe para já, muito menos ottos, isto porque na realidade tens o aquário não maturado, tem pouco tempo de montagem e não tem ainda todas as bactérias nitrificantes que necessita ter para estar estável, considerando e os ottos são peixes sensíveis, não é de todo boa ideia arranjares mais peixes para já.

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Nuno eu continuo a não concordar contigo :)

 

No caso da tua "amiga" eu aconselhava meter bacterias, uma vez que perdeu parte das mesmas, .....

 

Quanto a complicarmos, sim complicamos, mas somos humanos.

 

O Jixj1994 não me parece que não quer investir no aquario. A pouco tempo mudou para um aquario maior, colocou iluminação, substrato e co2, por aqui depreendo que é uma pessoa que quer um aquario minimamente plantado a longo prazo, e dai ter dito para comprar os testes, que era a melhor maneira de ver o que realmente estava em falta e que lhe vão ser uteis para um futuro.

 

Jixj1994 se quiseres durante a proxima semana, se passares em Aveiro, posso-te fazer os ditos testes, não me custa nada. E dai já tiramos as teimas.

 

 

Vendo as coisas doutro lado, realmente o Nuno tem razão, tens poucas plantas, e as algas iniciais são normais. Quanto aos fertilizantes ja não digo nada e sinceramente estou a ficar baralhada.

 

 

 

Há imensos estudos que indicam que nutrientes em excesso não provocam algas...o que provoca algas são os desequilíbrios, horas de luz a mais, nutrientes disponíveis, plantas a menos e CO2 a menos, isso está a provocar as algas

 

 

Nesta parte concordo perfeitamente, dai os testes serem tão importantes como tinha referido logo ao inicio.

 

A minha agua da rede tem 0 de ferro

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ervilhita,

 

Não precisas concordar comigo...lol

 

Eu também indiquei a colocação de bactérias nitrificantes nas TPA's, mas pelos vistos não houve propriamente a morte da colónia, mas sim a ineficácia na decomposição da comida que era dada em excesso, o resultado é idêntico (água esbranquiçada e amónia), mas é mais fácil de combater o problema até porque o aquário em causa alberga os coelhos da aquariofilia (guppys) e por isso tem muitos peixes e muita carga orgânica.

 

Voluntariar-se para fazer os testes é que é uma excelente ajuda. Assim pode-se tratar tudo com mais consciência do que não está bem.

 

Vou tentar explicar resumidamente o que se faz quando se monta um aquário plantado (com substrato fértil). Monta-se tudo, planta-se as plantas normalmente cortam-se as raizes e em alguns casos poda-se grandemente todas as folhas (incentiva o crescimento e impede a decomposição grande de das folhas antigas), passadas 1 ou 2 semanas (depende dos substratos que estamos a usar) começa-se a fertilização. Isto é feito por 90% dos gurus do aquascaping (salvo erro na percentagem).

 

Água da rede com ferro 0, vives num apartamento novo... os meus parabéns...lol...normalmente vem algum ferro pelos canos, dai estar a brincar, eu já tive algas por ter ferro a mais, devido a morar num prédio com 40 anos...

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.